Açúcar de Côco – Conheça os Benefícios – Onde Comprar

Embora o açúcar de côco seja um item relativamente novo no mercado, ele tem sido muito procurado pelo fato de proporcionar diversos benefícios para a saúde do corpo.

Para saber quais são esses benefícios e como este açúcar pode ser consumido no dia a dia, basta acompanhar nosso post.

 

acucar-de-coco

No que consiste o açúcar de côco?

Trata-se de um alimento natural que funciona como um substituto do açúcar convencional, produzido por meio da cana-de-açúcar.

Entre as principais vantagens do açúcar de côco, reside o fato de ele conter baixo índice glicêmico, sendo muito utilizado por pessoas diabéticas ou por aquelas que desejam emagrecer.

Publicidade

O açúcar de côco é obtido por meio da extração do fluido das flores da palma do coco, sendo o néctar dele retirado e rapidamente aquecido em uma caldeira, transformando-se numa espécie de “caramelo”.

Depois de esfriar, este caramelo é triturado em pequenas partículas, tornando o produto pronto para ser amplamente consumido na cozinha.

Quais são os benefícios do açúcar de côco?

Com relação a este tipo de açúcar, entre os benefícios que mais se destacam, estão:

Combate o envelhecimento precoce

Poucas pessoas se atentam para isso, mas o consumo de açúcar branco é um dos principais responsáveis pelo processo de envelhecimento precoce.

Exatamente por esta razão, ao optar pelo consumo de um açúcar que contenha menor valor glicêmico, é possível inibir os efeitos próprios do envelhecimento.

Ademais, pelo fato de este produto não ter qualquer aditivo químico ou conservante, ele atua na limpeza do organismo, favorecendo a regeneração celular.

Ajuda no emagrecimento

Não é novidade que o açúcar convencional é um dos grandes vilões da saúde do organismo e principalmente do emagrecimento.

Isso ocorre em virtude da elevada concentração de glicose e demais substâncias utilizadas no processo produtivo.

Publicidade

O açúcar de côco, por sua vez, age justamente ao contrário, ou seja, promove o processo de emagrecimento. Isso é possível graças ao baixo índice glicêmico que ele contém.

Previne e combate o diabetes

Este é sem dúvida um dos principais benefícios do açúcar produzido por meio de côco.

O consumo dele melhora o funcionamento do pâncreas e naturalmente equilibra os níveis de glicose e insulina contidos na corrente sanguínea, fatores cruciais para o controle do diabetes.

acucar-de-coco-e-bom-para-saude

Acelera o metabolismo

O baixo índice de glicose contido neste açúcar também contribui para estimular as atividades metabólicas, fazendo com que o organismo consiga absorver melhor os alimentos ingeridos e ainda potencializar a queima de gordura armazenada no corpo.

Fortalece as defesas imunológicas

Graças à excelente quantidade de minerais e vitaminas presentes neste açúcar, ele é considerado um grande aliado no fortalecimento do sistema imunológico.

Em outras palavras, o consumo regular e moderado do açúcar de côco naturalmente previne e combate diversos tipos de infecções, gripes e resfriados, dores de garganta e até mesmo enfermidades causadas por doenças autoimunes.

Previne o câncer

Outro dos significativos benefícios com relação ao açúcar extraído do côco é que ele atua no combate ao câncer, uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Tanto as substâncias contidas nele (vitaminas e minerais) quanto o fato de ele conter baixo valor glicêmico, contribuem consideravelmente para a redução dos riscos de tumores em diversas regiões do corpo.

Há contraindicações quanto ao consumo deste açúcar?

A única contraindicação com relação ao consumo do açúcar de côco trata-se de ele não ser indicado para pessoas alérgicas ao côco ou a qualquer um dos seus derivados.

Além disso, vale ressaltar que o consumo sempre deverá ser moderado, já que o baixo nível de glicose não significa ausência dessa substância.

De que maneira deve-se usar este açúcar?

O açúcar de côco pode ser utilizado em diversos tipos de comidas e bebidas. Entre as principais maneiras de consumi-lo no dia a dia, estão:

  • Utilizar no café, chás e em demais bebidas de cor escura (já que no caso das claras ele altera a cor);
  • Adicioná-lo do preparo de shakes, smoothies, sucos e vitaminas;
  • No preparo de doces em geral (pudins, bolos, tortas, quindins, biscoitos etc);
  • Juntamente com cereais e iogurte natural.

Onde comprar e qual preço do açúcar de côco?

Este açúcar é encontrado facilmente em lojas de produtos orgânicos e naturais, sendo um dos itens mais procurados por quem deseja obter uma alimentação saudável e também perder alguns quilos.

Para quem gosta de comodidade, é possível contar com uma série de lojas de produtos naturais online que disponibilizam este produto para entrega em todo território nacional.

De forma geral, uma embalagem contendo 250g de açúcar de côco custa em torno de R$17,00, sendo que obviamente este valor pode variar conforme a marca.

Mudar hábitos é indispensável

Por motivos óbvios, é necessário ressaltar que a simples substituição do açúcar branco pelo de coco não é suficiente para garantir os melhores resultados para a saúde e o emagrecimento.

É indispensável que as pessoas estejam dispostas a rever hábitos alimentares e também a adotar a prática regular de uma atividade física.

Somente a combinação de uma alimentação rica em hortaliças, legumes, grãos integrais, sucos naturais, alimentos ricos em fibra etc, com a prática de uma atividade física é capaz de proporcionar muito mais saúde em todos os aspectos.

Além disso, o consumo deste açúcar não exclui a necessidade de fazer consultas e exames médicos regularmente, sobretudo no caso de pessoas já diagnosticadas com diabetes ou qualquer outro tipo de problema de saúde.

Cuidar da mente é fundamental

A ciência tem comprovado por meio de diversos estudos que o bem-estar mental está absolutamente associado a um corpo mais saudável.

Também não é novidade que a depressão, estresse e ansiedade são os grandes vilões do equilíbrio orgânico, gerando uma série de doenças físicas.

Para amenizar isso e buscar o que chamam de saúde integral, é preciso considerar a hipótese de praticar atividades como yoga, meditação, aromoterapia e demais tratamentos que proporcionem o bem-estar mental.

A mistura de todos esses fatores juntamente com o consumo de açúcar de côco em substituição ao branco, poderá proporcionar benefícios incalculáveis para a saúde.

Fontes: 
1, 2,
 
Imagens: 
soumaiseu.uol.com.br belezaesaude.com

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*