Benefícios da Mandioquinha – Receitas

Mandioquinha também conhecida como batata baroa ou batata salsa é um tubérculo de origem Sul Americana da região andina (Peru, Colômbia, Equador). Seu nome científico é Arracacia xanthorrhiza Bancroft e no Brasil tem seu cultivo destacado nos estados de Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais.

Desde que introduzida em nosso País, a mandioquinha nunca mais deixou de fazer parte da mesa dos brasileiros, com esse tubérculo saboroso é possível fazer receitas como sopas, cremes, purês, nhoques, tortas, quiches, chips (assado ou frito), entre outros.

Além do sabor inconfundível desse tubérculo, não podemos deixar de mencionar os benefícios da mandioquinha. Nesse artigo, vamos ampliar o seu conhecimento sobre uma opção saudável e deliciosa para as suas refeições.

Benefícios-da-Mandioquinha

5 Benefícios da Mandioquinha para a Saúde

A mandioquinha possui um sabor mais marcante quando comparada com a batata inglesa, no entanto, se mostra extremamente saborosa podendo ser substituída nas receitas, pois ela traz mais vantagens nutritivas que vamos conhecer agora, confira:

Publicidade

1- Fonte de Minerais e Vitaminas

Os benefícios da mandioquinha começam com suas raízes tuberculosas capazes de guardar muitos nutrientes como cálcio, potássio, fósforo, vitaminas do complexo B, C, E, K. Além das fibras solúveis e insolúveis e o poder antioxidante, anticancerígeno, anti fúngico e anti-inflamatório.

2- Regula o Intestino

As fibras solúveis e insolúveis são grandes benefícios da mandioquinha, pois elas facilitam a digestão, evitam a prisão de ventre e melhoram o trânsito intestinal na expulsão das toxinas do organismo prevenindo doenças de cancro e o aumento do colesterol.

3- Fortalece os Ossos

Os benefícios da mandioquinha vão além do fornecimento de energia para o organismo, a combinação dos minerais (cálcio, fósforo e potássio) contribui para a recuperação muscular e fortalecimento dos ossos. O consumo desse tubérculo é indicado para praticantes de atividade física.

4- Ação Antioxidante

A vitamina C presente na mandioquinha aumenta a absorção de ferro no organismo favorecendo um sistema imunológico forte e protegido de radicais livres que trazem muitas doenças.

5- Evita Retenção de Líquidos

Os benefícios da mandioquinha favorecem o equilíbrio hídrico no organismo evitando o inchaço e a elevação da pressão arterial.

Receitas 

Você pode aproveitar os benefícios da mandioquinha com diversas receitas, basta usar a criatividade para inovar no cardápio da sua família. O tubérculo além de nutritivo, é extremamente saboroso se tornando a estrela do prato.  Vamos conferir algumas receitas com mandioquinha:

Receita de Sopa de Mandioquinha

No inverno uma sopa vai muito bem, não é mesmo? Essa receita de sopa de mandioquinha é muito rápida e fácil e a família toda poderá desfrutar de muito sabor.

Ingredientes

Publicidade

  • 1kg de mandioquinha
  • 1 cebola média a grande
  • 3 dentes de alho amassados
  • 2 litros de água
  • 2 cubos de caldo de carne (você pode utilizar temperos naturais à gosto)
  • 2 tomates maduros
  • Salsinha e cebolinha a gosto
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 linguiça calabresa (pode utilizar carne ou frango desfiado)
  • 3 colheres de azeite

Modo de preparo

1- Tire todas as cascas da mandioquinha, pique em pedaços pequenos, adicione a água, o caldo e coloque na pressão por 15 minutos;

2- Bata no liquidificador a mandioquinha com um pouco do caldo formado na panela;

3- Em outra panela, refogue a calabresa no azeite, junte a cebola e o alho e frite bem;

4- Adicione os tomates e o caldo da mandioquinha que foi batido no liquidificador;

5-  Acerte os temperos e adicione o restante da água do cozimento, se for necessário;

6- Ferva mais um pouco e finalize com a salsinha e cebolinha. Se desejar coloque queijo parmesão para decorar. Está pronto!

DICA: Nessa receita, todos os benefícios da mandioquinha são aproveitados e para tornar o preparo mais saudável você pode substituir os ingredientes como calabresa e caldo pronto por outra proteína e temperos naturais a gosto.

Receita com Mandioquinha e Frango

Essa receita com mandioquinha e frango é como se fosse um escondidinho. Pode ser utilizada como uma opção para praticantes de atividade física, já que possui a junção do carboidrato com a proteína. Fonte de energia.

Ingredientes

  • 300 gramas de mandioquinha
  • 300 ml de água
  • 1 cubo de caldo de galinha ou temperos naturais a gosto
  • Salsinha e cebolinha a gosto
  • 1 kg de frango desfiado
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 lata de molho de tomate
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

1- Cozinhe a mandioquinha e deixe bem molinha (se optou por usar o caldo de galinha, use aqui) senão, utilize apenas o sal;

2- Cozinhe o frango, se optou pelo uso do caldo de galinha, use a mesma água em que a mandioquinha foi cozida;

3- Em outra panela, refogue o alho e a cebola no azeite, junte o tomate e o frango desfiado e tempere a gosto com sal, pimenta e outros temperos que goste (páprica, Cury, etc.);

4- Faça um purê com a mandioquinha (amasse bem o tubérculo e junte uma colher de manteiga e um pouco de leite ou requeijão e vá mexendo até formar uma massa consistente, tempere a gosto;

5- Em uma travessa, faça camadas intercaladas de mandioquinha e carne desfiada de frango. Decore com a salsinha e cebolinha e sirva. Se preferir, coloque queijo em cima e gratine no forno.

Os benefícios da mandioquinha podem ser aproveitados em diversas receitas, além de delicioso o tubérculo e fácil de preparar, pois tem um excelente cozimento. Agora, que você já sabe disso, procure pela mandioquinha nos supermercados e se surpreenda com o sabor, com ela você prepara refeições saborosas para toda a sua família.

 

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*