Amora – 12 Benefícios dessa deliciosa fruta e as contra-indicações

A amora, uma fruta muito consumida sobretudo em geleias, consiste em um alimento que proporciona inúmeros benefícios para a saúde. Deseja saber quais são eles? Basta acompanhar nosso post.

Benefícios oferecidos pela amora

No que se refere aos inúmeros benefícios com relação ao consumo dessa fruta, os que mais se destacam são:

1 – Auxilia no emagrecimento

Além de ser um alimento com baixas calorias, esta fruta também contribui para acelerar o metabolismo, fator indispensável para a perda de peso.

Pelo fato de a amora ser muito rica em fibras, ela também auxilia no funcionamento do intestino, combatendo o inchaço e a retenção de líquidos, o que muitas vezes é confundido com excesso de gordura.

Exatamente por esta razão, o consumo de amoras (preferencialmente frescas) é muito recomendado sobretudo no café da manhã ou nos lanches feitos no decorrer do dia.

Além da fruta fresca, pesquisas atestam que o consumo do chá das folhas de amora também é de grande ajuda na diminuição do peso.

2 – Favorece a pressão sanguínea

Pelo fato de a amora ser muito rica em potássio, magnésio, manganês, vitamina K e resveratrol, ela consiste numa importante aliada tanto no equilíbrio da pressão arterial quanto no bom funcionamento da circulação, evitando problemas de coagulação sanguínea.

Portanto, o consumo regular desta fruta evita infartos e até mesmo a ocorrência de AVC – Acidente Vascular Cerebral.

3 – Fortalece o sistema imunológico

Sendo a amora uma grande fonte natural de vitamina C, ela também desempenha um papel fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico.

Especialistas recomendam o consumo de uma porção de amoras diariamente com o objetivo de prevenir infecções e também de favorecer os processos antioxidantes no organismo, evitando que ele fique suscetível às doenças.

Vale ressaltar que, por atuar de forma muito benéfica nas defesas naturais do organismo, esta fruta é muito recomendada no caso de pacientes que sofrem de doenças autoimunes, tais como o HIV e o Lúpus, por exemplo.

4 – Previne e combate a anemia

Poucas pessoas sabem desta informação, mas a amora é uma das poucas frutas que possuem grandes quantidades de ferro, elemento químico responsável por prevenir e auxiliar no tratamento da anemia.

Além disso, o ferro também contribui para a saúde da circulação, fazendo com que o organismo naturalmente atue na oxigenação do sangue.

5 – Favorece a visão

Outro dos benefícios com relação ao consumo desta fruta é o fato de ela atuar na melhora da visão. Por ser rica em um antioxidante conhecido como zeaxanthin, a amora contribui para a prevenção de doenças na retina, como por exemplo, a catarata.

Além disso, esta fruta possui uma grande quantidade de carotenoides, um tipo de substância que ameniza os efeitos do envelhecimento, diminuindo os danos causados na visão.

6 – Previne o câncer

Além de todos os benefícios já apresentados, as amoras também previnem e auxiliam no tratamento do câncer, sobretudo no caso de tumores pulmonares, no cólon e no esôfago.

A ciência atribui essa ação das amoras ao fato de elas possuírem grandes quantidades de antocianinas e outros tipos de fotoquímicos muito eficazes na eliminação de células cancerígenas.

7 – Auxilia no funcionamento do intestino

Por ser rica em fibras, a amora favorece bastante o funcionamento do intestino, promovendo uma verdadeira faxina no organismo. Além disso, por ela ter um efeito diurético, esta fruta também contribui para a função dos rins e do fígado.

8 – Favorece o rejuvenescimento

Conforme já citado anteriormente, esta fruta é portadora de muitos antioxidantes. Esses elementos, sobretudo as vitaminas A e E, contribuem para que o organismo como um todo naturalmente promova a renovação celular, propiciando a diminuição dos efeitos do envelhecimento.

Este processo rejuvenescedor proporcionado pelo consumo regular de amoras faz com que sejam diminuídos os riscos de câncer, enfermidades neurológicas, infecções e inflamações.

9 – Ameniza os sintomas da menopausa

O consumo de amoras auxilia no alívio dos sintomas típicos da menopausa, assim como também equilibra os níveis hormonais do organismo feminino, prevenindo inclusive a ocorrência de câncer de útero e de mama.

10 – Auxilia nas funções cerebrais

Poucas pessoas sabem disso, mas as amoras também auxiliam nas funções cerebrais, sobretudo no que diz respeito aos aspectos motores e cognitivos.

Exatamente por este motivo, o consumo desta fruta é bastante indicado para idosos e também para pessoas que sofrem de problemas neurológicos.

11 – Fortalece os ossos

Em se tratando dos benefícios oferecidos pelas amoras, outro deles diz respeito ao fortalecimento dos ossos. O motivo disso é que esta fruta é rica em 4 substâncias fundamentais para a saúde óssea: cálcio, vitamina K, magnésio e ferro.

Por este motivo, a amora atua na prevenção e tratamento de doenças tais como osteoporose e todas aquelas decorrentes do desgaste dos ossos, muitas das vezes provocadas pelo envelhecimento.

12 – Melhora a saúde bucal

De acordo com um estudo realizado pela Universidade do Estado de Oregon, Estados Unidos, as amoras são altamente eficazes na eliminação das bactérias causadoras dos problemas bucais, prevenindo inclusive a ocorrência de graves infecções periodontais.

Como consumir a amora?

As amoras são facilmente encontradas in natura nos grandes supermercados e também em feiras livres. Para aproveitar melhor as propriedades da fruta, obviamente recomenda-se ingeri-las frescas, seja comendo-as ou no preparo de sucos ou smoothies.

Sobretudo nos dias mais quentes, uma excelente dica consiste em consumir as amoras bem geladinhas, contribuindo também para hidratar o corpo.

Como já mencionado, no caso de pessoas que tenham fácil acesso às folhas de amora, recomenda-se o consumo do chá feito com elas.

Além dessas opções, atualmente também é possível adotar o consumo da amora por meio de farinha ou cápsulas, facilmente encontradas nas lojas de produtos naturais.

Com relação à farinha, os nutricionistas recomendam ingerir no máximo 2 colheres de sopa por dia, sendo que ela poderá ser adicionada no preparo de sucos, vitaminas, polvilhadas em saladas de frutas, juntamente com iogurtes etc.

No que se refere às cápsulas, de forma geral é indicado tomar 1 cápsula de amora 2 vezes ao dia. Entretanto, é necessário recorrer à orientação médica com a finalidade de definir a quantidade ideal conforme o histórico clínico de cada paciente.

Contra-indicações e efeitos colaterais

  • Interfere Com a Quimioterapia
  • Se você é diabéticos tipo II, consulte seu médico antes de consumir pois a amora geralmente leva a uma queda súbita de açúcar no sangue.
  • Esse alimento pode gerar reações alérgicas em algumas poucas pessoas.

Mais informações em vídeo

Fonte (em inglês): 1, 2

Imagem: youtube.com; tasteslovely.com


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*