Os 15 Benefícios do Ovo para Saúde – Física e Mental

Os benefícios do ovo para saúde são amplamente divulgados por médicos e nutricionistas, já que ele consiste em um dos alimentos mais completos para o organismo. Quer saber os motivos? Confira nosso post.

15 benefícios do ovo para saúde do corpo e da mente

benefícios do ovo para saúde

1 – Ajuda a emagrecer

Rico em proteínas e com baixo teor de gorduras e carboidratos, o ovo consiste em um forte aliado no emagrecimento, já que ele promove a saciedade e evita a chamada fome fora de hora no decorrer do dia. Exatamente por essa razão, o consumo desse alimento é recomendado no café da manhã, oferecendo energia para as atividades do dia.

2 – Fortalece ossos e cartilagens

Entre os benefícios do ovo para saúde destaca-se o fortalecimento dos ossos e cartilagens. Esse efeito é possível graças à presença de cálcio, magnésio e vitamina D nesse alimento, 3 substâncias essenciais ao evitar desgaste ósseo, problemas de cartilagem e osteoporose.


3 – Estimula o ganho de massa muscular

Não é por acaso que os benefícios do ovo para saúde são conhecidos principalmente pelos atletas e pessoas que treinam com frequência. A albumina existente na clara do ovo é fundamental para o desenvolvimento muscular, estando presente inclusive em diversos suplementos. De acordo com educadores físicos, a clara do ovo é um alimento ideal para o pós-treino, sendo indicado consumir 2 claras de ovo com uma unidade de tapioca ou fatia de pão integral.

4 – Favorece o coração

Contrário ao que muitos pensam, o consumo de ovo está associado à diminuição do colesterol ruim e à redução da pressão arterial. Por estimular a produção de colesterol bom (HDL) e ter boa quantidade de potássio, esse alimento previne doenças cardíacas tais como arritmias e hipertensão. A presença de vitamina D no ovo também contribui para a saúde das artérias, evitando o acúmulo de placas de gordura e uma série de complicações que poderiam provocar infartos, tromboses e derrames.

5 – Melhora a visão

A gema do ovo é rica em duas substâncias chamadas de zeaxantina e luteína, essenciais para a proteção da retina. Por esse motivo, o consumo de 1 gema de ovo por dia evita problemas degenerativos na visão, que são ainda mais comuns com o avanço da idade.

6 – Previne a anemia

Outro dos benefícios do ovo para saúde diz respeito à prevenção e combate à anemia, já que ele é rico em ferro e demais minerais e vitaminas que favorecem a saúde do sangue e estimulam a absorção de outros nutrientes.

7 – Oferece energia para o corpo

O consumo de ovo no café da manhã é especialmente indicado por fornecer excelente nível de energia ao corpo. Tal energia é proveniente principalmente de dois minerais – o ferro e o magnésio ­–, fazendo com que as pessoas se sintam com maior disposição.


8 – Melhora as funções cerebrais

A colina presente na gema do ovo estimula a produção de um importante neurotransmissor chamado de acetilcolina, essencial para a memória e atividades cognitivas, como concentração e aprendizado. Desse modo, os benefícios do ovo para saúde física e mental são essenciais para estudantes.

9 – Fortalece os dentes

Os benefícios do ovo para saúde se estendem para a região bucal. Em virtude do cálcio e demais minerais presentes nesse alimento, o consumo regular de ovo evita problemas nos dentes e nas gengivas.


10 – Previne o câncer

Por conter antioxidantes, diversos tipos de vitaminas e de minerais, o consumo de ovo está associado à prevenção do câncer, combatendo os radicais livres responsáveis por causar os danos celulares que acarretam a formação dos tumores.

11 – Inibe os efeitos do envelhecimento

Graças também aos antioxidantes presentes no ovo, ele favorece a saúde da pele e dos cabelos, inibindo diversos efeitos do envelhecimento, tais como rugas, ressecamento da pele, queda capilar, linhas de expressão etc.

12 – Alivia sintomas depressivos

Esse é um dos benefícios do ovo para saúde menos conhecidos. Por conter excelente quantidade de triptofano, ao ingerir esse alimento o organismo aumenta os níveis de serotonina, hormônio que melhora o humor e naturalmente alivia sintomas de depressão, ansiedade, irritação etc.

13 – Previne o Alzheimer

A colina e os antioxidantes presentes no ovo contribuem para a prevenção do Alzheimer, uma doença degenerativa que afeta inúmeras pessoas pelo mundo. O motivo desse benefício é que esse alimento melhora as funções cerebrais, sobretudo a memória, inibindo a ação dos radicais livres.

14 – Previne o diabetes

De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Finlândia Oriental, as substâncias anti-inflamatórias contidas no ovo inibem a absorção da glicose, atuando na prevenção e controle do diabetes. Desse modo, pessoas que consomem 4 ovos por semana são menos suscetíveis ao diabetes.

15 – Evita problemas no feto


O consumo regular de ovo é especialmente indicado no caso das gestantes, já que por ser rico em nutrientes, esse alimento evita os riscos de má formação fetal e também contribui para a saúde da mãe, reduzindo os riscos de anemia e carências nutricionais que podem ocorrer durante a gravidez.

Qual a maneira mais saudável de consumir ovos?

benefícios do ovo para saúde

Para usufruir de todos os benefícios do ovo para saúde, é indispensável que ele seja cozido ou preparado com pouquíssimo óleo. Em hipótese alguma os ovos devem ser consumidos fritos, com bacon, presunto ou alimentos gordurosos, já que isso torna esse alimento altamente prejudicial ao organismo. Alguns exemplos de receitas saudáveis com ovos são:

  • Omelete com queijo branco, tomate e manjericão;
  • Ovos cozidos com um fio de azeite de oliva extravirgem, sal e pimenta-do-reino;
  • Omelete de clara de ovos com brócolis e queijo branco;
  • Ovos misturados com legumes e assados no forno;
  • Omelete com espinafre;
  • Ovos mexidos com ricota e peito de peru;
  • Ovo mexido com abobrinha;
  • Ovos mexidos servidos com requeijão light e torradas integrais;
  • Tapioca recheada com claras de ovos mexidos e legumes;
  • Ovo cozido misturado com salada de legumes e folhas.

Devido a todos os benefícios do ovo para saúde, esse alimento é imprescindível para pessoas de todas as idades, oferecendo alto poder nutritivo, disposição para o dia a dia e prevenção natural de diversas doenças. Para potencializar os efeitos benéficos desse alimento o ideal é manter um cardápio rico em legumes, frutas, verduras e cereais integrais.

Imagens: sportlife.com.br / docsopinion.com

 


Continue lendo sobre saúde natural: