Chá de Bálsamo – Benefícios, Propriedades e Receitas

São muitos os benefícios do chá de bálsamo para a saúde, sendo que essa planta é sinônimo de alívio de inúmeros problemas. Para conhecer as vantagens em consumir essa bebida, confira nosso post.

Benefícios do chá de bálsamo

7 benefícios e Propriedades do chá de bálsamo para a saúde

1 – Reduz os níveis de glicose

Graças à presença do flavonoide canferitrina, o consumo do bálsamo estimula uma enzima chamada de fosfofrutoquinase. Essa enzima favorece o controle dos níveis de glicose na corrente sanguínea, fator essencial para prevenir e tratar o diabetes. O consumo desse chá é indicado para pessoas que apresentam níveis maiores de glicose ou que já são diagnosticadas com diabetes.

2 – Protege o estômago

Um dos benefícios do chá de bálsamo mais conhecidos refere-se à proteção do estômago. As propriedades anti-inflamatórias dessa planta agem na prevenção e tratamento de doenças como gastrite e úlceras. O consumo regular desse chá também ajuda na digestão, evitando diversos desconfortos como azia, refluxo, má digestão etc.


3 – Favorece a saúde da pele

As substâncias anti-inflamatórias do bálsamo são de imensa ajuda para a saúde da pele. A infusão dessa planta atua no tratamento de inflamações causadas por bactérias ou processos alérgicos, hidrata naturalmente a pele, ajuda na cicatrização de cortes e feridas, contribui para a eliminação de manchas e suaviza linhas de expressão que aparecem principalmente com o avanço da idade.

4 – Trata inflamações em geral

Os benefícios do chá de bálsamo se estendem para diversos tipos de inflamações, tais como dores de garganta, dor de ouvido, dor de dente etc. Essa planta age justamente na causa desses problemas, combatendo as bactérias e reforçando as defesas imunológicas do organismo.

5 – Ajuda na recuperação de lesões

Ao ingerir chá de bálsamo ou utilizá-lo para compressas, é possível ajudar na recuperação de torções e contusões provocadas por excessivo esforço físico, quedas etc. Por esse motivo essa planta é utilizada na elaboração de diversas pomadas e gel para massagens.

6 – Alivia dores de cabeça

Devido às substâncias anti-inflamatórias, o chá de bálsamo traz grande alívio para dores de cabeça, provocadas pela tensão muscular, estresse ou crises de enxaqueca.

7 – Trata infecções respiratórias

Outro dos benefícios do chá de bálsamo para a saúde é o tratamento natural de infecções que afetam o sistema respiratório, principalmente nos casos de bronquite crônica.


Receita do chá de bálsamo

Para usufruir de todos os benefícios do chá de bálsamo para saúde, basta preparar essa bebida e ingeri-la na prevenção e tratamento dos problemas de saúde mencionados acima.

Ingredientes

  • 500ml de água;
  • 5 folhas bem lavadas de bálsamo;
  • Mel a gosto.

Modo de preparar

  • Em um recipiente, levar a água ao fogo. Assim que começar a ferver, adicionar as folhas de bálsamo, tampar o recipiente e deixar a mistura fervendo por 10 minutos;
  • Desligar o fogo, manter o recipiente tampado e aguardar de 10 a 15 minutos, até que a temperatura fique morna;
  • Adoçar com um pouco de mel e ingerir esse chá no decorrer do dia. Obs.: recomenda-se ingerir no máximo de 2 a 3 xícaras do chá de bálsamo durante o dia.

Receita do suco de bálsamo

Além de usufruir dos benefícios do chá dessa planta, outra opção para o consumo natural do bálsamo é por meio do suco, sendo indicado ingeri-los todas as manhãs.


Ingredientes

  • Um litro e meio de água filtrada ou mineral;
  • 10 folhas de bálsamo bem lavadas;
  • Adoçante ou mel a gosto (recomenda-se utilizar pouco).

Modo de preparar

  • No liquidificador, colocar a água juntamente com as folhas de bálsamo já lavadas;
  • Bater essa mistura por 10 segundos, coar e despejar o líquido em uma jarra. Adicionar o mel ou adoçante ao líquido, bater por 5 segundos no liquidificador e ingerir o suco logo em seguida.

Contraindicações do chá de bálsamo

Ainda que os benefícios do chá de bálsamo para a saúde sejam muitos, essa bebida não deve ser consumida nos seguintes casos:

  • Gestantes;
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Crianças pequenas;
  • Pessoas que sofrem de problemas cardíacos e/ou episódios de taquicardia;
  • Durante episódios de diarreia;
  • Pessoas que sofrem de problemas intestinais crônicos;
  • No caso de indivíduos que ingerem algum tipo de medicamento de forma contínua ou são diagnosticados com alguma doença, é necessário consultar o médico antes de consumir o bálsamo com maior regularidade.

Outras maneiras de consumir bálsamo

benefícios do chá de bálsamo

Além dos benefícios do chá de bálsamo e do suco, também é possível consumir folhas de bálsamo in natura misturadas com saladas. Essas folhas não interferem no sabor dos alimentos e é uma excelente opção para ajudar na digestão após as principais refeições do dia.

Onde encontrar bálsamo

As folhas de bálsamo podem ser cultivadas em hortas caseiras e até mesmo em vasos médios em apartamentos. Elas podem ser encontradas também em mercados municipais e em feiras livres na versão in natura. Produtos naturais que levam bálsamo em sua composição são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais e em farmácias no formato de gel, pomada, líquidos etc.

Algumas curiosidades sobre o bálsamo

  • Essa planta tem suas origens na África do Sul, Ásia e América Tropical;
  • Os africanos utilizam essa planta há muitos séculos no tratamento de diversas doenças, principalmente em virtude das propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes;
  • O nome científico dessa planta é cotyledon orbiculata;
  • Na bíblia, o bálsamo é citado diversas vezes como sinônimo de alívio e cura, tornando-se uma das plantas medicinais mais conhecidas no planeta.

Dicas para evitar e combater inflamações


Além de usufruir dos benefícios do chá de bálsamo, para prevenir e tratar inflamações é essencial reforçar as defesas imunológicas do organismo por meio de:

Alimentação saudável

Uma alimentação nutritiva é o grande alicerce de um corpo saudável. Isso envolve principalmente aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes e grãos, já que eles são ricos em vitaminas e minerais. Alimentos como gengibre, açafrão, manjericão e salsinha são de grande ajuda para o sabor dos alimentos e fortalecimento do sistema imunológico.

Beber bastante água

Beber dois litros de água todos os dias é outro dos pontos mais importantes para evitar inflamações, já que esse líquido ajuda na eliminação de bactérias, vírus, fungos e demais agentes perigosos para a saúde. Ao saber todos esses benefícios do chá de bálsamo para a saúde fica claro como essa planta contribui para um organismo mais saudável e livre de diversas enfermidades.

Imagens: thejournal.ie / jardinexotiqueroscoff.com


Continue lendo sobre saúde natural: