14 Benefícios da fruta cajá manga – Emagrece? Dicas e Como Consumir

A fruta cajá manga, reconhecida por seu sabor refrescante, é muito comum sobretudo na região nordeste, sendo uma das mais populares no Brasil. O que poucas pessoas sabem é a quantidade de benefícios que ela oferece para a saúde e como usufruir ao máximo de todos eles. Quer saber mais sobre essa fruta?

caja-manga

14 Benefícios da fruta cajá manga

1 – Previne e ajuda a tratar anemia

O ferro estimula a produção de hemoglobina e mioglobina, substâncias essenciais para a saúde sanguínea.

Por ser rica em ferro, essa fruta é tida como uma grande aliada na prevenção e combate da anemia, uma doença que afeta principalmente crianças, gestantes e idosos.

2 – Melhora o sistema imunológico

A cajá manga possui excelente quantidade de vitaminas (A, B e C), minerais e fibras – a combinação perfeita para fortalecer as defesas naturais do organismo.

Publicidade

Desse modo, ao consumir essa fruta regularmente, o corpo fica resistente às gripes, resfriados, infecções, dores de garganta, candidíase, viroses etc.

3 – Favorece a saúde do coração

Em razão dos antioxidantes presentes nessa fruta, entre os benefícios da fruta cajá manga destaca-se a diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL), principal vilão da saúde cardiovascular.

Com isso, além de serem reduzidos os níveis de infarto também é possível evitar o AVC – Acidente Vascular Cerebral e tromboses.

4 – Ajuda a emagrecer

Além de essa fruta praticamente não conter gorduras, ela possui grande concentração de fibras, substância que favorece a saciedade e ajuda a eliminar o excesso de gordura e açúcar presente na corrente sanguínea.

5 – Melhora a saúde de ossos e dentes

Por conta da quantidade de cálcio e vitamina A presente nessa fruta, ela é de grande ajuda para o desenvolvimento e saúde de ossos e dentes, sendo recomendada para crianças e pessoas predispostas a terem osteoporose.

Publicidade

A vitamina C presente nessa fruta estimula a produção de colágeno, elemento crucial para garantir a saúde da cartilagem óssea.

6 – Alivia os sintomas da TPM

A combinação de nutrientes dessa fruta ajuda também no equilíbrio hormonal, favorecendo o humor e diminuindo naturalmente os sintomas da TPM (irritação, dor de cabeça, tontura etc.).

7 – Promove o bom funcionamento do sistema nervoso

Esse benefício da fruta cajá manga deve-se aos bons níveis de vitamina B presentes nela. Esse nutriente é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, aliviando sintomas relacionados à depressão, estresse e até mesmo evita a ocorrência de doenças degenerativas.

8 – Favorece a saúde muscular

Rica em fósforo, essa fruta estimula o ganho de massa muscular e também combate a fadiga típica após treinos intensos, sendo muito recomendada para atletas ou pessoas que praticam atividade física de alto impacto.

9 – Retarda os efeitos do envelhecimento

Por conter uma grande quantidade de antioxidantes, essa fruta inibe os efeitos típicos do envelhecimento, tais como rugas, manchas, linhas de expressão, ressecamento, queda capilar etc.

Esse efeito é possível porque os antioxidantes atuam no combate aos radicais livres responsáveis por causar as alterações celulares que acarretam o envelhecimento.

Embora esses efeitos sejam inevitáveis com o tempo, uma dieta rica em antioxidantes ajuda a retardá-los consideravelmente.

11 – Melhora a visão

A vitamina A é essencial para a visão, evitando problemas como cegueira noturna, catarata, glaucoma etc.

A fruta cajá manga possui grande quantidade dessa vitamina, sendo recomendada para prevenir e tratar problemas oculares.

caja-manga-beneficios

12 – Regula o intestino

Em virtude das fibras, essa fruta é de grande ajuda para o bom funcionamento do intestino, evitando gases, constipação, obstruções intestinais e até mesmo problemas mais graves como infecções e câncer de cólon ou intestino.

13 – Previne o câncer

Os antioxidantes presentes nessa fruta – especialmente a vitamina C – reduzem consideravelmente os riscos de câncer, combatendo os radicais livres e demais agentes responsáveis pela ocorrência de tumores.

14 – Alivia o cansaço físico e mental

A combinação de minerais e vitaminas dessa fruta alivia consideravelmente o cansaço físico e mental, sendo essa fruta recomendada para estudantes e profissionais que lidam com situações estressantes com certa frequência.

Como usufruir dos benefícios da fruta cajá manga?

Embora essa fruta seja mais comum no nordeste do Brasil, em outras regiões ela pode ser encontrada em grandes supermercados, mercados municipais e em feiras livres.

A melhor forma de usufruir dos benefícios dessa fruta é ingeri-la in natura ou em sucos.

Receita de suco de fruta cajá manga

Ingredientes

  • 3 unidades da fruta cajá manga;
  • 300ml de água gelada;
  • Açúcar a gosto (recomenda-se utilizar pouco);
  • Gelo a gosto.

Preparo

  • Lavar bem as unidades de cajás manga e descascá-las;
  • Extrair somente a polpa da fruta (sem semente);
  • No liquidificador, bater a polpa junto com a água por 30 segundos e coar;
  • Colocar o líquido obtido novamente no liquidificador junto com o açúcar e o gelo. Bater por alguns segundos e beber logo em seguida, enquanto o suco estiver fresco.

Por ser bastante refrescante, esse suco consiste numa excelente opção para o verão, sendo recomendado ingeri-lo 3 vezes durante a semana, sobretudo para quem deseja emagrecer.

Essa fruta também pode ser utilizada no preparo de drinks e vitaminas com leite.

Algumas curiosidades sobre a fruta cajá manga

  • Popularmente, essa fruta também é conhecida como: cajá, cajarana, cajá-anão e taperebá-do-sertão;
  • Embora seja bastante comum no Brasil, a cajá manga tem suas origens na Oceania;
  • O sabor dessa fruta harmoniza o agridoce e o ácido, sendo predominantemente refrescante;
  • A cajá manga é bastante utilizada na fabricação de sorvetes e licores;
  • No Brasil, o estado da Bahia se destaca por ser o maior produtor dessa fruta, sendo que em todo território baiano, ela é facilmente encontrada em feiras, supermercados, rodovias etc.

Para potencializar os efeitos benéficos da cajá manga, é essencial ter uma dieta nutritiva, rica em outras frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

Além disso, é essencial evitar ao máximo o consumo de alimentos industrializados, priorizando o consumo de vegetais orgânicos (sem adição de agrotóxicos).

Por conter grande quantidade de fibras, ao ingerir a fruta cajá manga ou seu suco, é indispensável beber 2 litros de água diariamente, favorecendo o bom funcionamento do intestino e o emagrecimento.

Imagens:  focoemvidasaudavel.com.br      portalsaudenoar.com.br

Publicidade

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


um + 5 =