12 Benefícios da Castanha do Pará – Para que Serve? Caloria Engorda?

castanha-do-para

A castanha-do-pará consiste em um alimento bastante saudável e saboroso amplamente utilizado na culinária nas mais diversas situações.

Entretanto, poucas pessoas sabem exatamente quais benefícios ela oferece e como podem obter ideias criativas para inseri-la no cardápio diário. Para saber a resposta dessas perguntas, fique de olho no nosso post.

Benefícios da castanha-do-pará

1 – Favorece o coração

Por se tratar de um alimento rico em fibras, potássio e as chamadas gorduras boas, o consumo regular dessa castanha favorece a diminuição dos níveis de sódio no organismo e também contribui para a limpeza das artérias, evitando o acúmulo das gorduras perigosas para o organismo, sobretudo para o coração.

2 – Combate o diabetes

Graças à grande quantidade de fibras e magnésio contida neste alimento, a castanha é tida como uma grande aliada no combate e prevenção do diabetes, uma doença que afeta milhões de pessoas pelo mundo.

Publicidade

Essas duas substâncias agem exatamente na diminuição das taxas de glicose na corrente sanguínea, fator crucial para afastar os perigos do diabetes.

3 – Auxilia no emagrecimento

Graças às fibras e demais nutrientes da castanha-do-pará, ela é apontada como uma excelente alternativa para quem deseja emagrecer.

As fibras atuam na diminuição da gordura e do açúcar em excesso no organismo, dois fatores-chave para quem quer perder peso e ter uma vida mais saudável.

Vale ressaltar que isso não significa comer castanhas em exagero, já que isso poderia causar o efeito contrário ao esperado.

4 – Melhora o funcionamento do cérebro

Devido ao excelente nível de selênio contido nessa castanha, o consumo regular desse item ajuda na memória, concentração, foco e capacidade de aprendizado, sendo muito indicada também para crianças e jovens que se preparam para o vestibular e concursos.

Outro importante benefício desse alimento para a saúde do cérebro consiste no fato de a castanha prevenir o surgimento do Alzheimer, uma doença que afeta principalmente os idosos.

5 – Previne e combate o câncer

Pertencente ao grupo das famosas oleaginosas, essa castanha é uma eficaz combatente dos radicais livres, uma espécie de molécula instável responsável por causar danos nas células, provocando o câncer.

O motivo dessa eficácia ocorre em virtude dos antioxidantes, vitamina A e selênio presentes nesta castanha, que atuam impedindo a ação dos radicais livres.

Publicidade

De acordo com especialistas no assunto, o consumo regular (e moderado) dessa castanha está associado à diminuição dos riscos de câncer no ovário, no intestino e na bexiga.

6 – Fortalece as defesas imunológicas

Rica em diversos tipos de vitaminas, minerais e demais substâncias benéficas à saúde do organismo, essa castanha promove o fortalecimento das defesas imunológicas.

Em outras palavras, ela aumenta a resistência do organismo quanto à ação de bactérias, vírus e fungos responsáveis por causar diversos tipos de doenças, desde as mais corriqueiras como gripes e resfriados até as mais graves como infecções nos órgãos.

7 – Favorece o bom funcionamento da tireoide

castanha-do-para-beneficios-engorda

Como muitos sabem, a tireoide consiste em uma importante glândula responsável por produzir hormônios atuantes em todo nosso organismo.

Para que essa glândula funcione bem, duas substâncias são fundamentais: o selênio e o zinco.

A castanha-do-pará por sua vez contém excelentes quantidades desses dois elementos, fazendo com que o consumo dela esteja associado ao equilíbrio hormonal.

8 – Ajuda tratar a depressão

E por falar em equilíbrio hormonal, essa castanha estimula a liberação de um hormônio responsável pela sensação de bem-estar, que é a serotonina.

Isso ocorre graças ao fato de esse alimento ser rico em triptofano (aminoácido), vitamina B6 e magnésio, substâncias essenciais para as funções da serotonina.

9 – Diminui os efeitos do envelhecimento

Em virtude dos antioxidantes presentes nessa castanha, ela também atua na diminuição dos efeitos provocados pelo envelhecimento, tais como rugas, pele ressecada, dificuldade em enxergar etc.

10 – Fortalece ossos e dentes

Rica em cálcio e magnésio, a castanha-do-pará é recomendada para o fortalecimento dos ossos e dentes, atuando no combate a diversas doenças, entre elas a osteoporose, a chamada doença do osso quebradiço.

11 – Hidrata a pele e os cabelos

Além de combater a pele ressecada, atuando como um excelente hidratante natural, a castanha também favorece a saúde dos cabelos, nutrindo os fios e fortalecendo-os graças à grande quantidade de ácidos graxos e vitaminas contidas nesse alimento.

12 – Favorece o desenvolvimento dos músculos

Para quem deseja obter os melhores resultados quanto à prática de atividades físicas, adquirindo massa magra e músculos mais saudáveis e definidos, o consumo dessa castanha é obrigatório.

O motivo disso é que esse alimento fornece excelente quantidade de proteínas e também de selênio, estimulando o crescimento e recuperação dos tecidos musculares.

13 – Ajuda na digestão

Graças às fibras contidas na castanha-do-pará, ela também contribui para a digestão, favorecendo a metabolização dos alimentos e contribuindo para equilibrar o intestino, evitando os terríveis desconfortos causados pela constipação e prisão de ventre.

 

Quantidade recomendada por dia dessa castanha?

De acordo com os médicos e nutricionistas, a quantidade recomendada dessa castanha é de no máximo 2 por dia, já que em exagero ela pode comprometer a saúde do organismo em virtude do excesso de selênio e também pelas calorias ingeridas, prejudicando o emagrecimento.

Calorias – Engorda?

100 gramas de castanha do pará contém 656 calorias. A gordura dessa castanha é boa, mas contém calorias e em excesso pode gerar efeito contrário à perda de peso, e engordar.

Melhor maneira de consumir castanha-do-pará

Para usufruir de todos os benefícios oferecidos por essa castanha, nada melhor que adicioná-la ao cardápio diário, lembrando de obedecer à quantidade máxima a ser consumida (2 castanhas por dia).

Entre as formas mais saudáveis para consumir esse alimento, destacam-se:

  • Picá-la em pedaços menores e misturá-las com granola ou aveia e uma fruta ou iogurte natural;
  • Picá-la e polvilhar esses pequenos pedaços misturando-os em uma salada de legumes ou folhas verdes;
  • Utilizá-la picada ou inteira no preparo de refogados;
  • Misturada com shakes ou vitaminas de frutas;
  • Ingeri-la pura.

Onde comprar essas castanhas?

Esse alimento é facilmente encontrado em grandes supermercados, em lojas de produtos naturais e em feiras livres, sendo que o preço varia conforme a quantidade de castanhas contida no pacote.

Com todos esses benefícios da castanha-do-pará, fica fácil compreender por que é tão interessante aderir ao consumo desse alimento, tornando-o parte do cardápio diário.

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*