Castanha de Baru – Quais benefícios ela oferece?

A castanha de baru, um fruto típico do cerrado brasileiro, é um dos itens que mais se destacam quanto aos recursos disponibilizados pela natureza no tratamento de diversas doenças. Para saber quais são os benefícios e de que modo essa castanha favorece a saúde, basta acompanhar nosso post.

Benefícios da castanha de baru

Previne o câncer

Pelo fato de esta castanha ser rica em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ela se apresenta como uma grande aliada na prevenção de uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo: o câncer.

Desse modo, a castanha de baru favorece a saúde das células, protegendo-as contra possíveis alterações responsáveis por ocasionar os tumores.

Reduz o colesterol

Graças aos altos níveis de ômega 6 e 9 presentes nesta castanha, ela é tida como uma forte combatente natural do LDL, o chamado colesterol ruim.

Publicidade
Publicidade

Além de diminuir os níveis desse grande inimigo da saúde do corpo, o consumo moderado e regular dessa castanha contribui para a absorção do colesterol bom (HDL), substância indispensável para o equilíbrio orgânico.

Combate a anemia

Devido à grande concentração de ferro contida nesta castanha, ela apresenta excelentes resultados no combate à anemia, uma doença que afeta sobretudo crianças e idosos.

Melhora o desempenho sexual

Popularmente, esta castanha chega a ser conhecida como o “Viagra do Cerrado.” Graças ao zinco presente na composição desta castanha, ela oferece bastante energia tanto para homens quanto para mulheres, estimulando também o desempenho sexual.

Ajuda a emagrecer

Desde que consumida com moderação, a castanha de baru é muito eficaz no processo de emagrecimento, já que ela é rica em ômega 9, uma substância responsável por diminuir o acúmulo de gordura no organismo, sobretudo na região abdominal.

Rejuvenesce a pele e os cabelos

Além dos muitos benefícios que esta castanha oferece para a saúde, ela também proporciona excelentes resultados para a beleza, contribuindo para a saúde da pele e dos cabelos, deixando-os com um aspecto muito mais rejuvenescido e ainda atuando no combate à queda.

Como consumir a castanha de baru?

Antes de mais nada, é necessário mencionar que antes do consumo, esta castanha deverá ser levemente tostada em uma frigideira ou no forno, fazendo com que suas propriedades sejam potencializadas.

De forma geral, a castanha de baru pode ser consumida nas seguintes situações:

  • Juntamente com saladas (preferencialmente aquelas preparadas com folhas verdes);
  • Misturada com cereais como granola, por exemplo;
  • Adicionadas no refogado de legumes;
  • No preparo de bolos;
  • Juntamente com arroz.

Como potencializar os efeitos desta castanha?

Para que seja possível aproveitar ao máximo as propriedades dessa castanha, é fundamental cuidar da alimentação como um todo, buscando ingerir diariamente maior quantidade de legumes, frutas e verduras. Além disso, também é fundamental ingerir 2 litros de água por dia e adotar a prática de uma atividade física.

Publicidade
Publicidade

Desse modo, o consumo de castanha de baru paralelo a uma alimentação mais saudável é capaz de promover muito mais saúde e qualidade de vida, atuando tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças.

Imagem: saude.abril.com.br

 

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


oito + doze =