Benefícios da Azeitona – Lista de 5 Benefícios

A azeitona é um fruto histórico, as oliveiras são consideradas o símbolo da paz e da sabedoria, por isso, essa árvore é mencionada nos tempos da era egípcia antiga e na bíblia. Nessa época, a árvore que produz a azeitona era também utilizada para combustível e fins medicinais.

Atualmente, a azeitona é largamente utilizada para fabricação do azeite de oliva que aumenta os níveis do bom colesterol no organismo e trazem uma série de benefícios a saúde. A tonalidade da azeitona pode variar da cor verde até a amarela, roxa ou preta, quanto mais escura a coloração indica que mais tempo o fruto maturou no pé.

beneficios_da_azeitona

Embora, a produção de azeitona é mais forte no mediterrâneo, a América do Sul também possui três Países que se destacam no cultivo das oliveiras para produção do azeite de oliva que são o Chile, Argentina e Uruguai. O Brasil ainda engatinha nesse setor, mas já começou a apresentar as primeiras amostras do produto em 2014 através dos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

Nesse artigo, você vai conhecer os benefícios da azeitona, diferenças de colorações e saber como consumir esse fruto que traz muita saúde para o organismo. Confira!

Publicidade

Benefícios da Azeitona

Rica em vitamina E, ferro e cálcio as azeitonas são compostas por 75% de água. Conheça os 5 principais benefícios da azeitona para o seu organismo:

1- Ajuda a Prevenir o Câncer

Os benefícios da azeitona para prevenção de doenças é devido aos antioxidantes presentes no fruto que tem a função de proteger o organismo e impedir que células cancerígenas se desenvolvam com o passar dos anos.

2- Excelente para a Saúde do Coração

A gordura boa presente no fruto é um dos maiores benefícios da azeitona, pois ela impede que o colesterol ruim se acumule nas artérias e cause um ataque cardíaco. O consumo consciente da azeitona e do azeite de oliva podem aumentar o colesterol bom, pois esses produtos contém uma gordura monoinsaturada que é extremamente saudável para o organismo.

3 – Propriedades Anti-inflamatórias

Portadores de doenças anti-inflamatórias como a artrite e alergias podem aproveitar os benefícios da azeitona, pois o fruto contém a oleuripeína e o oleocanthal que reduzem a enzima responsável por essa inflamação e também inibe a histamina, uma molécula que agrava processos inflamatórios e aumenta o quadro de alergias em pessoas suscetíveis a esse problema.

4- Melhora o Trânsito Intestinal

As boas quantidades de fibras, vitamina E gordura monoinsaturada são os benefícios da azeitona que favorecem o movimento intestinal para expulsão dos resíduos e toxinas que fazem mal ao organismo.

Já existem estudos que mostram que a gordura presente na azeitona e no azeite de oliva pode ajudar na prevenção de câncer de cólon.

5- Propriedades Antioxidantes para a Pele

Os benefícios da azeitona como antioxidante são maiores que muitas frutas vermelhas tidas como as mais ricas nesses elementos nutricionais. Além disso, a azeitona possui o ácido oléico e a vitamina E que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e diminuir as rugas causadas pelo tempo.

Diferença da Azeitona Verde e a Azeitona Preta

Você certamente já se fez essa pergunta, mas, na realidade ambas foram produzidas pela mesma árvore, o que difere é a época em que são colhidas. A azeitona verde é colhida antes, ainda imatura, enquanto que as azeitonas pretas são maturadas e passam pela coloração verde, amarela e por fim preta.

Publicidade

Mas, elas têm diferenças?

Os benefícios da azeitona verde e preta continuam os mesmos, no entanto, as azeitonas pretas contêm mais óleo do que as verdes (cerca de 10 a 30%). Além disso, são menos calóricas, enquanto a azeitona verde possui 146 Kcal em uma porção de 100 gramas, a preta possui 115 Kcal na mesma quantidade.

As azeitonas verdes possuem mais sódio do que as pretas, pois elas passam por um processo de fermentação maior na salmoura até chegar nas nossas mesas. Esse procedimento é necessário, pois elas são demasiadamente amargas ao natural.

Quantas Azeitonas Posso Comer por Dia?

Geralmente, a quantidade indicada é de 5 a 7 unidades por dia, independente da cor, pois como são feitas em conserva podem conter muito sódio prejudicial para os hipertensos.

Muitas pessoas querem saber como tirar o sal das azeitonas, isso realmente é possível. Você pode ferver elas por alguns instantes antes de consumir, isso ajuda e minimizar o teor de sódio contido no fruto.

Benefícios da Azeitona e Formas de Consumo

Os benefícios da azeitona podem ser usufruídos de diversas formas, pois o fruto permite uma série de utilização devido seu poder de agregar mais sabor as receitas. Habitualmente as pessoas consomem como petiscos, mas podem ser utilizados em carnes, tortas, pães, recheios e demais preparos na cozinha.

Azeite

Ainda podem ser utilizados em forma de azeite para saladas e finalização dos pratos. Nesse caso, é indicado o consumo frio do azeite para que as propriedades contidas no fruto não sejam perdidas perante as altas temperaturas.

É comprovado que o azeite de oliva é uma forma acertada de aproveitar os benefícios da azeitona, porém, isso não significa que você deve ingerir de forma exagerada, pois como qualquer óleo ele pode engordar. A quantidade máxima diária recomendada é de duas colheres de sopa por dia, isso equivale a 170 calorias.

Aproveite os benefícios da azeitona para acrescentar mais sabor em suas receitas. Faça uso do fruto e do azeite de oliva sempre com moderação e tenha uma alimentação mais equilibrada para ganhar boa saúde.

 

Fontes em Inglês: 1, 2

 

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*