16 Benefícios do Capim Cidreira – Contraindicações e Como Consumir

O capim cidreira consiste em uma das plantas mais consumidas (e conhecidas) no Brasil, sendo sinônimo de relaxamento e noites de sono revigorante.

Entretanto, essa planta oferece muitos outros benefícios para a saúde. Confira todos eles!

capim-cidreira

16 Benefícios do capim cidreira

1 – Emagrece

Embora poucas pessoas saibam disso, o consumo regular dessa erva é de grande ajuda para o emagrecimento. Esse efeito é possível graças a uma substância chamada de citral e aos minerais contidos nessa planta, grandes responsáveis por inibir a absorção de gordura pelo corpo.


2 – Excelente para o sistema imunológico

Além da benéfica ação anti-inflamatória dessa planta, a combinação de vitaminas (A, B1, B2, B3, B5, B6 e C) e minerais (potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, ferro, cobre e zinco) é perfeita para aumentar as defesas naturais do organismo, tornando-o resistente a inúmeras doenças.

3 – Aumenta o bom colesterol (HDL)

Por favorecer a circulação, diminuir o colesterol ruim (LDL) e reduzir os níveis de lipídios e triglicerídeos do sangue, o consumo de capim cidreira aumenta as taxas do colesterol bom (HDL), fator de suma importância para a saúde cardiovascular.

4 – Previne e combate o câncer

Além de atuar na prevenção do câncer, contribuindo para o bom funcionamento das células, graças ao citral presente nessa planta, ela é capaz de inibir o crescimento de células cancerígenas principalmente no fígado e nas mamas, evitando as metástases da doença.

5 – Desintoxica o corpo

Rica em propriedades diuréticas, essa planta favorece o funcionamento dos rins e do fígado, diminuindo também as taxas de ácido úrico, muitas vezes, responsáveis pela formação de pedras nos rins.

Esse efeito diurético contribui para combater o inchaço corporal causado pela retenção de líquidos, especialmente na região do abdômen (que muitas vezes é confundida com excesso de peso).


6 – Sono revigorante

Este é, sem dúvida, um dos benefícios mais conhecidos do capim cidreira. Rico em substâncias naturalmente calmantes, relaxantes e sedativas, essa planta favorece o bem-estar físico e mental ideal para uma refazedora noite de sono.

Por essa razão, é recomendado ingerir o chá dessa planta 30 minutos antes de dormir, preferencialmente adoçado com mel.


Por conta das substâncias relaxantes, o óleo essencial de capim cidreira é muito utilizado em sessões de aromaterapia para tratamento complementar de doenças físicas e emocionais.

7 – Diminui a febre

Durante episódios de febre, o consumo dessa planta estimula a transpiração e desintoxicação do organismo, ajudando naturalmente na diminuição da febre.

Esse benefício é bastante conhecido pela Medicina Ayurvédica, conhecimentos milenares que vêm se tornando cada vez mais conhecidos no ocidente.

8 – Trata problemas respiratórios

Rica em vitamina C e demais nutrientes benéficos ao sistema respiratório, essa planta ajuda no tratamento de problemas respiratórios como tosse, resfriados, gripes, constipação nasal, bronquite e até mesmo asma.

9 – Funciona como antisséptico natural

Graças às propriedades antimicrobianas e antifúngicas, essa planta funciona como um antisséptico natural, combatendo naturalmente micoses, feridas, infecções urinárias e candidíase.

Além disso, a infusão e óleo essencial diluído dessa planta ajudam na cicatrização de feridas.

10 – Alivia o estresse

As propriedades terapêuticas dessa planta consistem em grandes aliadas no alívio dos sintomas de estresse, ansiedade e depressão em níveis leves sendo que, além do sono revigorante, ela estimula a sensação de bem-estar mental.

11 – Alivia dor de cabeça e enxaqueca

Em razão das propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, vasodilatadoras e relaxantes dessa planta, ela auxilia no alívio de dores de cabeça e enxaqueca muitas vezes ocasionadas por longos períodos de estresse.

cha

12 – Diminui dores musculares

Também em virtude das substâncias analgésicas e anti-inflamatórias, essa planta atua na diminuição de dores musculares causadas geralmente por intenso esforço físico, lesões, problemas de coluna, cãibras etc.

13 – Melhora o sistema nervoso

O capim cidreira funciona como um excelente tônico para o sistema nervoso central, estimulando o bom funcionamento das funções cognitivas, combatendo convulsões, diminuindo tonturas e prevenindo até mesmo doenças mais graves como Alzheimer e Parkinson.

14 – Controla o diabetes

O citral presente nessa planta favorece a manutenção dos níveis de insulina na corrente sanguínea, fator fundamental para equilibrar naturalmente os níveis de glicose, prevenindo e controlando o diabetes.

15 – Alivia dores reumáticas

Graças às substâncias anti-inflamatórias, analgésicas e aos minerais e vitaminas presentes nessa planta, ela alivia a dor e o inchaço nas articulações típicos das doenças reumáticas como artrite, gota, artrose etc.

16 – Rejuvenesce a pele

Além de proporcionar diversos benefícios para a saúde, essa planta também ajuda a cuidar da beleza, principalmente da pele, promovendo:

  • Limpeza dos poros, removendo as toxinas acumuladas no dia a dia, tais como poluição, poeira etc.;
  • Diminui a oleosidade, prevenindo naturalmente a ocorrência de cravos, espinhas, rosácea etc.;
  • Tonifica a pele, melhorando a elasticidade e evitando problemas como rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas.

Como consumir capim cidreira?

Para usufruir dos benefícios dessa planta, é possível consumi-la basicamente das seguintes maneiras:

  • No preparo de chá;
  • Para aromatizar ambientes (fazendo uso do óleo essencial de capim cidreira);
  • Banhos e massagens relaxantes (diluindo o óleo essencial em óleos vegetais ou em cremes de base neutra).

Obs.: nas sessões de aromaterapia é possível fazer tratamentos completos com o uso desse óleo essencial, sendo ele na maioria das vezes inalado por meio de técnicas especiais ou utilizado para massagens terapêuticas.

Contraindicações do óleo essencial de capim cidreira

Embora esse óleo forneça diversos benefícios para a saúde e a beleza, ele não é indicado para:

  • Gestantes;
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando).

Como potencializar os benefícios do chá ou óleo essencial de capim cidreira?

Paralelo ao consumo dessa planta, é essencial adotar uma alimentação nutritiva, priorizando o consumo de verduras, frutas e legumes preferencialmente orgânicos (sem adição de agrotóxicos).


Os alimentos industrializados geralmente contêm grandes quantidades de conservantes, acidulantes, corantes e demais substâncias que intoxicam o organismo.

Por isso, é necessário reduzir ao máximo o consumo de alimentos industrializados e buscar beber 2 litros de água por dia. Essas são condições fundamentais para ganhar saúde e longevidade.

Com todos esses benefícios do capim cidreira, fica fácil entender por que essa planta é uma das mais consumidas no Brasil e no mundo.

Imagens:   chasbrasil.com        amigasemulheres.com.br


Continue lendo sobre saúde natural: