Cardamomo – 8 Benefícios, Como Usar e Efeitos Colaterais

Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas o cardamomo, apesar de pouco conhecido no Brasil, é uma especiaria usada na culinária e na medicina tradicional asiática. A erva é da mesma família do gengibre e na antiguidade era utilizada pelo os egípcios no combate ao mau hálito e para a limpeza dos dentes.

O cardamomo é uma erva aromática e pertence à família Zingiberaceae.  A especiaria é considerada uma das mais caras do mundo e normalmente se apresenta em duas cores – preto e verde.

Rico em carboidratos e fibras alimentares, além de gorduras e minerais: como o sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio e vitaminas A, B e C, o cardamomo tem efeito diurético, expectorante, laxante, antisséptico e descongestionante.

 

cardamomo-benefícios

 

8 Benefícios do Cardamomo

Seu consumo facilita a digestão e, com isso auxilia na produção de saliva, que ajuda na desintegração adequada de partículas de alimento. As fibras alimentares ajudam no movimento intestinal e regulam o intestino, evitando a constipação.

Publicidade

Através dos óleos presentes na semente, é possível prevenir o inchaço e os gases. E, por último, quando falamos sobre os benefícios do cardamomo para sistema digestivo, é a cura de úlceras estomacais e as propriedades antibacterianas contra o Helicobacter pylori, bactéria responsável pela grande maioria dos problemas estomacais.

Confira outros benefícios da semente que é uma grande aliada do bom funcionamento do organismo.

1- Higiene Oral

Na prevenção de problemas dentários, o cardamomo pode ser utilizado, através da sua semente para evitar a halitose. Além da prevenção da dor de dente e, o seu óleo para manter as gengivas e dentes saudáveis

2- Cabelos

No combate a caspa, a especiaria nutre o couro cabeludo, mantendo-o hidratado, além de tornar os fios mais brilhantes e fortalecer as raízes do cabelo.

3- Perda de peso

Devido as fibras alimentares presentes na semente, o cardamomo produz sensação de saciedade, auxiliando no processo digestivo e aumentando o funcionamento do metabolismo.

4- Afrodisíaco Natural

O cardamomo é um grande aliado para problemas de disfunção erétil e perda de libido. Já que o seu consumo aumenta a circulação do sangue no corpo e devido as suas propriedades: borneol, cânfora e eucaliptol de cardamomo.

5- Prevenção do câncer

O Cardamomo é um alimento anticancerígeno. O seu consumo ajuda a restringir o metabolismo de células do câncer no corpo. Rico em fitoquímicos nomeadamente IC3 (indol-3-carbinol) e DIM (diindolylmethane) em sua composição, o cardamomo é indicado no combate ao Câncer de Mama, da próstata e do ovário.

Além disso, Pesquisadores descobriram que ela semente auxilia no aumento da glutationa, um antioxidante presente no organismo.

Publicidade

6- Redução da Pressão Arterial

É rico também em fibras e potássio, que podem ajudar na manutenção do nível de pressão arterial. Além disso, a especiaria contribui na diminuição do sódio no organismo.

7- Benefícios para Pele

Essa erva é rica em nutrientes e fonte de vitaminas, além de oxidantes e óleos voláteis. A semente auxilia na redução de radicais livres, que por sua vez são responsáveis por retardar as rugas e o envelhecimento precoce. A vitamina C presente, ajuda a manter a pele saudável e macia.

Outro benefício é combate à acne e manchas, devido as suas propriedades anti-inflamatórias, além de propriedades que combatem as alergias da pele.

8- Cardamomo para gripe

A erva pode ser consumida quando uma pessoa está com frio, bronquite, asma e tosse. Este tempero forte tem um efeito calmante, além de expectorante, ajudando a liberar o catarro e, portanto, no descongestionamento do nariz entupido e garganta.

Além desses benefícios, ainda pode auxiliar nos tratamentos de depressão, ou para aqueles dias de muito estresse e mau-humor. Para evitar o aparecimento de cálculos biliares e renais, o cardamomo é um ótimo diurético natural.

Na área da beleza, os óleos presentes no cardamomo podem ser considerados um hidratante natural, experimente usar nos lábios.

Como Usar o Cardamomo?

É aconselhável o uso de até 3 sementes secas de cardamomo, trituradas, para cada xícara de água. Ferva por 10 minutos e deixe em infusão. A bebida deve ser ingerida após as refeições. Também se pode preparar uma bebida, em 01 litro de vinho com 20 sementes de cardamomo, com duração de 15 dias. Beba um cálice após as principais refeições.

Outra maneira de se usar, é misturá-lo ao café (uma semente da erva na sua xícara de café quente vai aromatizá-lo e, ao mesmo tempo, facilitar a digestão e neutralizar os impactos da cafeína no organismo. Assim, para quem sofre de pressão arterial elevada, a bebida está liberada.

Caso queira adicionar outras ervas, o cardamomo combina com camomila, canela, erva-doce e gengibre.

O chá de Cardamomo com mel é uma opção maravilhosa durante o inverno e podem auxiliar no alívio de dores de cabeça, além de ser um ótimo calmante natural.

Efeitos Colaterais

 O uso dessa erva não é indicado para pessoas com hipersensibilidade a qualquer dos seus componentes, durante a gravidez, lactação ou na presença de doença de úlcera gastrointestinal ou gastrite em forma aguda.

Caso utilize essa erva para perda de peso, lembre-se que a quantidade deve ser limitada. Caso contrário, quando combinado com outros alimentos só irá contribuir para o ganho dos quilinhos a mais. Uma vez que, a semente possui cerca de 300 calorias por 100 gramas do seu consumo. O seu uso em excesso pode causar náuseas e vômitos.

Cardamomo na Culinária

Existem três tipos de cardamomo: verde, preto e branco. Na culinária, o cardamomo verde é utilizado para acompanhar pratos com carne e peixe, já o branco, para se obter um aroma às sobremesas e o verde, como um tempero para outros pratos.

Devido ao seu aroma e sabor picante, essa erva que pertence a mesma família do gengibre, pode ser substituído na cozinha, por uma mistura de canela e óleo de noz moscada, já para os pratos de carne, o curry e a raíz de gengibre são ótimas opções para substituir o tempero.

Agora, que já conhece os inúmeros benefícios dessa erva e a importância do tempero na culinária, não deixe de experimentá-lo.

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*