Benefícios do Inhame – Lista dos 10 Benefícios desse Alimento

Este é um dos alimentos que estão ganhando cada vez mais destaque. Os motivos não são por acaso, já que os benefícios do inhame são capazes de fazer maravilhas pela saúde. Para saber quais são eles, confira nosso artigo.

 

Benefícios do inhame

 

10 Benefícios do Inhame para a Saúde

1 – Previne e combate o câncer

Graças aos antioxidantes presentes nesta “batata”, principalmente betacaroteno e vitamina C, este alimento é considerado um dos maiores aliados naturais no combate ao câncer.

O motivo é que os antioxidantes atuam na causa do problema, os radicais livres, que provocam as alterações no DNA celular, ocasionando os tumores.

Além disso, pelo fato de o inhame ser rico em uma substância chamada de diosgenina, ele é capaz de inibir a proliferação das células cancerígenas, principalmente nas mamas e no cólon, evitando o que os médicos chamam de metástases.

Publicidade

O inhame também possui uma substância chamada de fitoesterol, que apresenta excelentes resultados no combate à leucemia.

2 – Favorece o coração

Outro dos importantes benefícios do inhame diz respeito ao coração. Isso é possível em virtude das fibras solúveis, do potássio e das vitaminas B6 e B9 presentes nele.

As fibras inibem o aumento do colesterol ruim, o perigoso LDL. O potássio é primordial para manter a pressão arterial sob controle, já que ele equilibra os níveis de sódio no organismo.

As vitaminas B6 e B9, por sua vez, inibem a ação de um aminoácido prejudicial chamado de homocisteína, responsável por provocar a formação de placas nas artérias, tornando-as enrijecidas.

Em suma, o inhame inibe a maior parte dos fatores de risco para a saúde do coração.

Publicidade

3 – Diminui os sintomas da TPM e menopausa

Esse alimento é tido como um dos maiores amigos da saúde feminina, já que além de favorecer a síntese dos hormônios, diminuindo os desconfortáveis sintomas da TPM e da menopausa, o inhame também:

  • Previne a endometriose;
  • Combate as fibroses uterinas;
  • Previne doenças fibrocísticas nas mamas;
  • Favorece a fertilidade.

4 – Previne e combate o Alzheimer

Embora poucas pessoas saibam disso, o excesso do já citado aminoácido chamado de homocisteína está associado à inflamação do cérebro, fator que aumenta o risco de Alzheimer e também agrava a doença.

Pelo fato de as substâncias contidas no inhame combaterem esse aminoácido, esse alimento é um dos principais combatentes dessa doença.

Além disso, o inhame favorece a liberação do hormônio DHEA, responsável por inibir o surgimento ou agravamento da doença.

5 – Ajuda a emagrecer

Pelo fato de este alimento conter baixa quantidade de gordura e favorecer a adequada metabolização da glicose, ele faz com que seja aumentada a sensação de saciedade durante o dia, evitando aquela chamada fome fora de hora.

A boa quantidade de fibras contida no inhame contribui para eliminar o excesso de açúcar e gordura muitas vezes acumulado na corrente sanguínea, proporcionando o emagrecimento natural.

6 – Aumenta a energia

Entre os benefícios do inhame, destaca-se o papel que ele desempenha no aumento da energia e disposição para treinos e as atividades diárias, ajudando a eliminar o cansaço e a fadiga.

7 – Favorece o ganho de massa magra

Graças também ao hormônio DHEA, o inhame é capaz de inibir a absorção e síntese de gordura, favorecendo naturalmente o ganho de massa magra.

8 – Previne e combate a anemia

O inhame possui a combinação ideal para prevenir e tratar a anemia: ferro, vitamina C, cobre, vitamina B6 e ácido fólico.

Todas elas trabalham para melhorar o desempenho das hemácias responsáveis por manter o sangue saudável.

9 – Fortalece as defesas imunológicas

Os médicos e nutricionistas são unânimes ao mencionarem que o consumo regular de inhame está relacionado ao aumento das defesas imunológicas graças às muitas vitaminas, minerais e demais substâncias benéficas presentes nele.

Por esta razão, é um alimento indicado para pessoas de todas as idades, devendo ser inserido na alimentação do dia a dia.

10 – Ajuda a limpar o sangue

Em virtude das vitaminas, minerais e fibras presentes neste tubérculo ele é de grande ajuda na limpeza do sangue, contribuindo para eliminar o excesso de gordura e demais toxinas responsáveis por inflamações celulares e doenças.

Como usufruir dos benefícios do inhame?

Sendo facilmente encontrado nos supermercados, o inhame pode ser consumido no dia a dia das seguintes maneiras:

  • Em sucos;
  • Shakes;
  • Inserido em massas para bolo, tortas e pães;
  • No preparo de sopas ou caldos;
  • Cozido (utilizado em formato de purê ou nhoque).

Receita de suco de inhame

Itens necessários

  • 1 inhame pequeno;
  • 1 maçã;
  • 1 limão;
  • ½ litro de água;
  • Mel a gosto (recomenda-se não exagerar).

Modo de preparar

  • Lavar bem o inhame, a maçã e o limão;
  • Extrair somente o suco do limão e reservar;
  • Descascar o inhame e cortá-lo em partes menores;
  • Cortar a maçã em 4 partes, extraindo os talinhos das extremidades e as sementes (manter a casca);
  • Colocar o inhame cortado, a maçã, o suco de limão, o mel e a água no liquidificador;
  • Bater até que todos os ingredientes fiquem bem misturados, coar, bater novamente no liquidificador e ingerir logo em seguida.

Esse suco pode ser ingerido diariamente.

Contraindicações

Embora esse tubérculo ofereça excelentes benefícios para a saúde, o consumo dele não é recomendado no caso de pessoas que sofrem de diabetes, sendo necessário ingeri-lo com muita moderação.

Curiosidades sobre o inhame

  • Trata-se de um alimento muito presente na África, América Latina, Ásia e Oceania, tendo suas origens da Ásia;
  • É cultivado há mais de 2.400 anos na Índia e há mais de 2.000 anos no Egito;
  • Este tubérculo foi mencionado nos famosos escritos do Pe. José de Anchieta por sua importância na alimentação;
  • O elixir de inhame é utilizado desde o século passado no combate à sífilis;
  • Para os povos antigos, o consumo desse alimento está associado à prevenção da malária.

Após conhecer todos esses benefícios do inhame, fica fácil entender por que ele se tornou tão procurado pelas pessoas que desejam obter muito mais saúde e qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável.

Vale ressaltar que para potencializar os efeitos dele, recomenda-se investir na prática de uma atividade física.

 

 

Publicidade

Fontes em Inglês: 1, 2

 


Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


doze − 4 =