Aroeira vermelha – Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais

Também conhecida como aroeira-mansa, a aroeira vermelha, uma árvore tipicamente brasileira, é uma das plantas medicinais responsáveis por atuar na prevenção e combate aos mais variados tipos de doenças.

Para saber quais são os benefícios dela e como o consumo desta planta pode melhorar, e muito, a sua saúde, acompanhe nosso artigo.

 

11 benefícios da aroeira – Para Que Serve?

1) Diminui a temperatura do corpo

Uma das principais propriedades medicinais quanto ao chá de aroeira é que ele atua na diminuição da temperatura do corpo, exercendo um papel fundamental para o combate da febre.

2) Auxilia no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis

Poucas pessoas sabem disso, mas o chá desta planta é tido como um poderoso aliado no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a Sífilis.

3) Previne e trata problemas gastrointestinais

Esta planta apresenta resultados muito positivos quanto à prevenção e tratamento de problemas gastrointestinais, tais como: úlceras, azia, gastrite etc.

4) Previne e combate infecções vaginais

Entre os benefícios da aroeira, destaca-se o fato de ela atuar na prevenção e combate de infecções vaginais. O motivo disso é que o chá dessa planta fortalece as defesas imunológicas, fazendo com que o organismo naturalmente consiga agir na eliminação das bactérias causadoras da infecção.

5) Alivia a tosse e a bronquite

Embora muitas pessoas desconheçam esta informação, as propriedades medicinais desta planta também são expectorantes, aliviando consideravelmente a tosse e até mesmo a bronquite.

6) Combate o reumatismo e a artrite

Outro dos benefícios relacionados ao consumo da aroeira está o fato de ela combater os efeitos causados pelo reumatismo e pela artrite, doenças que afetam milhões de pessoas em todo mundo.

Isso ocorre em virtude de esta planta ser rica em propriedades anti-inflamatórias, aliviando as terríveis dores articulares causadas pela artrite e reumatismo.

7) Auxilia na higienização pós-parto

Poucas pessoas sabem disso, mas o consumo das infusões de aroeira é altamente indicado para mulheres que fazem parto normal, contribuindo para a higienização do canal vaginal e do útero, o que evita os riscos de infecções.

8) Combate a diarreia

Devido às substâncias adstringentes contidas nas cascas desta planta, ela é muito utilizada para o tratamento da diarreia, sobretudo aquelas causadas pela ação de bactérias.

9) Auxilia na cicatrização da pele

O chá de aroeira é tido como um poderoso regenerador de tecidos e combatente de bactérias, sendo por esta razão muito utilizado para acelerar a cicatrização de feridas. Além disso, esta planta também auxilia no tratamento de queimaduras e demais lesões relacionadas à pele.

10) Auxilia no tratamento da gota

As propriedades medicinais contidas nesta planta também auxiliam no tratamento da gota, um tipo de artrite provocada pelo excesso de ácido úrico no organismo.

11) Combate dores ciáticas

Além de atuar na prevenção e tratamento da artrite, reumatismo e gota, esta planta exerce um papel fundamental no combate às dores ciáticas, sendo seus efeitos comparados à utilização do bálsamo.

 

Como consumir a aroeira?

cha-aroeira-beneficios

Para usufruir de todos os benefícios proporcionados por esta planta, é necessário consumi-la por meio de:

Óleos essenciais ou extratos: esses líquidos são produzidos a partir das folhas e frutos desta árvore;

Chás e infusões: são elaborados com as cascas e folhas secas desta planta.

Banhos Quentes: recomendados para reumatismos e problemas de pele, como veremos logo mais.


Chás: Receitas com aroeira

Chá para Infecção vaginal

Ingredientes

  • 100g de casca de aroeira;
  • 1 litro de água fervente.

Preparo

Colocar a água e as cascas em uma panela para ferver por aproximadamente 5 minutos;

Abafar, deixar esfriar, coar e utilizar este chá para fazer banhos na região genital 3 vezes ao dia.

Chá para Problemas estomacais

Ingredientes

  • 100g de pó de casca de aroeira;
  • 1 litro de água fervente.

Preparo

Basta adicionar o pó na água fervente e mexer um pouco. Para o tratamento de problemas de estômago, recomenda-se ingerir diariamente 3 colheres de sopa desta infusão.

Banhos para reumatismo e problemas na pele

Banhos com aroeira são bons para reumatismo e problemas na pele. Confira:

Ingredientes

  • 20g de cascas de aroeira;
  • 1 litro de água.

Preparo

  • Apenas colocar as cascas na água e deixar a mistura ferver por cerca de 5 minutos;
  • Abafar, deixar esfriar um pouco (até que fique morno) e utilizar este líquido em compressas ou banhos nas áreas articulares mais atingidas pela dor.

Obs.: após essas compressas ou banhos, recomenda-se repouso e também evitar contato com bebidas geladas e exposição do corpo a baixas temperaturas (ventos gelados, correntes de ar etc).

 

Contra indicações da Aroeira

No que se refere a contra indicação, o único efeito colateral e contraindicação com relação ao consumo de aroeira trata-se de ela não ser recomendada para pessoas alérgicas ao pólen contido nesta planta, o que poderá provocar reações alérgicas e mucosas na pele.

 

Curiosidades sobre a aroeira vermelha

Além de todos os benefícios que esta planta oferece para a saúde, algumas curiosidades com relação à aroeira vermelha são bem interessantes, entre elas:

  • Nome científico: Schinus Terebinthifolius Raddi
  • Origem: Brasil
  • Períodos de frutificação: verão e inverno
  • Aroma: o aroma da aroeira vermelha é semelhante ao de pimenta
  • Esta planta é muito utilizada na região nordeste no Brasil para tingir redes de pescar e também no processo de tingimento de peles (realizado nos curtumes).
  • A casca desta planta foi muito utilizada pelos jesuítas que chegaram ao Brasil. Eles preparavam o chamado “bálsamo das missões”, uma mistura muito utilizada pela população cabocla.
  • Esta planta também foi (e é até hoje) muito utilizada nos rituais das religiões de matriz africana principalmente no tratamento de feridas, diarreias e dores reumáticas.

Como é possível perceber, os benefícios desta e de outras plantas medicinais revelam como a natureza disponibiliza infinitos recursos para cura e prevenção de vários tipos de doenças.

Obviamente, é preciso enfatizar que o consumo desta planta não exclui a necessidade de obter acompanhamento médico especializado, fazendo também todos os procedimentos clínicos e laboratoriais indispensáveis para o tratamento das doenças.

É preciso ter a certeza de que o uso de plantas medicinais, como a aroeira vermelha, não está separado da ciência, já que cada vez mais diversos estudos e pesquisas estão comprovando todos os benefícios relacionados aos diversos tipos de recursos curativos oferecidos pela natureza.


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*