Canela – Benefícios, Para Que Serve e Contra-indicações

canela é uma das especiarias mais antigas do mundo sendo obtida da parte interna da casca do tronco da árvore nativa do Sri Lanka onde foi encontrada há milhares de anos.

É bastante utilizada na culinária como condimento e aromatizante e muito associada a bolos, bebidas e sobremesas em geral.

Tem ação anti-inflamatória, antimicrobiana e está sendo atenciosamente estudada quanto à prevenção e controle do diabetes e a outras doenças. Venha conhecer os benefícios.

 

10 benefícios da canela: Para Que Serve?

canela é um alimento muito nutritivo por ser fonte de ferro, de cálcio, fibras e de manganês. Além de ser um alimento nutritivo, ela também é um eficiente antioxidante que favorece vários benefícios para a saúde e por isso é um dos “alimentos saudáveis” que se deve incluir numa rica dieta alimentar. Com relação aos benefícios, seguem os que mais se destacam quanto ao consumo regular da canela:

Publicidade

1 – Diminui o colesterol

Sempre de acordo com estudos, o consumo de apenas 1/2 colher de chá de canela por dia pode reduzir o colesterol LDL, o mau colesterol. E essa quantidade pode ser consumida de muitas maneiras, com iogurte, chá, água, frutas, nos vários tipos de culinária ou da própria preferência.

2 – Regulação do açúcar no sangue

A canela pode ter um efeito regulador sobre o açúcar no sangue, tornando-se especialmente benéfica para as pessoas com diabetes do tipo 2.

O uso desta especiaria ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, no entanto, não se deve abandonar os medicamentos para o controle do diabetes.

3 – Ajuda contra infecções

A canela, por meio de vários estudos comprovados, mostrou uma notável capacidade de combate a infecções fúngicas resistentes à medicação.

4 – Prevenção do câncer

A canela tem demonstrado ação combativa às células cancerígenas, inibindo as vias de inflamação e de crescimento tumoral, com efeito também na redução dos tumores já existentes.

Os tipos de câncer mais estudados com relação ao consumo de canela são o colorretal, o de pulmão e o câncer de mama.

5 – Ação anticoagulante

A canela também tem efeito anticoagulante no sangue. Um composto encontrado na canela chamado cinamaldeídofoi muito estudado e verificou-se uma capacidade anticoagulante muito forte.

6 – ção antibacteriana

A canela quando adicionada aos alimentos, inibe o crescimento de bactérias e deterioração dos alimentos, tornando-se um poderoso conservante natural.

Publicidade

O consumo regular de canela também diminui a propensão de desenvolver infecções urinárias, sendo esta especiaria considerada um diurético natural. Ela ainda apresenta resultados consideráveis contra a candidíase.

7 – Auxilia na digestão

A canela pode e deve ser acrescentada às refeições. É muito eficaz contra a indigestão, vômito, mal-estar estomacal, náusea e diarreia. Também ajuda a eliminar gases do estômago e intestinos, ou seja, é um recomendável tônico digestivo.

8 – Antiestresse

Ajuda a diminuir a fadiga e melhora o estado de ânimo, pois a canela possui componentes que aumentam a resistência ao estresse.

9 – Antioxidantes

Os antioxidantes exercem a função de proteger o corpo dos radicais livres. E os polifenóis, poderosos antioxidantes, estão presentes na canela. Sua força antioxidante é tão significativa que lhe permite ser utilizada como um conservante natural de alimentos.

10 – Efeito emagrecedor

A canela possui benefícios para quem deseja emagrecer. Seu efeito termogênico promove o aumento da temperatura do corpo, facilitando a queima de gorduras. Ela também contribui para a percepção da saciedade, eliminando a vontade de comer doces.

Outra característica da canela é que ela melhora o contato íntimo porque é afrodisíaca e age na circulação sanguínea, aumentando a sensibilidade e o prazer, o que também favorece o contato sexual.

 

Como consumir a canela?

Esta especiaria pode ser usada como planta medicinal, além de alimento e condimento, porque possui propriedades que melhoram a saúde.

As partes utilizadas da canela são a sua casca, encontrada nos supermercados em forma de pau de canela, e o seu óleo essencial, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Outra maneira bem comum de utilizar a canela é polvilhá-la em sobremesas, cremes, mousses e mingaus tendo assim todos os benefícios da canela em pó e maior percepção do seu aroma adocicado e saboroso.

Ainda em chás, bolos, biscoitos, banana amassada ou ao forno, no chocolate quente, no cappuccino, inclusive para adoçar leite, café, sucos e vitaminas; de fato, a canela possui um sabor marcante que se realça no alimento. Uma forma bastante popular de aproveitar os benefícios da desta especiaria é tomar o seu chá.

Receita do chá de gengibre com canela

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 5 pequenos pedaços de gengibre;
  • 1 porção, ou seja, 3 paus de canela.

Modo de preparo: 

  • Misture os ingredientes acima, leve ao fogo e aguarde a fervura (de 5 a 12 minutos);
  • Apague o fogo e coe;
  • Leve a bebida à geladeira.

O consumo não deve exceder 3 xícaras diárias, pois altas quantidades de canela podem ser tóxicas. Gestantes não devem consumir o chá de canela, pois ele pode ter efeito abortivo.

Bolo de liquidificador de maçã com canela

Serve: 8 pessoas

Ingredientes 

  • 4 ovos;
  • 1 copo (americano) de óleo;
  • 2 copos (americanos) de açúcar;
  • 3 maçãs com casca e sem sementes;
  • 2 copos (americanos) de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de fermento;
  • Canela a gosto.

Modo de preparo

Preparo: 50 minutos

  • No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o açúcar e a maçã até formar uma massa cremosa;
  • Em uma tigela, adicione a farinha e o fermento e misture bem. Em seguida, jogue a massa do liquidificador e volte a misturar;
  • Unte uma forma da sua preferência e leve ao forno preaquecido a 100 graus;
  • Deixe assar por aproximadamente 20 minutos na temperatura de 100 graus e depois aumente para 180;
  • Polvilhe a canela a gosto após retirar do forno e espere esfriar para desenformar.

A especiaria também vai muito bem em receitas salgadas, para quem gosta de um sabor exótico, ela pode ser colocada em sopas, no arroz e em verduras. Sem dúvida, a canela sempre deixa um notável aroma e sabor no prato no qual é utilizada.

 

Contra-indicações da Canela

  • Não deve ser consumida juntamente com anticoagulantes alopáticos
  • Se você possui intestino irritável ou úlceras consulte seu médico antes de consumir.
  • Caso tenha insônia, não consuma de noite, pois pode interferir em seu sono.
  • Se você estiver grávida, evite consumir chá de canela, pois pode interferir na gestação.

 

Fonte (em inglês): 1, 2

Imagem: authoritynutrition.com; noblepig.com

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*