Benefícios da Cartilagem de Tubarão – Saiba Tudo Sobre eles

Todas as pessoas que buscam por saúde e qualidade de vida de forma 100% natural desejam saber quais são os benefícios da cartilagem de tubarão. Para saber no que consiste esta cartilagem, como ela beneficia a saúde e como consumir esse item no dia a dia, fique de olho no nosso artigo!

 

cartilagem-de-tubarão

 

O que é cartilagem de tubarão?

A cartilagem do tubarão consiste em um tecido bastante resistente e flexível, contribuindo principalmente para amenizar os desgastes causados nos ossos.

4 benefícios da cartilagem de tubarão

1 – Auxilia no tratamento de artrite e artrose

Essas doenças reumáticas são reconhecidas pelo grande desgaste que elas ocasionam na estrutura óssea, provocando inchaço e dor nas articulações.

Para que a causa e sintomas dessas doenças sejam amenizados é de suma importância buscar fortalecer e proteger os ossos e toda parte de tecidos e músculos que os envolvem.

Publicidade

Portanto, além de adotar o consumo de medicamentos e uma dieta rica em cálcio, vitaminas e demais minerais, a cartilagem de tubarão e outros elementos são de grande ajuda para o tratamento dessas doenças, proporcionando maior qualidade de vida aos pacientes.

2 – Ajuda no combate à descalcificação

A descalcificação geralmente ocorrida em virtude de uma alimentação ruim ou condições no organismo que inibem a absorção do cálcio geralmente é acompanhada por muita dor, podendo chegar inclusive à osteoporose.

O consumo da cartilagem extraída do tubarão também auxilia no tratamento dessa doença, contribuindo para revestir os ossos com uma espécie de capa protetora.

3 – Previne e combate a osteoporose

E por falar em osteoporose, uma doença que afeta sobretudo as mulheres, o consumo da cartilagem de tubarão é de grande valia tanto para prevenir quanto para ajudar no tratamento da doença, atuando na proteção da estrutura óssea.

4 – Combate a psoríase

A psoríase consiste em uma erupção escamosa na pele que geralmente provoca coceira e muito desconforto.

Publicidade

Estudos apontam que o consumo da cartilagem de tubarão também age no combate a esta doença, já que ele favorece a renovação das células, eliminando a coceira e vermelhidão da pele.

Como consumir essa cartilagem no dia a dia?

Basicamente, essa cartilagem pode ser encontrada em pó, comprimidos ou em cápsulas, sendo que na segunda opção é mais fácil consumi-la e também há menor propensão de engordar, já que a quantidade de carboidratos é menor.

Onde é vendida e quanto custa?

Tanto em pó quanto em cápsulas, essa cartilagem é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais físicas e online, custando em média R$60,00 o frasco com 120 cápsulas.

Contraindicações

Embora ofereça muitos benefícios para a saúde, essa cartilagem não é indicada nos seguintes casos:

  • Pessoas alérgicas a peixes e frutos do mar;
  • Pessoas diagnosticadas com qualquer tipo de doença cardíaca;
  • Gestantes, mulheres que estão amamentando e crianças deverão obrigatoriamente consultar um médico antes de iniciar o consumo de cartilagem de tubarão.

Efeitos Colaterais

Principalmente quando consumida de forma inadequada ou em exagero, essa cartilagem poderá provocar:

  • Náuseas;
  • Erupções na pele;
  • Prisão de ventre;
  • Diarreia;
  • Desconforto estomacal;
  • Dor no abdômen.

Alimentos que favorecem a saúde óssea

Além de conhecer os benefícios da cartilagem de tubarão, para ter ossos mais saudáveis é indispensável acrescentar no cardápio diário alimentos que proporcionem a quantidade ideal de vitaminas, proteínas e minerais para eles. Esses alimentos são:

  • Leite e seus derivados (manteiga, queijo, iogurte natural etc.);
  • Salmão;
  • Sardinha;
  • Sementes de gergelim;
  • Espinafre;
  • Brócolis;
  • Couve-manteiga;
  • Nozes;
  • Linhaça;
  • Tomate.

Alimentos prejudiciais aos ossos

Para quem deseja ter ossos e dentes mais saudáveis, é necessário saber também quais alimentos evitar, que são:

  • Café;
  • Refrigerantes em geral (principalmente aqueles mais escuros como Coca-Cola e Pepsi);
  • Sal;
  • Bebidas alcoólicas.

Além desses itens, é fundamental prestar atenção para não exagerar no consumo de proteínas ou vitamina A, já que quando em excesso no organismo, elas prejudicam a saúde dos ossos.

Dicas extras para ter ossos saudáveis

De acordo com médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, profissionais de educação física etc., para ter ossos mais fortes e estrutura muscular flexível é indispensável:

Ficar atento ao consumo de cálcio diário

É necessário que os alimentos ricos em cálcio, ou seja, aqueles benéficos aos ossos, sejam consumidos diariamente, fazendo com que o organismo receba a quantidade ideal dessa substância e jamais apresente carência, o que pode comprometer a saúde.

Atenção aos níveis de vitamina D

Essa vitamina é crucial para ter ossos resistentes. O motivo disso é que ela atua justamente na absorção do cálcio pelo organismo.

A principal fonte dessa vitamina são os raios solares (emitidos no período da manhã e final da tarde). Ao entrarem em contato com a pele, esses raios potencializam a absorção de cálcio e proporcionam muitos outros benefícios ao organismo.

Praticar atividade física

Além da alimentação, é importante fortalecer os ossos e estrutura muscular por meio da prática de uma atividade física regular, que pode ser caminhada, corrida, natação, andar de bicicleta ou simplesmente alongamentos, pilates etc. O exercício é crucial para que o corpo se torne mais flexível e resistente.

Evitar o consumo de álcool

O excesso de álcool é um dos maiores inimigos de ossos saudáveis, fragilizando também outras partes do corpo.

Portanto, é necessário fazer uso bem moderado dessa substância.

Fazer uso de suplementos naturais

Além de fazer uso dos benefícios da cartilagem de turbarão, é importante que as pessoas saibam que são oferecidos diversos suplementos naturais para repor a carência de cálcio, vitamina D, vitamina K e demais vitaminas e minerais necessários ao corpo.

Por isso, é interessante consultar um médico para verificar a necessidade quanto à utilização de um desses suplementos, já que eles atuam de forma rápida e bastante eficaz.

Consultar um médico regularmente

Além de todos os cuidados mencionados, é essencial que as pessoas tenham o hábito de consultarem um médico regularmente e fazerem todos os exames clínicos e laboratoriais solicitados, verificando o quadro geral do paciente e possíveis causas da fragilidade óssea.

Publicidade

Seguindo todas essas dicas e cuidados, os benefícios da cartilagem de tubarão proporcionarão excelentes resultados, oferecendo muito mais saúde e qualidade de vida para as pessoas.

 

 

 


Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


quatro × três =