11 Benefícios do AÇAFRÃO-da-terra para a Saúde no Combate às Doenças

O açafrão, também conhecido como cúrcuma ou açafrão-da-Índia ou açafrão-da-terra, pertence à família do gengibre, sendo um dos alimentos que mais se destacam quanto aos benefícios oferecidos à saúde em geral.

Há mais de 2.500 anos utilizado na Índia, ele vem ganhando cada vez mais espaço na culinária brasileira. Os motivos não são por acaso.

açafrão da terra

Quais os benefícios do açafrão-da-terra para a saúde?

Quando você terminar de ler esse artigo, irá passar a adicionar o açafrão muito mais em suas receitas. Isso porque os benefícios desse condimento são inúmeros. Confira abaixo!


1 – Combate inflamações nas articulações

Entre os principais benefícios com relação ao uso do açafrão-da-terra, destaca-se o fato de ele ser considerado um poderosíssimo combatente das inflamações articulares, tais como artrite e reumatismo.

Inclusive, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Médico Nirmala, na Índia, demonstrou que os efeitos do açafrão-da-terra são mais eficientes que os remédios convencionais para artrite.

Uma das razões disso é que as substâncias medicinais contidas nesta planta atuam direto na causa do problema, ou seja, na inflamação.

2 – Auxilia na digestão

Os efeitos desta planta pertencente à família do gengibre auxiliam imensamente na saúde digestiva. Isso acontece porque as substâncias contidas na cúrcuma atuam na estimulação da bílis, favorecendo o processo digestivo como um todo.

Por isso, o simples hábito de incluir a cúrcuma na preparação dos alimentos faz com que sejam evitados diversos problemas, tais como: náuseas, indigestão, prisão de ventre, inchaço abdominal etc.


3 – Alivia os sintomas da depressão

Poucas pessoas sabem disso, mas o açafrão também contribui para o tratamento natural da depressão, posto que esta planta favorece a renovação das células cerebrais, facilitando a liberação dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.

4 – Auxilia no tratamento de coceiras e eczemas

Outro dos benefícios associados ao consumo de açafrão diz respeito ao fato de ele auxiliar no tratamento de coceiras e eczemas na pele.


Isso é possível devido à quantidade de substâncias anti-inflamatórias contidas nesta planta, fazendo com que o organismo naturalmente acelere o processo de renovação dos tecidos.

5 – Deixa a pele mais bonita

E por falar em saúde da pele, o consumo regular de açafrão-da-terra pode fazer verdadeiros milagres nela, sem qualquer exagero.

Esta planta hidrata, clareia e ainda combate linhas de expressão, manchas e acnes, deixando a pele com um aspecto muito mais rejuvenescido.

De acordo com os dermatologistas, este efeito milagroso é possível devido a uma substância chamada polifenol, presente em grandes quantidades na cúrcuma.

Uma informação digna de nota é que exatamente por esta razão o açafrão-da-terra integra a lista dos alimentos mais eficazes no combate aos efeitos do envelhecimento.

6 – Combate o câncer

Esta planta é considerada uma das mais eficazes combatentes naturais do câncer. Isso ocorre graças à curcumina, uma substância imprescindível para a prevenção e reversão desta doença que tem afetado milhões de pessoas em todo mundo.

7 – Fortalece o sistema imunológico

Por ser muito rica em antioxidantes, a cúrcuma também atua no fortalecimento do sistema imunológico, combatendo os radicais livres que ameaçam a saúde do organismo.

Dessa forma, o consumo regular desta planta, sobretudo se inserida na alimentação diária, faz com que sejam diminuídos os riscos de infecções, inflamações e complicações oriundas da ação de bactérias e vírus.

O consumo desta especiaria também é muito recomendado no caso de pessoas diagnosticadas com doenças autoimunes, como o HIV e o Lúpus, por exemplo.

8 – Previne e combate o diabete tipo 2

Além dos benefícios já citados, o açafrão se apresenta como um excelente agente natural na prevenção e combate do diabete tipo 2.

O motivo disso é que a curcumina estimula o funcionamento das células pancreáticas, fazendo com que o organismo consiga estabilizar os níveis de insulina na corrente sanguínea.

9 – Desintoxica o fígado

As substâncias presentes na cúrcuma também atuam na estimulação das funções do fígado, promovendo uma verdadeira faxina neste órgão, eliminando as toxinas prejudiciais ao bom funcionamento do organismo e até mesmo associadas ao surgimento de diversos tipos de doenças.

10 – Tem efeitos cicatrizantes

Outro dos benefícios oferecidos pela cúrcuma, trata-se de ela agir na cicatrização de feridas, queimaduras e cortes na pele. Isso ocorre pelo fato de as propriedades medicinais desta planta terem ação antisséptica e antibacteriana.

11 – Atua na prevenção e tratamento do Alzheimer

Pouquíssimas pessoas sabem disso, mas o consumo de cúrcuma está muito associado à diminuição dos riscos de desenvolver o Alzheimer.

De acordo com os especialistas, um dos fatores que favorecem o surgimento desta doença é a inflamação crônica das células nervosas.

Como o açafrão age justamente no combate às inflamações, ele atua na causa do problema, prevenindo e até mesmo auxiliando no tratamento desta doença que tem afligido inúmeras pessoas.

Considerações médicas sobre o uso do açafrão

Um dos médicos mais conhecidos em todo país, o Dr. Lair Ribeiro, faz importantes considerações acerca do consumo regular desta planta:

“A Índia, o país que mais consome açafrão-da-terra em todo mundo, é o que apresenta menor incidência (em todo planeta) de doenças como Alzheimer e Parkinson. Isso atribui-se ao uso da curcumina.”

O açafrão-da-terra é um potente anti-inflamatório natural. Todas as doenças crônicas e degenerativas estão relacionadas a um processo microinflamatório responsável por aumentar as citocinas, o que por sua vez perturba o metabolismo do corpo, predispondo-o às doenças.”

Qual a melhor maneira de consumir açafrão-da-terra?

Para usufruir de todos os benefícios desta planta, uma das alternativas mais práticas é simplesmente adotá-la como tempero nos alimentos.

De forma geral, a cúrcuma pode ser utilizada no arroz, no preparo de caldos e sopas, em legumes refogados ou assados etc. Além de conferir uma cor intensa aos alimentos, ela é muito saborosa.

Receita de um tônico à base de açafrão

Para potencializar os efeitos desta planta para a saúde, colocamos a receita de um poderoso tônico.


Ingredientes:

  • 1 colher de chá de açafrão-da-terra (cúrcuma);
  • 1 colher de chá de mel (preferencialmente orgânico);
  • ¼ colher de chá de pimenta caiena;
  • 1 colher de chá de suco de limão.

Preparo

  • Despejar o mel em um copo;
  • Acrescentar o suco de limão ao mel e misturar;
  • Depois da mistura pronta, adicionar a cúrcuma e a pimenta-caiena;
  • Misturar bem todos os ingredientes e beber o tônico logo em seguida.

Recomenda-se ingerir este tônico uma vez por semana, usufruindo de todos os benefícios medicinais proporcionados pelo açafrão-da-terra.

Fontes (em inglês): 1, 2

 


Continue lendo sobre saúde natural: