Catuaba – Benefícios, Para que Serve, Como Tomar e Contra-indicações

A catuaba consiste em um arbusto da família das bignoniáceas, sendo popularmente conhecida devido ao fato de ela ser utilizada numa bebida alcóolica que leva o mesmo nome da planta.

O consumo tanto da bebida quanto da planta está muito associado ao poder afrodisíaco que ela exerce. Entretanto, o que pouca gente sabe é que os benefícios da catuaba vão muito além de aumentar o desejo sexual. Para conhecê-los e utilizá-los a favor da saúde, basta acompanhar nosso post!

9 benefícios oferecidos pela catuaba

1 – Favorece o bom humor

A casca desta planta é considerada uma grande aliada para o humor, auxiliando inclusive no tratamento de ansiedade e depressão leve.

A razão disso é que as substâncias contidas na catuaba geram uma certa sensação de euforia, oriunda da estimulação da atividade cerebral.

2 – Melhora o funcionamento do cérebro

E por falar em atividade cerebral, outro dos benefícios com relação ao consumo desta planta reside no fato de ela ser um poderoso agente natural para renovação das células do cérebro.

Isso ocorre devido à grande quantidade de antioxidantes contidos nesta planta, substância esta responsável por fortalecer a síntese neural, evitando diversos tipos de doenças ocorridas no sistema nervoso.

3 – Combate inflamações

Embora esta informação seja desconhecida por muitas pessoas, o extrato de catuaba se apresenta também como um importante remédio natural durante os processos inflamatórios, combatendo os vírus e bactérias nocivos ao corpo humano.

4 – Fortalece o sistema imunológico

Outro dos muitos benefícios desta planta é que ela exerce um papel fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico.

Pelo fato de ela ser muito rica em antioxidantes, os principais combatentes dos radicais livres causadores de doenças no organismo, a catuaba contribui inclusive para inibir as complicações oriundas de doenças autoimunes, tais como o HIV e o Lúpus.

5 – Previne e combate o câncer

Outro benefício pouco conhecido com relação a esta planta é que ela previne e combate os tumores cancerígenos.

Este fator está relacionado também às grandes quantidades de poderosos antioxidantes e demais substâncias contidas sobretudo na casca da catuaba.

6 – Favorece a memória

Este é talvez um dos benefícios mais conhecidos da catuaba. Pelo fato de ela equilibrar e fortalecer as atividades do sistema nervoso, esta planta estimula a memória e também aumenta o foco e a concentração.

Exatamente por este motivo, ela muito indicada para pessoas que necessitam trabalhar em frente ao computador ou estudar por várias horas.

7 – Previne o mal de Parkinson

Devido à ação que a catuaba exerce na prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas, como o mal de Parkinson, ela desempenha um papel fundamental ao proteger o cérebro ou até mesmo amenizar os efeitos desta doença.

8 – Melhora o desempenho sexual

Este é sem dúvida um dos benefícios mais conhecidos com relação ao uso da catuaba, sendo por este motivo muito associada ao seu poder afrodisíaco.

Portadora de substâncias que naturalmente agem na estimulação da libido, a catuaba atua na dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e consequentemente estimulando a atividade sexual tanto masculina quanto feminina.

Exatamente por esta razão, o consumo desta planta é bastante indicado para auxiliar no tratamento de impotência sexual e frigidez.

9 – Combate a fadiga

Esta planta também é reconhecida por atuar na diminuição do cansaço, fornecendo ao corpo uma dose extra de energia e estimulando as atividades cerebrais.

Como consumir a catuaba?

Basicamente, há 4 maneiras de se consumir a catuaba e usufruir de todos os benefícios proporcionados por ela:

Por meio de chás

Uma das maneiras mais fáceis e conhecidas de se consumir esta planta é por meio de chás. Para fazê-lo, basta:

 

  • Adicionar 1 colher de sopa de casca de catuaba em 1 litro de água;
  • Levar ao fogo, deixando que a mistura ferva por 10 minutos;
  • Manter a infusão no recipiente por alguns minutos até que esfrie um pouco;
  • Coar e beber logo em seguida (preferencialmente sem adoçar).

Este chá pode ser também colocado na geladeira para ser consumido gelado no decorrer do dia. No geral, para que os efeitos desta planta sejam percebidos rapidamente, recomenda-se ingerir diariamente de 2 a 3 xícaras (no máximo) de chá das cascas de catuaba.

Por meio de cápsulas

As cápsulas consistem também em um dos meios mais simples e eficazes de consumir esta planta. Elas são facilmente encontradas em farmácias e em lojas de produtos naturais, sendo indispensável tomar cuidados especiais no que se refere à quantidade ingerida.

De forma geral, recomenda-se ingerir no máximo 2 gramas de catuaba por dia. Entretanto, sempre é necessário recorrer à orientação médica antes de fazer uso delas.

Em pó

O pó de catuaba é uma excelente alternativa para facilitar o consumo desta planta, podendo ser adicionado em sucos, vitaminas ou também em água pura.

Recomenda-se ingerir uma colher de chá deste pó diariamente, preferencialmente em jejum e antes de iniciar atividades que requeiram bastante esforço físico ou mental. O pó da catuaba é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.

Em drinks

Outra forma bastante usual de consumir catuaba é por meio de drinks elaborados com a bebida produzida a partir desta planta.

Vale ressaltar que, como em todos os casos de bebidas alcóolicas, o consumo deve ser moderado e ocorrer desde que não existam restrições médicas.

Para evitar uma concentração de catuaba (e álcool) no sangue, é recomendado ingerir bastante água em paralelo com o drink.

Contra-indicações quanto ao uso da catuaba

Por mais que esta planta ofereça diversos benefícios à saúde, ela apresenta algumas contraindicações, que são:

  • Não deve ser ingerida por gestantes e/ou por lactantes;
  • Não deve ser consumida por crianças menores de 12 anos;
  • Não deve ser ingerida por pessoas que sofrem de hipertensão ou arritmias cardíacas;
  • Não é indicada para pacientes que sofrem de glaucoma ou qualquer espécie de pré-excitação ventricular.

Obs.: Vale ressaltar que o uso excessivo da catuaba pode ocasionar dores de cabeça e taquicardia.

Por todos os benefícios que esta planta oferece e facilidade quanto ao consumo, a catuaba é considerada um dos mais poderosos combatentes naturais do cansaço físico e mental, contribuindo também para a saúde como um todo.

 

Fontes (em inglês): 1, 2

Imagem: beneficiosdasplantas.com.br; tuasaude.com


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*