7 Benefícios da Ameixa Seca – Saiba Tudo sobre ela

Não é de hoje que várias pessoas desejam conhecer quais são os benefícios da ameixa seca, já que os resultados positivos do consumo dela para a saúde são comprovados.

Para saber quais são esses benefícios e como aumentar o consumo desse alimento no dia a dia, fique de olho no nosso artigo.

 

Benefícios-da-Ameixa-Seca

 

Lista dos 7 benefícios da ameixa seca para a saúde e a beleza

1 – Favorece as funções intestinais

Um dos benefícios mais conhecidos com relação à ameixa seca é o papel que ela desempenha para o bom funcionamento do intestino. E isso é mais que confirmado.

O motivo de tamanha eficácia é que ela é muito rica em fibras, substância indispensável no trânsito intestinal.

Publicidade

2 – Fortalece as defesas imunológicas

Graças à excelente quantidade de vitaminas e demais nutrientes presentes na ameixa seca, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, fazendo com que as pessoas apresentem menos episódios de resfriados, gripes e infecções de forma geral.

3 – Ajuda a emagrecer

Também em virtude da alta concentração de fibras neste alimento, a ameixa quando seca é ainda mais eficiente no processo de emagrecimento, contribuindo inclusive para que o corpo elimine o excesso de gordura e demais toxinas que impedem a perda de peso.

4 – Combate a anemia

Devido às vitaminas presentes nessa fruta (tais como a C e a K), ela potencializa a absorção do ferro contido nos alimentos, fazendo com que o organismo consiga prevenir e combater naturalmente episódios de anemia.

5 – Combate o câncer

Outro dos benefícios da ameixa seca trata-se do fato de ela atuar no combate ao câncer, uma doença que infelizmente ainda afeta milhões de pessoas pelo mundo.

O motivo disso é que essa fruta quando seca possui ainda mais antioxidantes que a fruta fresca. Isso faz com que ela combata naturalmente os grandes inimigos de um organismo saudável: os radicais livres.

Publicidade

Esses são os responsáveis pelo surgimento de tumores.

6 – Diminui o colesterol ruim do sangue

Um benefício pouco conhecido com relação ao consumo de ameixa seca trata-se de ela ajudar a diminuir as taxas de colesterol ruim do sangue, o perigoso LDL que na maioria das vezes é o grande vilão responsável pelas doenças cardíacas e problemas circulatórios.

7 – Reduz o risco de osteoporose

Pelo fato de a ameixa favorecer a taxa de densidade óssea, o consumo regular dessa fruta seca ajuda a reduzir os riscos da osteoporose, uma doença que afeta principalmente os idosos.

Alguns cuidados quanto ao consumo de ameixa seca

Embora esta fruta proporcione diversos benefícios para a saúde, é fundamental considerar alguns cuidados que são:

Consumi-la moderadamente

Pelo fato de a ameixa seca ser rica em uma substância chamada de oxalato, o consumo em excesso dela pode ocasionar a formação de cristais na urina, provocando pedras nos rins.

Além disso, é indispensável um consumo moderado para não exagerar na quantidade de calorias ingeridas diariamente, o que poderia reverter os resultados positivos da fruta.

Como usufruir dos benefícios da ameixa seca?

Há diversas maneiras de aproveitar ao máximo todos os benefícios dessa fruta quando seca. No entanto, as mais saudáveis são:

Shakes de ameixa seca para o intestino

Itens necessários

  • 4 ameixas secas sem caroço;
  • ½ mamão papaia sem casca e sem sementes;
  • 20g (ou um pequeno punhado) de sementes de linhaça dourada triturada;
  • 200ml de suco de laranja natural.

Modo de preparar

  • No liquidificador, triturar a linhaça, retirar e reservar;
  • Lavar a jarra do liquidificador e bater primeiro o mamão, as ameixas e o suco de laranja. Quando esses itens estiverem bem batidos, acrescentar a semente de linhaça triturada e bater novamente.

Recomenda-se ingerir esse suco pela manhã (em jejum) ou à noite, cerca de 1 ou 2 horas antes de dormir.

Shake de ameixa seca para emagrecer

Itens necessários

  • 1 mamão papaia;
  • 3 ameixas secas sem caroço;
  • 1 colher (sopa) de farinha de chia;
  • 1 colher (sopa) de farinha de linhaça;
  • 1 copo de leite desnatado ou de soja.

Modo de preparar

Bater todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique bem homogênea e beber logo em seguida.

É indicado tomar esse shake de manhã ou ao final da noite. Além de ajudar a emagrecer, ele é um poderoso regulador do intestino.

Outras formas de ajudar no funcionamento do intestino

Aumentar o consumo de fibras

Para quem deseja ter um intestino que funcione bem, é indispensável aumentar a quantidade de fibras ingeridas diariamente.

Entre os alimentos ricos em fibra mais recomendados para quem tem o intestino preguiçoso, estão: aveia, granola, linhaça, cevada, gérmen de trigo, laranja, abacate, brócolis, melão e pêssego.

Ingerir menos carboidratos densos

Os alimentos com maior concentração de carboidratos tais como arroz branco, pão tradicional, pizzas, lasanha, macarrão etc., são os principais inimigos de um intestino saudável.

Por esse motivo, é indispensável consumi-los com moderação.

Outra dica importante é sempre manter nas principais refeições saladas com folhas verdes, legumes cozidos e temperos mais leves como azeite extravirgem, sal e limão. Essas simples medidas reduzem a absorção de gorduras geralmente contidas em outros pratos.

Beber 2 litros de água por dia

Não é por acaso que os médicos são unânimes ao recomendar que as pessoas bebam 2 litros de água todos os dias.

Isso é essencial para que não apenas o intestino, mas todo organismo funcione bem, eliminando toxinas, limpando os órgãos, favorecendo a saúde dos músculos e até mesmo das sínteses cerebrais.

Caminhar ou praticar esportes

Embora poucas pessoas saibam disso, a atividade física tem tudo a ver com um intestino saudável, já que por meio dela é possível movimentar todos os músculos do corpo, interferindo também no aparelho digestivo.

Além disso, a prática regular de exercícios físicos contribui para o fortalecimento das defesas imunológicas, diminui o colesterol, ajuda a controlar o diabetes, evita a hipertensão e uma série de outras doenças.

Publicidade

Com essas dicas, é possível usufruir de todos os benefícios da ameixa seca, adquirindo muito mais saúde por meio de alimentos 100% naturais que além de emagrecerem e ajudarem no intestino, ainda são altamente nutritivos.

 

 

 

 

 


Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


2 × 2 =