Benefícios da Pinha Fruta do Conde – Lista de 7 Benefícios

Pinha, ata ou fruta do conde é o nome dessa fruta pertencente a família das anonáceas originada da América Central. Ela é cultivada em vários Países e no Brasil pode ser encontrada nos estados do Sul e do Nordeste

As características desse fruto chamam a atenção por seu tamanho voluptuoso recoberto de escamas verdes com saliências, sua polpa é formada por uma massa branca com diversas sementes. Ela é deliciosa, perfumada e adocicada, pode ser ingerida de colher na própria casca.

Benefícios da Pinha Fruta do Conde

A pinheira, a árvore que produz a pinha ou fruto do conde é robusta e pode chegar a 8 metros de altura. A frutificação é dada o ano inteiro, mas especialmente no verão, quando os raios solares atingem as ramificações da árvore.

Mas, essa fruta não é só exótica e deliciosa, ela possui inúmeros nutrientes importantes para nossa saúde. Nesse artigo, você vai conhecer os benefícios da pinha fruta do conde.

Publicidade
Publicidade

7 Benefícios da Pinha Fruta do Conde para a Saúde

1- Rica em Vitaminas e Minerais

Aquele creme branco encontrado no interior da pinha fruta do conde é valioso, pois contém vitaminas A, B6, B1, B2, B5 e a vitamina C, além dos minerais ferro, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Através desses nutrientes, muitos problemas de saúde são combatidos, é que o vamos ver a seguir.

2- Neutraliza Radicais Livres

Os benefícios da pinha fruta do conde realmente são incríveis. A vitamina C encontrada no fruto é a responsável por expulsar os radicais livres que permitem o envelhecimento precoce das células e causam inúmeros problemas de saúde. Esse poderoso antioxidante elimina as toxinas do organismo e fortalece o sistema imunológico deixando o corpo muito mais forte para combater doenças.

3- Fortalece os Músculos do Corpo

O cálcio e magnésio é um dos benefícios da pinha fruta do conde, esses minerais são responsáveis para evitar a fraqueza muscular e as câimbras. O consumo regular desse fruto pode ajudar a regularizar a pressão arterial.

4- Evita a Anemia

A junção da vitamina C e do ferro encontrados no fruto são essenciais para que nosso organismo absorva todos os nutrientes e evite a deficiência desse mineral que causa a anemia.

5 – Excelente para as Grávidas

Esse fruto é poderoso e contribui para a formação do cérebro e do sistema nervoso do bebê. Seu gosto adocicado pode ajudar a mulher a não sentir tantas náuseas. Estudos apontam que a fruta pode auxiliar na produção de leite materno.

6- Melhora o Funcionamento do Intestino

As fibras é mais um dos benefícios da pinha fruta do conde, elas regularizam todo o processo de digestão e auxiliam a eliminação das toxinas pelo intestino.

7- Previne Asma

O responsável por esse benefício da pinha fruta do conde é a vitamina B6, ela atua evitando a inflamação dos brônquios conferindo mais qualidade de vida para o portador desse problema respiratório.

Publicidade
Publicidade

A fruta ainda ajuda a controlar o colesterol e a diminuir o ácido úrico do sangue prevenindo artrite e a gota.

Contraindicação 

Como pode ver os benefícios da pinha fruta do conde são vários, mas é preciso consumir com moderação em alguns casos, pois ela também contribui para:

– Aumento de peso – Ela é extremamente calórica, possui bastante hidratos de carbono e açúcares naturais que fazem a pessoa ganhar peso. É indicada em dietas hipocalóricas para quem desejam engordar com saúde.

Calorias da pinha: 94 cada 100 gramas.

Se você quer emagrecer, consuma pinha fruta do conde com moderação.

– Aumento da glicose – Apesar do açúcar da pinha ser absorvido lentamente pelo organismo a fruta é bastante doce, por isso, diabéticos devem consumi-la com parcimônia.

Como Aproveitar os Benefícios da Pinha Fruta do Conde

Você sabia que não é somente a fruta que pode ser aproveitada? As folhas da pinha fruta do conde também pode ser utilizadas para fazer chá, a planta se mostra extremamente diurética e trata a desnutrição, mas antes disso, deixe as folhas secarem para aproveitar melhor esses benefícios.

Receita do Chá Diurético das Folhas da Pinha Fruta do Conde

Ingredientes

  • 200 ml de água
  • 2 colheres de folhas secas da pinha fruta do conde

Modo de preparo

1- Ferva a água e depois acrescente as folhas;

2- Tampe o recipiente e deixe descansar por 10 minutos;

3- Beba em seguida (até 3 xícaras por dia).

Sobremesa com a Pinha Fruta do Conde

Você pode fazer deliciosas sobremesas com essa fruta, entre elas um mousse. Olha que fácil, rápida e com certeza seus convidados vão adorar.

Ingredientes

  • 6 frutas do conde grandes, deve estar bem maduras
  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite, pode usar o soro
  • 1 xícara de água
  • 2 pacotes de gelatina sem sabor

Modo de preparo

1- Tire toda a polpa da pinha fruta do conde;

2- Hidrate a gelatina conforme instruções da embalagem utilizando a xícara de água;

3- Bata no liquidificador o creme de leite, leite condensado e a gelatina já hidratada;

4 – Coloque em uma vasilha e acrescente a polpa da pinha fruta do conde e mecha bem;

5 – Coloque na geladeira em taças ou como preferir, leva aproximadamente 2 horas para endurecer. Pronto, é só decorar e se deliciar.

Embora, tenha inúmeras receitas de sobremesas, bolos e outros quitutes, você também pode simplesmente abrir uma pinha fruta do conde e comer de colher, pode ser ingerida no café da manhã ou lanches intermediários.

Doce, deliciosa e com todos esses benefícios realmente fica muito difícil resistir. Aproveite com moderação, é claro!

 

 

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


1 + 3 =