Carqueja – Benefícios, para que serve e quais Contra-indicações

Sendo uma planta bastante comum na América Latina, a carqueja consiste numa das ervas mais utilizadas no preparo de chás para os mais variados tipos de doenças.

Para conhecer todos os benefícios que ela oferece para a saúde e quais as melhores maneiras de consumi-la, basta conferir esse artigo.

O que é Carqueja?

A carqueja é erva muito comum no Brasil que é consumida devido as suas propriedades medicinais,  particularmente por auxiliar na digestão.

 

Benefícios da carqueja

1 – Auxilia na digestão

Por conter substâncias que protegem o estômago e que inibem as secreções gástricas, esta planta está relacionada à prevenção de úlceras, gastrite e demais desconfortos gastrointestinais.

2 – Previne o diabetes

Pelo fato de a carqueja inibir a absorção dos carboidratos pelo organismo, esta planta é considerada uma importante aliada no combate ao diabetes, já que o carboidrato em excesso acaba se transformando em açúcar, elevando os níveis glicêmicos no sangue.

3 – Protege o fígado

As substâncias contidas nesta planta, conhecidas como flavonoides, exercem um papel fundamental para proteger o fígado.

Dessa forma, o consumo de carqueja é bastante utilizado em auxílio ao tratamento de doenças hepáticas, já que o chá desta planta promove a desintoxicação deste importante órgão do corpo.

4 – Desintoxica o organismo

Além de desintoxicar o fígado, a carqueja contribui para a desintoxicação do organismo como um todo. Esta planta, por ser rica em flavonoides responsáveis por combater os radicais livres prejudiciais ao organismo, inibem o processo de envelhecimento, protegem as células cerebrais e também auxiliam na circulação do sangue.

5 – Combate inflamações

Por ser rica em propriedades anti-inflamatórias, esta planta age também no combate aos diversos processos inflamatórios do organismo. Por este motivo, a carqueja é muito indicada para auxiliar no tratamento de faringite e amigdalite.

6 – Ajuda no emagrecimento

Poucas pessoas sabem disso, mas outro dos importantes benefícios oferecidos pela carqueja trata-se de ela auxiliar no processo de emagrecimento. O motivo disso é que esta planta possui efeitos diuréticos e também contribui para acelerar o metabolismo.

Dessa forma, ao consumi-la, o organismo naturalmente combaterá a retenção de líquidos e também conseguirá queimar as gorduras em excesso com muito mais rapidez. O chá de carqueja também contribui para equilibrar o apetite, evitando a chamada “fome fora de hora.”

7 – Evita pedras nos rins

Também devido às suas propriedades diuréticas, o consumo regular do chá de carqueja inibe o aparecimento das temíveis pedras nos rins, assim como também favorece uma limpeza geral nesse órgão.

8 – Elimina vermes intestinais

As substâncias contidas nesta planta também contribuem para a eliminação natural dos vermes intestinais, promovendo um melhor funcionamento do intestino.

9 – Diminui o colesterol ruim

A carqueja é tida como uma eficaz combatente natural do colesterol ruim, o LDL. Graças às substâncias diuréticas contidas nesta planta, ela contribui para eliminar o excesso de gordura acumulado nas artérias, reduzindo naturalmente os níveis do colesterol prejudicial ao organismo.

10 – Combate asma e bronquite

Muitas pessoas não sabem disso, mas a carqueja também é considerada uma excelente aliada no combate à asma e à bronquite asmática.

Como fazer o chá de carqueja?

O chá é a maneira mais simples e natural de usufruir dos benefícios da carqueja. Para prepara-lo, basta:

  • 20g de folhas de carqueja (picadas);
  • 1 litro de água fervente.

Preparo

  • Adicionar as folhas de carqueja no recipiente com a água fervente;
  • Desligar o fogo, abafar a mistura e aguardar 10 minutos até que as propriedades da planta sejam bem absorvidas pela água;
  • Coar e beber logo na sequência.

Obs.: este chá também poderá ser armazenado na geladeira e ingerido durante o dia. Entretanto, o consumo dele não deve ultrapassar 24h a contar de quando a bebida foi preparada.

O recomendável é tomar este chá entre 4 e 6 vezes ao dia, atentando-se para manter os níveis glicêmicos controlados, já que o consumo deste chá irá diminuir as taxas de açúcar no sangue.

Efeitos colaterais do chá de carqueja

Embora a carqueja ofereça inúmeros benefícios para a saúde, ela apresenta alguns efeitos colaterais, que são:

  • Diminuição da pressão arterial (hipotensão/pressão baixa);
  • Quando consumida em exagero, pode causar intoxicação.

Contraindicações da carqueja

Embora a carqueja seja um medicamento 100% natural, ela apresenta algumas contraindicações, não sendo recomendada para:

  • Gestantes;
  • Mulheres que estejam amamentando;
  • Pessoas que sofrem de hipoglicemia;
  • Pessoas com diabete já controlado;
  • Pessoas hipertensas.

Curiosidades sobre a carqueja

  • A presença desta planta é mais comum em países tropicais, tais como: Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, Uruguai e Paraguai;
  • Aqui no Brasil, a carqueja é ainda mais comum na região dos Pampas Gaúchos, sendo inclusive muito utilizada na preparação do popular chimarrão;
  • Além de ter propriedades medicinais, a carqueja também é bastante usada para a aromatização de vinhos e licores;
  • A carqueja é considerada uma planta rústica, crescendo facilmente em quintais e terrenos baldios. Por este motivo, ela é facilmente confundida com ervas daninhas ou até mesmo com plantas invasivas;
  • Devido ao aspecto diferenciado desta planta, ela é também muito utilizada por paisagistas;
  • A carqueja também apresenta flores na cor branca ou amarela, sobretudo durante a primavera e o verão.

Todos esses benefícios e informações demonstram muito bem como na maioria das vezes a cura de inúmeras doenças encontra-se muito mais próxima do que imaginamos: na natureza.

A cada dia que passa, a ciência confirma cada vez mais os resultados proporcionados pelas plantas medicinais que exercem um papel fundamental para a saúde do organismo como um todo.

A importância de uma alimentação saudável

Obviamente, aliada ao consumo de carqueja e demais chás de plantas medicinais, é indispensável adotar uma alimentação saudável (preferencialmente com alimentos orgânicos), beber bastante água e praticar atividade física.

A combinação de todos esses fatores certamente podem proporcionar imensuráveis benefícios para o corpo, favorecendo o ganho de saúde e qualidade de vida.

Vale ressaltar que o consumo de chás e demais componentes oriundos das plantas medicinais em hipótese alguma eliminam a necessidade de consultar um médico regularmente e fazer todos os exames clínicos e laboratoriais exigidos.

Tanto a carqueja quanto as demais plantas medicinais disponibilizadas pela natureza oferecem efeitos muito eficazes, desde que utilizadas corretamente e sempre em conjunto com a mudança de hábitos.


Fontes (em inglês): 1, 2

Imagem: blogdalaje.wordpress.com; glicose.com.br


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*