Buchinha do Norte – Benefícios, Contraindicações e Efeitos colaterais

A buchinha do Norte é uma trepadeira da família das Cucurbitáceas, seu nome científico é Lufta Operculata, também conhecida pelos populares como bucha dos paulistas, bucha dos pescadores, abobrinha do norte, abobrinha do mato, cabacinha, bucha dos caçadores, purga de alope, endoço, capa de bode, buchinha do nordeste, cabacinha, bucha do norte e purga de João Pais.

Essa planta de caule com 5 ângulos é nativa do Brasil, é cultivada em lugares com clima quente e apresenta propriedades que ajudam pessoas com problemas respiratórios como renite, sinusite e bronquite. Para aproveitar os benefícios da planta são utilizadas apenas o fruto seco.

Nesse artigo, vamos abordar sobre os benefícios, modo de usar, efeitos colaterais e contraindicações.

buchinha-do-norte

Benefícios da Buchinha do Norte

Com a buchinha do norte não são preparados chás para consumo interno, apenas para uso externo (em inalações com vapor e gotas), pois a planta é extremamente tóxica, por isso, é utilizada somente sob infusão, sem ferver as folhas e o caule. Confira os benefícios dessa planta para a saúde:

Publicidade
Publicidade

1- Buchinha do Norte para Renite, Sinusite e Bronquite

Essas são 3 doenças respiratórias que se diferem uma da outra. No entanto, a buchinha do norte pode aliviar os sintomas de cada uma delas. Saiba diferenciar esses problemas.

1.1- Renite alérgica: Inflamação das mucosas dada pela reação alérgica do organismo em relação as partículas inaladas que são tidas como agentes estranhos. Essas substâncias alérgicas podem ser fumaça, produtos químicos, poeira, pólen, perfumes, cremes, picadas de insetos, entre outros.

Quando o nariz identifica a entrada desses alérgenos o organismo responde de uma forma exagerada a presença dessas substâncias, mesmo que elas não façam mal nenhum ao organismo, mas o sistema autoimune não entende dessa maneira, ele reage como se fosse uma ameaça fazendo com que a pessoa apresente coriza, espiro, obstrução nasal e muita coceira no nariz.

1.2- Sinusite: Inflamação das mucosas dos seios face oriundos de uma infecção ou quadro alérgico que impede a drenagem da secreção nesse local. A sinusite pode ser provocada pelo vírus influenza e desenvolve bactérias que ficam nas secreções, semelhantes a quadros alérgicos.

Os sintomas geralmente são dores fortes de cabeça (localizadas mais na fronte), secreção nasal, sensação de aperto e peso na face, nariz, maças do rosto e testa. Quando essas regiões são apalpadas, elas doem.

1.3- Bronquite: Inflamação dos brônquios causada pelo acúmulo de secreção derivada de uma alergia respiratória. A bronquite pode ser classificada como asmática, alérgica ou crônica a apresentam os sintomas de tosse, catarro, falta de ar, barulho na respiração, febre, cansaço, falta de apetite, entre outros.

Para esses três quadros de problemas respiratórios a buchinha do norte apresenta benefícios devido suas propriedades expectorante, adstringente e anti séptica quando utilizada de forma correta.

2- Buchinha do Norte para Herpes

Herpes é um vírus muito comum que geralmente as pessoas tem contato ainda na infância, mas ele se devolve anos depois, pois fica incubado no corpo, por isso, ele pode se desenvolver na boca ou nos órgãos genitais. Coceira, bolhas avermelhadas com secreção são os sintomas mais comuns da doença.

Publicidade
Publicidade

A ação anti-herpética da buchinha pode ajudar a amenizar os sintomas. Nesse caso, deve se utilizar o preparo para lavar as feridas.

Outras condições de saúde também podem ser tratadas com a buchinha do norte, como: amenorréia, feridas, hidropisia, clorose, hematomas, ameba, aciste, entre outros. É importante lembrar que em nenhuma dessas situações o preparo com essa planta pode ser ingerido.

Como Usar a Buchinha do Norte

1- Gotas Nasais para Problemas Respiratórios

Ingredientes

  • 1 buchinha do norte
  • 1 colher de café de sal
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

1- Adicione a colher de sal em uma xícara de água;

2- Descasque a buchinha do norte e divida ela em 4 partes de aproximadamente 2 cm cada uma;

3- Coloque um pedaço na xícara com água, deixe de molho por 5 dias;

4- Coe e utilize esse preparo para pingar 2 gotas no nariz pela manhã e pela noite;

5- Deixe escorrer naturalmente;

DICA: Esse mesmo preparo pode ser utilizado para passar nas feridas causadas pela herpes.

2- Inalação com a Buchinha do Norte

Ingredientes

  • 250 ml de água
  • 1 buchinha do norte seca

Modo de preparo

1- Descasque a planta e coloque em uma panela com água;

2- Leve ao fogo até ferver;

3- Desligue e inale o vapor;

4- Não ingerir o chá.

A buchinha do norte é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, mercados, empórios, farmácias e armazéns.

Efeitos Colaterais

A buchinha do norte NÃO pode ser utilizada para consumo interno, pois pode causar intoxicação náuseas e vômitos. Pesquisas apontam que esse preparo quando ingerido pode provocar abortos.

Mesmo inalando, se for mal administrado podem ocorrer efeitos adversos como hemorragias nasais, irritação da mucosa, náuseas, vômitos, cólicas e diarréias.

Em casos de intoxicação pela buchinha do norte, os primeiros sintomas começam a sinalizar após 24 horas de utilização. Por isso, utilize a planta com parcimônia e busque ajuda médica emergencial se isso ocorrer.

Contraindicações

A buchinha do norte é contra indicada para crianças, gestantes e lactantes.

Pessoas que possuem algum problema de saúde devem consultar um médico antes da utilização da planta. O uso de remédios caseiros não substitui o tratamento indicado por um profissional da área da saúde, é preciso tomar muito cuidado com automedicação, mesmo quando se trata de plantas naturais, pois podem mascarar problemas sérios de saúde.

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


13 + 1 =