Benefícios do Maxixe – Propriedades e Receitas

O maxixe é uma hortaliça pouco popular no Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil, embora tenha sido trazida para nosso País pelos escravos, pois ela é originária da África, tendo como nome científico Cucumis Anguria L.

O Norte e Nordeste do Brasil já tem muito familiaridade com o maxixe e utilizam ele em diversos preparos na culinária como sopas, molhos, refogados e até no caldinho do feijão. Nesse artigo, vamos conhecer as propriedades, utilização e os benefícios do maxixe.

beneficios-do-maxixe

Propriedades do Maxixe

O maxixe é uma hortaliça rica em muitos nutrientes, algumas delas são: O betacaroteno que também é presente na cenoura, vitaminas do complexo B, vitamina C e os minerais cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e zinco.

Esses nutrientes são responsáveis pela boa saúde do corpo humano, pois previnem e tratam diversas doenças. É o que vamos ver a seguir, nos benefícios do maxixe.

Publicidade

Confira os Benefícios do Maxixe

Fortalece o Sistema Imunológico

Quem tem um organismo forte, tem tudo, pois dificilmente dica doente. Esse é um dos poderosos benefícios do maxixe que é alcançado através do zinco, um mineral que aumenta as defesas do corpo contra bactérias e vírus.

O maxixe contém boas quantidades de zinco que aliadas a vitamina C funcionam como antioxidantes na eliminação de toxinas que fazem mal ao nosso organismo. Estudos apontam que os benefícios do maxixe devido a esse mineral incluem a prevenção do colesterol, doenças de próstata, tratamento para cálculo renal e alívio para as hemorróidas.

Evita a Anemia

A anemia é uma doença causada pela deficiência de ferro e problemas no fornecimento de oxigênio nas células do organismo. A falta desse mineral pode desencadear uma série de sintomas como cansaço, falta de ar, tonturas e arritmia cardíaca.

O consumo do maxixe com regularidade fornece bons índices de ferro para o organismo e ajuda a evitar o aparecimento da doença.

Melhora a Saúde dos Ossos e dos Músculos

O cálcio é um mineral que ajuda na contração muscular e na saúde dos ossos e cartilagens prevenindo o desgaste que origina a osteoporose. O maxixe é uma excelente alternativa para proporcionar ao organismo os nutrientes necessários para o fortalecimento dos ossos e dos músculos, e o mais interessante são as poucas calorias da hortaliça que giram em torno de 14 a cada 100 gramas.

Melhora o Aspecto da Pele e das Unhas

Você pode aliar a ingestão dos nutrientes para melhorar a saúde e a beleza da pele e das unhas, já que os benefícios do maxixe diminuem as rugas e demais linhas de expressão. A vitamina C é a responsável por esse feito, além disso, elimina aquelas manchas brancas nas unhas que tanto incomodam as mulheres vaidosas.

Contraindicações do maxixe – A hortaliça deve ser utilizada com moderação por quem tem gastrite, pois pode aumentar a queimação no estomago.

Onde Encontrar o Maxixe?

Em supermercados e hortifrutis. Geralmente essa hortaliça fica em áreas refrigeradas nos estabelecimentos, pois quando elas ficam muito tempo em temperatura ambiente murcham, ficam amareladas e estragam facilmente.

Publicidade

A melhor forma de guardar e aproveitar os benefícios do maxixe é acondicionar a hortaliça em saquinhos plásticos na parte baixa da geladeira.

Como Comer Maxixe?

Existem várias formas de você aproveitar os benefícios do maxixe, vamos citar algumas receitas fáceis e deliciosas para incorporar nas suas refeições. A hortaliça é uma cucurbitácea, como os pepinos e abóboras, por isso, é tradicionalmente utilizada em refogados ou cozidos com carnes, mas também pode ser adicionada em saladas e até mesmo sucos, vamos conferir algumas receitas?

Receita de Refogado de Maxixe

Ingredientes

  • 10 maxixes
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola roxa pequena
  • Azeite para refogar
  • Sal, pimenta e demais temperos a gosto

Modo de preparo

1- Tire toda a casca do maxixe, eliminado bem as saliências;

2- Corte em pedaços pequenos;

3-  Refogue o alho e a cebola;

4- Acrescente o maxixe e os temperos e deixe refogar por aproximadamente 15 minutos;

5- Finalize com tempero verde (salsinha, cebolinha, coentro) e está pronto para desfrutar.

Pode ser servido junto arroz, carnes e saladas.

Suco de maxixe

Ingredientes

  • 1 maxixe
  • 250 ml de água
  • Pode acrescentar maçã, cenoura, laranja ou couve

Modo de preparo

1- Raspe bem as saliências do maxixe, corte em pedaços pequenos;

2- Junte no liquidificador com a água e se quiser pode acrescentar outras frutas e legumes;

3- Bata tudo e beba

Farofinha de Maxixe

Ingredientes

  • 5 maxixes
  • 2 colheres de manteiga
  • 1 colher de azeite de oliva
  • 2 ovos
  • 1 cebola cortada em cubos
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1/2 xícara de farinha de mandioca
  • Sal e pimenta a gosto
  • Salsa e cebolinha

Modo de preparo

1- Esquente a manteiga e o azeite de oliva, junte a cebola e o alho para refogar;

2- Adicione o maxixe e refogue até ficar bem macio;

3- Coloque o sal e a pimenta, adicione os ovos e misture bem;

4- Depois junte a salsa e a cebolinha e a farinha de mandioca, misture bem.

DICA: Você pode acrescentar outras coisas como cenoura, azeitonas ou qualquer outro ingrediente de sua preferência. Essa farofa cai muito bem em qualquer refeição ou até mesmo churrascos.

O maxixe só é cultivado em regiões de clima quente, no nordeste do Brasil essa hortaliça é muito utilizada também nas moquecas tradicionais. As folhas do maxixe também podem ser utilizadas para recheios de massas, quiches e pastéis, pois lembram muito o sabor do espinafre, porém devem ser bem cozidas antes do preparo, pois são ardidas como o jambu.

Gostou dos benefícios do maxixe? Então, a partir de agora, acrescente essa hortaliça nas suas refeições diárias e aproveite esse delicioso sabor nutritivo.

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*