9 Benefícios da Carambola para Saúde e Beleza do Corpo

Os Benefícios da Carambola para Saúde e Beleza do Corpo são maiores que as pessoas imaginam. Para saber porque inserir no cardápio semanal essa fruta que mistura os sabores doce e azedo, confira nosso post.

 

beneficios-da-carambola-para-saude

Benefícios da Carambola para Saúde e Beleza do Corpo

Confira as Dicas e se surpreedna com o poder desta fruta!

1 – Aliada do emagrecimento

Rica em água, com baixíssimas calorias e portadora de muita fibra, a carambola tem a combinação perfeita para o emagrecimento. Por esse motivo, para quem deseja perder peso a recomendação é consumir essa fruta especialmente em saladas com alface americana e tomate cereja.


2 – Evita e trata anemia

Por conter excelente quantidade de ferro e vitamina C, um dos principais Benefícios da Carambola para Saúde e Beleza do Corpo é a prevenção e tratamento da anemia, um problema sanguíneo que, de acordo com informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde – OMS, atinge 30% da população mundial.

A anemia é causada sobretudo pela carência de ferro, mineral essencial para a saúde dos glóbulos vermelhos. Para potencializar o efeito benéfico da carambola é indicado inserir no cardápio itens como rúcula, couve-manteiga, brócolis, espinafre, feijão e demais alimentos ricos em ferro.

3 – Potencializa o sistema imunológico

Entre as vantagens da carambola para saúde está o fortalecimento das defesas imunológicas, fazendo com que o organismo esteja menos propenso à ação de bactérias, parasitas, vírus e fungos responsáveis por provocar inúmeras doenças.

Dessa forma, ao consumir carambola com regularidade (e moderação) é possível prevenir:

  • Gripes e resfriados;
  • Infecções de garganta;
  • Pneumonia;
  • Infecções renais;
  • Candidíase;
  • Viroses;
  • Crises alérgicas etc.

4 – Melhora a flora intestinal

Graças às fibras e substâncias desintoxicantes, um dos Benefícios da Carambola para Saúde e Beleza do Corpo consiste no equilíbrio da flora intestinal.


Isso significa que o consumo dessa fruta contribui para eliminar bactérias perigosas para o corpo, evitando a ocorrência de infecções e demais problemas no intestino.

5 – Hidrata o organismo

Os efeitos benéficos da carambola favorecem também os atletas e pessoas que se exercitam com frequência. Essa fruta ajuda repor as quantidades de água e sais minerais perdidos na transpiração, garantindo mais saúde e disposição para as atividades físicas.


6 – Combate o diabetes

Os Benefícios da Carambola para Saúde e Beleza do Corpo estão associados à prevenção e tratamento do diabetes. Além de possuir baixíssimo índice glicêmico, a excelente quantidade de água e fibras presentes na carambola reduzem a absorção do açúcar pelo organismo, evitando os chamados picos glicêmicos ou drástica redução dos níveis de insulina.

7 – Favorece a saúde do coração

Por conter alta quantidade de potássio – principal mineral responsável por equilibrar o sódio no organismo –, a carambola auxilia no controle da pressão arterial, evitando a hipertensão

Esse efeito reduz significativamente os riscos de doenças como arritmia cardíaca, infartos e acidente vascular cerebral – AVC.

8 – Faz bem para a pele

As vantagens da carambola se estendem para a beleza, especialmente no que diz respeito à pele. Por ser uma fonte de antioxidantes, essa fruta evita o aparecimento de acnes, combate a oleosidade da pele, inibe os efeitos do envelhecimento e ainda ajuda na eliminação de manchas, já que ela favorece a desobstrução dos poros. Para potencializar esse efeito, o ideal é consumir essa fruta com saladas frescas ou em suco.

9 – Revitaliza o cabelo

Os Benefícios da Carambola para Saúde e Beleza do Corpo capilar também são dignos de nota. Por ser uma fonte natural de vitamina C, essa fruta protege o couro cabeludo e contribui para o crescimento de fios mais fortes, brilhantes e saudáveis. O consumo dessa fruta também atua na prevenção da caspa, problema que afeta de maneira mais comum os homens.

carambola

Contraindicações e cuidados quanto ao consumo de carambola

Por mais que os Benefícios da Carambola para Saúde e Beleza do Corpo sejam importantes, pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo – USP, revelaram que a fruta possui uma molécula com substâncias tóxicas chamada de caramboxina. 

Em pessoas com organismo saudável geralmente essa molécula é eliminada de forma natural sem causar maiores problemas.

Entretanto, principalmente nos casos de indivíduos que sofrem de problemas nos rins, essa fruta pode provocar soluços intensos que chegam a durar horas, confusão mental e até mesmo convulsões que podem levar à morte.

Os pesquisadores mencionam que, mesmo no caso de pessoas que não apresentam problemas nos rins, o consumo de carambola deve ser moderado, evitando que o excesso da molécula caramboxina cause danos à saúde.

Os pesquisadores também alertam que o consumo excessivo de carambola pode acarretar insuficiência renal grave e problemas neurológicos.

Como usufruir dos Benefícios da Carambola para Saúde e Beleza do Corpo?

Salvo no caso de pessoas que sofrem de problemas renais, quem deseja usufruir dos Benefícios da Carambola para Saúde e Beleza do Corpo pode consumir a fruta de forma moderada no preparo de:

  • Salada de alface americana com carambola;
  • Geleia;
  • Batida de carambola com coco;
  • Chutney de carambola com especiarias;
  • Suco de carambola;
  • Doce de carambola;
  • Suco de carambola com laranja;
  • Salada de folhas diversas com cenoura e carambola;
  • Doce de carambola com creme de leite.

Algumas curiosidades sobre a carambola

  • O cultivo dessa fruta é melhor adaptável em regiões úmidas e quentes;
  • A carambola tem suas origens na parte tropical do continente asiático, sendo o fruto pertencente à caramboleira;
  • Devido ao seu formato, a carambola é popularmente reconhecida como a “fruta estrela”;
  • Recomenda-se consumir carambolas que apresentam cor entre o amarelo e o alaranjado, identificando o nível de maturação da fruta;
  • A árvore que dá origem à carambola inicia a produção dos frutos após um período de 5 anos a contar do plantio;
  • No Brasil, os primeiros cultivos de caramboleiras foram realizados no estado do Pernambuco em 1817, sendo esses cultivos rapidamente espalhados pelo litoral brasileiro;
  • Atualmente o cultivo dessa fruta é feito sobretudo em sítios, pomares de fazendas e quintais, já que a carambola não é produzida em escalas grandes;
  • O suco de carambola pode ser empregado na remoção de manchas de ferro, de tintas e usado na limpeza de metais.

Usufruir dos Benefícios da Carambola para Saúde e Beleza do Corpo é algo bem simples, desde que o consumo dessa fruta seja moderado e em alguns casos feito com acompanhamento médico ou nutricional.

Obs.: No caso de pessoas que possuem algum tipo de problema de saúde, além daqueles relacionados aos rins, devem também consultar um médico antes de inserir essa fruta no cardápio.

Gostou do nosso artigo sobre Benefícios da Carambola para Saúde e Beleza do Corpo? Compartilhe!

Imagens-         organicfacts.net                   thejakartapost.com 


Continue lendo sobre saúde natural: