15 Benefícios do amendoim – Quais são e como usá-los?

Embora esse alimento seja amplamente consumido no Brasil e no mundo, poucas pessoas sabem exatamente os benefícios do amendoim para a saúde e a beleza.

amendoim

15 Benefícios do amendoim

1 – Favorece a saúde do coração

Rico em antioxidantes, vitaminas e minerais, o amendoim contém a combinação perfeita para favorecer a circulação sanguínea, evitando a hipertensão, arritmia e demais problemas relacionados ao funcionamento do coração.

2 – Fornece energia

Não é por acaso que a pasta e manteiga de amendoim é tão consumida no café da manhã dos norte-americanos.


O alto nível de nutrientes desse alimento faz dele um poderoso fornecedor de energia para o corpo, tornando-o disposto para as atividades diárias (incluindo os exercícios físicos).

3 – Diminui o colesterol (LDL)

Com excelente quantidade de ácidos graxos monoinsaturados e ácido oleico, o amendoim equilibra os lipídios no sangue, reduz o mau colesterol (LDL) e inibe o acúmulo de gordura nas paredes arteriais – fatores indispensáveis para diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom (HDL).

4 – Previne o câncer

Por conter uma grande quantidade de antioxidantes, entre os mais significativos benefícios do amendoim, destaca-se o papel que ele exerce na prevenção e combate ao câncer, principalmente o de cólon e estômago.

O motivo desse efeito é que os antioxidantes inibem a produção de substâncias cancerígenas pelo organismo, assim como impede a ação dos radicais livres responsáveis por causar as alterações celulares.

5 – Ajuda a emagrecer

Contrário ao que muitos pensam, desde que ingerido com moderação, o amendoim favorece o emagrecimento.


Embora esse seja um alimento calórico, os ácidos graxos contidos nele contribuem para a saciedade, acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura abdominal.

6 – Fortalece o sistema imunológico

A combinação de vitaminas (do complexo B e E), minerais (potássio, cálcio, ferro, manganês e cobre) e fibras é a fórmula perfeita para aumentar as defesas naturais do organismo, tornando-o resistente a diversos tipos de doença, tais como:


7 – Melhora as funções cerebrais

Outro dos importantes benefícios do amendoim diz respeito à melhora das atividades cerebrais. Isso é possível graças aos bioflavonoides, niacina, vitamina B12 e ao resveratrol.

  • Bioflavonoides: melhoram o fluxo sanguíneo no cérebro;
  • Niacina: favorece a memória e demais funções cognitivas;
  • Vitamina B12: previne o Alzheimer;
  • Resveratrol: inibe a ocorrência de doenças degenerativas associadas ao sistema nervoso central.

beneficios-amendom

8 – Alivia sintomas da depressão

Por ser um alimento rico em triptofano, o amendoim consumido de forma regular (e moderada) é capaz de amenizar os sintomas da depressão e estresse.

Isso ocorre pelo fato de o triptofano estimular a produção de serotonina, um neurotransmissor fundamental para a sensação de bem-estar e melhora do humor.

9 – Rejuvenesce a pele

Em razão dos antioxidantes presentes no amendoim, ele é tido como um dos grandes aliados da pele, inibindo os danos causados por raios solares e retardando a ação dos radicais livres responsáveis por provocar o envelhecimento.

Além disso, o consumo de amendoim está associado à diminuição do risco de câncer de pele.

10 – Favorece o crescimento

Por ser um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais, o amendoim é de grande ajuda no processo de crescimento e desenvolvimento das crianças, contribuindo tanto no desenvolvimento físico quanto mental.

11 – Alivia sintomas da artrite reumatoide

O amendoim também é portador de substâncias anti-inflamatórias. Por conta disso, ele alivia as dores e inchaços causados pela artrite reumatoide.

Além disso, por ser rico em cálcio, ele ajuda a fortalecer os ossos, diminuindo o risco de osteoporose.

12 – Favorece a fertilidade feminina

Graças à uma substância chamada folato, o consumo de amendoim é indicado para as mulheres que sofrem de problemas relacionados à fertilidade.

13 – Previne e ajuda a tratar diabetes

O manganês presente neste alimento ajuda a equilibrar os níveis de glicose na corrente sanguínea, atuando na prevenção e controle do diabetes, uma doença que afeta crianças, adultos e idosos.

14 – Previne o AVC

Por favorecer a circulação no cérebro e atuar na diminuição da gordura acumulada nas artérias, o consumo de amendoim ajuda a diminuir os riscos de AVC – Acidente Vascular Cerebral.

15 – Evita pedra nos rins e na vesícula

O consumo moderado e regular de amendoim ajuda a diminuir em até 25% o risco de pedras nos rins ou na vesícula.

Como usufruir dos benefícios do amendoim?

A forma mais saudável de usufruir dos benefícios desse alimento consiste em comprá-lo na versão mais natural (sem adição de sal ou gordura hidrogenada).

Recomenda-se torrar o amendoim (sem casca) por 10 minutos e ingerir 1 colher de sopa diariamente, podendo ser misturada com cereais, batido com leite, em saladas etc.

Outra maneira é fazer uso da manteiga ou pasta de amendoim (preferencialmente sem açúcar), comercializadas nos supermercados e lojas de produtos naturais.

Quanto ao consumo desses itens, recomenda-se ingerir com bastante moderação. Duas colheres de sopa por semana são suficientes para usufruir dos benefícios oferecidos.

Algumas curiosidades sobre o amendoim

O amendoim tornou-se popular nos Estados Unidos na primeira metade do século XX, quando o país passava por graves problemas econômicos.

  • Esse alimento foi reconhecido pelos governos americanos como uma importante fonte de proteínas. Por este motivo, a pasta de amendoim tornou-se tão consumida pela população, principalmente no café da manhã;
  • O estado de São Paulo comporta 90% da produção nacional de amendoim;
  • Antes de a cultura da soja se expandir pelo Brasil, o óleo de amendoim era amplamente comercializado, sendo utilizado tanto nas indústrias quanto para uso doméstico.

Esse óleo é bastante saudável, contendo gorduras insaturadas que atuam na diminuição do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL).


Atualmente, é possível adquirir o óleo de amendoim em alguns supermercados e principalmente em lojas de produtos naturais.

Obs.: ele deve ser consumido com moderação.

Para que os benefícios do amendoim promovam os efeitos esperados, é indispensável adotar uma alimentação balanceada, ingerir 2 litros de água diariamente e ter uma atividade física. A combinação desses fatores é o que garantirá saúde e qualidade de vida a curto e longo prazo.

Imagens:  super.abril.com.br      saude.abril.com.br


Continue lendo sobre saúde natural: