Alfafa – Benefícios, Saúde e Emagrecimento

É uma planta medicinal da família das leguminosas, é conhecida em algumas regiões como melga dos prados, luzena, alfafa verdadeira ou alfafa flor roxa. Seu nome científico é Medicago e sua origem é árabe.

É muito conhecida em diversos países pelo seu uso como remédio natural e como alimento, já que seu sabor é muito agradável. Os árabes chamam a alfafa de “ melhor alimento”, pois seu cultivo começou com eles na era 700 A.C, existem estudos que afirmam que essa planta foi a primeira herbácea cultivada no mundo.

 

Benefícios-da-alfafa

 

Aqui na América do Sul o maior produtor dessa planta é a Argentina, inclusive o país ocupa o segundo lugar no mundo. O Brasil não se destaca no cultivo dessa planta, pois as principais dificuldades são o desconhecimento no plantio e cuidados com a produção e as pragas.

Broto de Alfafa – Benefícios, Saúde e Emagrecimento

As propriedades da alfafa envolvem as vitaminas A, C, D, E, K e as do complexo B, além dos minerais cálcio, ferro e potássio, por isso é considerada um excelente remédio natural. Confira os seus benefícios para saúde e emagrecimento.

Publicidade
Publicidade

Melhora o Sistema Digestivo

O broto de alfafa possui um alto teor de fibras favorecendo a digestão, por isso, é um alimento indicado para quem tem gastrite, úlceras no estômago, náuseas e problemas de prisão de ventre.

Previne Artrite, Artrose e Demais Doenças de Reumatismo no Sangue

As propriedades anti-inflamatórias ajudam na prevenção de doenças reumáticas que inflamam as articulações.

Atua na Prevenção do Câncer

A canavanina, um aminoácido presente na alfafa previne o crescimento de células cancerígenas.

Combate os Sintomas da Menopausa

Essa planta possui fitoestrôgenos, são hormônios que ajudam a mulher a se livrar dos sintomas da menopausa como suores, secura vaginal, osteoporose e baixos índices de estrogênios.

Poderes Antioxidantes

Outro benefício é a propriedade que permite a desintoxicação do organismo, é um alimento que elimina as toxinas evitando o inchaço, constipação e outros problemas de saúde.

Controla o Colesterol

A saúde do coração agradece com o benefício dessa planta, através das ações depurativas o organismo expele o colesterol ruim, impedindo o descontrole e o risco de doenças cardíacas.

Os benefícios da alfafa para saúde ainda compreendem a prevenção de infecção urinária, fadiga, hemorragias, anemia, má coagulação do sangue e favorece o emagrecimento.

Alfafa Emagrece?

Os benefícios da planta para emagrecer a torna uma grande aliada contra a balança. O consumo do broto seja por na alimentação ou a utilização de chás ajudam a eliminar líquidos retidos no organismo, melhorar a função do intestino, reduzir a absorção de gorduras ruins no organismo e aumentar a saciedade.

Publicidade
Publicidade

A facilidade que a alfafa tem para desintoxicar o organismo através do suor, urina e fezes é uma das grandes vantagens que fazem a pessoa eliminar a retenção de líquidos e conseqüentemente perder peso.

Broto de Alfafa – Como Fazer?

Os benefícios dessa planta para a saúde e para emagrecer podem ser aproveitados através de duas formas de utilização. Uma delas é como alimento (saladas, omeletes, tortas, sanduíches, sopas, etc.), a outra é como chá, uma bebida extremamente diurética e saudável. Confira algumas receitas com broto de alfafa:

Receita de Salada de Broto de Alfafa

É a forma mais usual que as pessoas consomem a alfafa, a salada é refrescante, nutritiva e deliciosa. Aprenda a fazer:

Ingredientes

  • 400 gramas de broto de alfafa;
  • 1 colher de mostarda;
  • 2 colheres de vinagre de maça;
  • 6 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 2 colheres de shoyo;
  • 1 xícara de chá de queijo minas (pode colocar a gosto);
  • Sal, pimenta do reino e demais temperos a gosto.

Modo de Preparo

1- Junte o vinagre, a mostarda e bata, pode ser na mão ou no liquidificador. Vá adicionando aos pouco o azeite e continue batendo até ficar homogêneo, como uma maionese.

2- Acrescente o shoyo, sal e a pimenta.

3- Junte com os brotos de alfafa e tempere a gosto.

4- O queijo você pode colocar por cima para decorar.

Chá de Alfafa para Emagrecer

É um grande antioxidante e age eliminando todas as toxinas do organismo, elimina o inchaço e acelera o metabolismo conferindo uma perda de peso maior. Saiba como fazer:

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada
  • 6 folhas de hortelã
  • 3 xícaras de chá da casca da alfafa

Modo de Preparo

1- Ferva o litro de água juntamente com os demais ingredientes;

2-Deixe descansar por uns 10 minutos e coe;

3- Você pode adicionar adoçante se quiser;

4- O chá de alfafa pode ser consumido quente ou frio;

5- Pode armazenar na geladeira por 3 dias e deve ser consumido junto com as refeições em substituição de outros líquidos.

Não existem nenhum milagre para emagrecer, o chá de alfafa, assim como o preparo de outras receitas utilizando o broto são grandes coadjuvantes para o processo de perda de peso. Os benefícios da planta para a saúde também devem ser levados em conta assim como a dieta a ser seguida.

Alie os benefícios dessa planta com uma alimentação saudável incluindo frutas, verduras e cereais integrais, dessa forma, os resultados no emagrecimento serão maiores. O consumo de vitaminas e minerais indicados para o funcionamento do organismo previnem diversas doenças.

Contraindicações

Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou que possuem o sistema imunológico baixo, incluindo idosos e crianças não podem consumir alfafa, pois geralmente ocorrem infecções bacterianas nos brotos.

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


17 + dois =