Benefícios do Azeite de Oliva Para Saúde – 10 Resultados Surpreendentes

São tremendos os benefícios do azeite de oliva para saúde, já que não é por acaso que ele é considerado uma das estrelas principais na dieta mediterrânea. Para saber por que inseri-lo no cardápio diário, confira nosso post.

benefícios do azeite de oliva para saúde

10 benefícios do azeite de oliva para saúde

1 – Melhora a saúde do coração

De acordo com um estudo divulgado pelo New England Journal of Medicine, o consumo regular do azeite de oliva extravirgem associado a peixes, vegetais e castanhas reduz em até 30% os riscos de doenças cardiovasculares.

Graças à presença de benéficos antioxidantes, o azeite atua na redução do colesterol ruim, o chamado LDL e favorece o aumento do colesterol bom (o HDL).


Com isso, as artérias não sofrem com o acúmulo de gordura que com o tempo causa graves consequências para o sistema cardiovascular.

2 – Fortalece o sistema imunitário

Entre os benefícios do azeite de oliva para saúde, outro dos que mais se destacam é o fortalecimento do sistema imunitário, as defesas naturais do organismo.

Uma pesquisa feita pelo Hospital Universitário de Copenhagen, na Dinamarca, chegou à conclusão de que os indivíduos que ingerem no mínimo 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem diariamente possuem baixos níveis de uma substância que reduz as defesas imunológicas do corpo. 

Isso significa que as pessoas que consomem azeite no dia a dia são menos propensas a ter resfriados, gripes, viroses, infecções, candidíase etc.

3 – Facilita o emagrecimento

Pelo fato de favorecer a saciedade, um dos benefícios do azeite de oliva para a saúde é que ele facilita o emagrecimento. Pesquisas realizadas pela Universidade Técnica de Munique, na Alemanha e pela Universidade de Viena, na Áustria, chegaram à conclusão de que o consumo de azeite de oliva extravirgem contribui para a perda e equilíbrio do peso. 


Além de favorecer a saciedade, as gorduras boas presentes no azeite evitam o acúmulo de gordura saturada no organismo e as substâncias aromáticas contidas neste alimento reduzem a absorção da glicose, fatores cruciais para perder peso. Logo, um dos benefícios do azeite de oliva para saúde é um corpo livre da obesidade.

4 – Potencializa as funções cerebrais

Os antioxidantes presentes no azeite atuam na prevenção de danos cerebrais. Um estudo realizado pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha, revelou que o azeite de oliva possui uma substância chamada de hidroxitirosol, responsável por evitar o envelhecimento das células cerebrais.


Esse fator também contribui para a prevenção e tratamento do Alzheimer, doença que tem afetado cada vez mais pessoas pelo mundo.

Outro dos benefícios do azeite de oliva para saúde do cérebro é que este alimento potencializa as funções cognitivas, tais como assimilação, percepção, aprendizagem etc. 

Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de saúde e Pesquisas Médicas juntamente com a Universidade de Bordeaux, na França, menciona que o azeite de oliva ajuda na prevenção do AVC – Acidente Vascular Cerebral.

5 – Alivia dores crônicas

O azeite de oliva contém uma substância chamada de oleocanthal que possui ação semelhante à do Ibuprofeno (um dos medicamentos anti-inflamatórios mais conhecidos no país).

Logo, o azeite é um anti-inflamatório natural por excelência. A ciência confirma essa informação. Estudos realizados por cientistas do Instituto Monell, nos Estados Unidos, afirmam que o azeite de oliva contém moléculas capazes de aliviar dores crônicas associadas principalmente aos músculos e às articulações.

6 – Evita e ajuda a tratar o diabetes

Outro dos benefícios do azeite de oliva para saúde é que as gorduras saudáveis presentes nele regulam os níveis de açúcar no sangue e equilibram naturalmente a produção de insulina no organismo, fatores cruciais para prevenção e tratamento do diabetes tipo II.  

7 – Reduz os riscos de câncer

A dieta mediterrânea é apontada como a mais favorável na prevenção e combate do câncer. E nessa dieta, um dos principais itens é o azeite de oliva extravirgem. Rico em componentes antioxidantes, ele evita danos no DNA, sendo que apenas 30 ml desse alimento a cada dia é suficiente para reduzir drasticamente os riscos quanto à formação de tumores.

Uma pesquisa divulgada pela Universidade de Granada, na Espanha, apontou que os polifenóis existentes no azeite destroem uma proteína que aciona o perigoso gene HER2, que acarreta o câncer de mama.

8 – Melhora a saúde óssea

Os benefícios do azeite de oliva para saúde se estendem para os ossos. Graças à vitamina K contida nele, esse alimento favorece a densidade óssea e reduz os riscos de fraturas e osteoporose.

De acordo com uma pesquisa feita pela Sociedade de Endocrinologia Americana, os indivíduos que adotam a dieta mediterrânea possuem menores riscos de ter osteoporose. Inclusive, nas regiões do mundo onde essa dieta é adotada em maior escala, os índices de osteoporose são significativamente menores.

9 – Desintoxica o fígado

As gorduras benéficas presentes no azeite de oliva favorecem a saúde do fígado, evitando que esse órgão sofra com o acúmulo das gorduras ruins que, a longo prazo, causam uma doença chamada de esteatose hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado. 

As substâncias anti-inflamatórias do azeite são de grande ajuda também para a saúde dos rins, já que ele evita uma série de infecções que podem afetar esse órgão.

10 – Favorece uma aparência jovem

Os benefícios do azeite de oliva para saúde são notados também na pele. Ao consumir esse óleo no dia a dia é possível inibir os sinais da idade, conseguindo uma pele naturalmente hidratada, com textura suave e livre de inflamações.


Não é por acaso que nos países onde a dieta mediterrânea é mais comum, as pessoas com idade avançada têm uma aparência muito mais jovem.

Dicas para consumir azeite de oliva no dia a dia

benefícios do azeite de oliva para saúde

Para usufruir de todos os benefícios do azeite de oliva para saúde, nada melhor que utilizá-lo no preparo de:

  • Saladas de folhas frescas ou legumes, combinando o uso do azeite com sal, limão ou vinagre;
  • Legumes refogados;
  • Torradas com orégano;
  • Molhos (Ex.: molho pesto);
  • Bacalhoada;
  • Salada caprese;
  • Risotos;
  • Carnes grelhadas ou assadas etc.

Ao conhecer todos esses benefícios do azeite de oliva para saúde fica fácil entender por que ele está na lista dos alimentos mais saudáveis do mundo, presente principalmente na Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Brasil, Tunísia, Turquia, Argentina, Chile, Uruguai e França.

Imagens: vix.com / sopacultural.com


Continue lendo sobre saúde natural: