10 Benefícios da Rúcula para Saúde – Emagrece? Como Preparar

São muitos os 10 benefícios da rúcula para saúde e beleza, já que essa hortaliça de sabor picante tem alto poder nutritivo. Para saber por que ela faz tão bem para o organismo, confira nosso post.

Benefícios da rúcula para saúde

Benefícios da rúcula para saúde

1 – Estimula o emagrecimento

Com baixas calorias, rica em fibras e em antioxidantes, a rúcula é uma das hortaliças que mais ajudam no emagrecimento, sendo consumida principalmente em saladas e no preparo de sucos frescos. 

As fibras, além de contribuírem para a sensação de saciedade, evitando a chamada fome fora de hora, ajudam na limpeza do organismo, eliminando a quantidade excessiva de açúcar e gordura.


2 – Evita quadros anêmicos

Por conter alta quantidade de ferro e excelente nível de vitamina C, entre os 10 benefícios da rúcula para saúde está a prevenção da anemia, problema sanguíneo caracterizado pela diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue. 

O ferro – como muitos sabem – é o principal mineral responsável por prevenir e combater essa doença. A vitamina C por sua vez potencializa a absorção do ferro, ou seja, a rúcula possui a combinação ideal para evitar os quadros anêmicos.

3 – Melhora a concentração

Em virtude da grande quantidade de vitamina K presente na rúcula, essa verdura favorece as conexões neurais, mantendo bons níveis de concentração e foco. 

Além desse benefício, o consumo regular de rúcula está associado à diminuição dos riscos quanto ao desenvolvimento de doenças degenerativas, como por exemplo, o Alzheimer.

4 – Reduz o risco de câncer

Os vegetais crucíferos como a rúcula possuem grande quantidade de uma substância chamada de sulforafano, atuante na prevenção do câncer de pulmão, colo do útero, pâncreas, pele, esôfago e próstata. 


Além desse fator, a presença de diversos antioxidantes na rúcula é fundamental para impedir a ação dos radicais livres responsáveis pelo desenvolvimento de tumores.

5 – Aumenta a saúde dos ossos

Os 1benefícios da rúcula para saúde óssea são imensos. Graças ao cálcio e à vitamina K contidos nessa hortaliça, o consumo regular de rúcula contribui para uma estrutura óssea mais forte, o que reduz os riscos de osteoporose, doença que afeta principalmente as mulheres após os 60 anos. 


Para que as pessoas possam usufruir desse benefício, o ideal é optar por consumir a rúcula em saladas com folhas sortidas (almeirão, alface e agrião) ou em sucos frescos.

6 – Regula os níveis de glicose

Devido ao alto teor de fibras e à presença dos antioxidantes, a rúcula auxilia no equilíbrio dos níveis de glicose no organismo, fator determinante para a prevenção do diabetes. O consumo constante dessa hortaliça também melhora a absorção da insulina, exercendo um papel fundamental no caso de pessoas que já sofrem dessa doença.

7 – Favorece a digestão

Os 10 benefícios da rúcula para saúde estomacal são possíveis graças ao seu sabor suavemente amargo, oriundo de substâncias benéficas para o estômago.

O consumo frequente de rúcula evita episódios de indigestão causados pelo excesso de acidez estomacal. As fibras contidas nessa hortaliça ajudam na limpeza e trânsito intestinal, evitando o acúmulo de bactérias, constipação intestinal e dificuldades no processo de evacuação.

8 – Aumenta as defesas imunológicas

Entre os muitos 10 benefícios da rúcula para saúde está o aumento das defesas naturais do organismo – o sistema imunológico.

Devido à grande concentração de vitaminas (especialmente a C) e minerais nessa planta, com o consumo dessa hortaliça com regularidade as pessoas ficam muito mais resistentes a episódios de gripes, resfriados, viroses, infecções em geral e complicações provocadas pelas doenças autoimunes.

9 – Diminui a pressão sanguínea

Os 10 benefícios da rúcula para saúde do coração são possíveis graças ao potássio, mineral que atua na redução dos níveis de sódio no organismo, diminuindo naturalmente a pressão arterial. 

Desse modo, ao consumir rúcula regularmente é possível prevenir e evitar uma das doenças mais preocupantes atuais: a hipertensão. 

Ao equilibrar a pressão arterial, as pessoas também são beneficiadas ao ficarem menos vulneráveis à arritmia cardíaca, infartos e AVC – Acidente Vascular Cerebral.

10 – Melhora o desempenho físico

Pelo fato de favorecer a absorção de minerais pelo organismo, a rúcula é um dos alimentos mais indicados para quem pratica exercícios físicos regulamente, já que ela ajuda a repor de forma rápida a quantidade de minerais perdidos durante os treinos por meio da transpiração. 

A rúcula também possui proteínas e carboidratos leves que contribuem para a recuperação do corpo após os treinos.

Benefícios da rúcula para beleza

Além de conhecer os 1benefícios da rúcula para saúde, é importante saber as vantagens que essa hortaliça oferece também para a beleza. São elas:

  • Inibe os efeitos típicos do envelhecimento (rugas, linhas de expressão, ressecamento da pele etc.);
  • Contribui para a renovação das células da pele, mantendo-a com um aspecto jovem por mais tempo;
  • Contribui para o fortalecimento e brilho dos fios capilares.

20 melhores maneiras de consumir rúcula

benefícios da rúcula para saúde

Para aproveitar ao máximo todos os 10 benefícios da rúcula para saúde, preparamos uma lista considerando as maneiras mais saudáveis de consumir esse alimento no dia a dia.

1 – Suco de rúcula com limão e laranja

2 – Suco de rúcula com abacaxi e gengibre

3 – Salada de rúcula com manga e morangos

4 – Salada de rúcula com palmito

5 – Sanduiche natural com peito de peru, queijo branco e rúcula

6 – Salada de rúcula com cenoura

7 – Salada de rúcula com queijo branco e tomate seco

8 – Salada de rúcula com mostarda e queijo parmesão

9 – Salada de rúcula com abacaxi e repolho roxo

10 – Salada de rúcula com alface americana, tomate, palmito, morango e pimentões

11 – Salada de rúcula com presunto parma

12 – Salada de rúcula com tomate cereja e mussarela de búfala

13 – Salada de rúcula com figo e pera

14 – Salada de folhas verdes com rúcula, agrião e alface americana

15 – Molho pesto de rúcula

16 – Salada de grão-de-bico com rúcula

17 – Risoto de tomate seco com rúcula

18 – Salada de rúcula com molho de mostarda e mel

19 – Salada de rúcula com salmão


20 – Risoto de abóbora com rúcula.

Com todas essas dicas fica fácil usufruir dos 10 benefícios da rúcula para saúde e beleza, aproveitando todos os nutrientes que essa hortaliça oferece.

Gostou do nosso artigo sobre 10 Benefícios da Rúcula para Saúde? Compartilhe!

 Imagens: naturalcura.com.br / universojatoba.com.br


Continue lendo sobre saúde natural: