Cebolinha verde – Os 16 benefícios desta planta e contra-indicações

Poucas pessoas sabem exatamente todos os benefícios que a Cebolinha ela proporciona para a saúde. Por esta razão, fizemos uma lista abordando todas as propriedades nutricionais/medicinais da cebolinha, assim como também apontaremos algumas dicas de como aproveitar melhor este alimento. Confira!

O que é Cebolinha verde?

A cebolinha (Allium schoenoprasum, também chamado de cebolinho em Portugal) consiste numa das hortaliças mais utilizadas na cozinha brasileira, sendo muito consumida juntamente com alimentos refogados, assados e também em saladas.

Lista dos benefícios da cebolinha

1 – Previne o câncer

Poucas pessoas sabem disso, mas o simples consumo regular desta hortaliça é capaz de atuar consideravelmente na prevenção do câncer.

Diversos estudos, entre eles o publicado pelo Jornal do Instituto Nacional de Câncer, reforçam a conclusão de que o consumo de cebolinha está associado à prevenção e combate à doença que tem matado milhões de pessoas em todo mundo.

Publicidade

Dessa forma, a cebolinha contribui tanto para evitar o aparecimento desta doença quanto também para inibir o crescimento de tumores na próstata, no cólon, na mama, nos ovários, no endométrio e nos pulmões.

2 – Fortalece os ossos

Por ser rica em vitamina K, uma substância essencial para a manutenção da densidade mineral óssea, um dos benefícios da cebolinha consiste em evitar doenças como a artrite e a osteoporose, contribuindo também para acelerar a recuperação de lesões nos ossos.

3 – Evita danos neurológicos

A vitamina K também exerce um papel fundamental para as funções neurais, atuando na melhora dos processos relacionados à memória e à cognição.

4 – Previne o Alzheimer

Devido aos benefícios da cebolinha para o cérebro, ela também previne a ocorrência do Alzheimer, uma das doenças mais temidas pela população mundial.

5 – Combate problemas digestivos

As substâncias encontradas nesta hortaliça auxiliam bastante o processo digestivo, evitando desconfortos gastrointestinais e combatendo as bactérias causadoras da temível salmonella.

Além disso, o consumo regular de cebolinha facilita a absorção dos nutrientes pelo organismo, fazendo uma diferença enorme para a saúde como um todo.

6 – Favorece a saúde do coração

Esta hortaliça também exerce um papel indispensável para a saúde do coração. O motivo disso é que a cebolinha possui excelente quantidade de alicina e quercetina, elementos cruciais para a estabilização da pressão arterial e redução dos níveis do mau colesterol (LDL).

Vale ressaltar que este benefício também atua na circulação sanguínea, diminuindo os riscos de ataques cardíacos e de AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Publicidade

7 – Fortalece o sistema imunológico

Muitas pessoas desconhecem esta informação, mas a cebolinha é um alimento muito rico em vitamina C. Isso faz com que ela atue no fortalecimento do sistema imunológico, diminuindo a ocorrência de inflamações/infecções e demais doenças relacionadas à perigosa ação de bactérias e vírus.

8 – Previne deformações no feto

Por possuir ácido fólico em abundância, a cebolinha é muito recomendada para as gestantes, já que os elementos contidos nesta hortaliça previnem a má formação do feto em todo período gestacional.

9 – Desintoxica o organismo

Além dos benefícios já mencionados, a cebolinha também é tida como uma poderosa agente para a desintoxicação do organismo.

Isso ocorre pelo fato de ela ser diurética e por possuir elementos antibacterianos responsáveis por promover uma verdadeira faxina na corrente sanguínea.

10 – Favorece o sistema circulatório

Além de proporcionar a melhora da saúde do coração, as propriedades nutricionais da cebolinha agem na melhora da circulação sanguínea como um todo, evitando a formação de coágulos e tromboses.

11 – Ajuda a emagrecer

Sendo um alimento com baixo índice calórico, pouco sal e com praticamente 0% de gordura, esta hortaliça é tida como uma excelente aliada no processo de emagrecimento.

12 – Estimula o apetite

As substâncias contidas na cebolinha atuam na estimulação do apetite, sendo muito indicada principalmente para crianças.

13 – Melhora a pele

Além de todos os benefícios proporcionados à saúde, a cebolinha melhora o aspecto da pele, sendo uma excelente alternativa natural para o tratamento de acnes e pele excessivamente seca.

14 – Fortalece os cabelos

Esta hortaliça também é excelente para a saúde capilar, estimulando o crescimento dos fios, evitando queda e também combatendo coceiras no couro cabeludo.

15 – Favorece a libido

Poucas pessoas sabem disso, mas a cebolinha faz parte da lista dos alimentos afrodisíacos, favorecendo a estimulação do desejo sexual.

16 – Melhora a visão

As substâncias contidas na cebolinha atuam na redução do estresse oxidativo do sistema ocular, diminuindo o risco de cataratas e combatendo problemas degenerativos na visão.

cebolinha-verde-beneficios


Como inserir a cebolinha no cardápio diário?

Basicamente, há duas maneiras de aumentar o consumo de cebolinha, lembrando sempre de ingeri-la da forma mais natural possível.

Na salada

Após preparar as saladas, tanto de folhas quanto de legumes diversos (batata, chuchu, cenoura, abóbora, tomate etc), basta acrescentar um bom punhado de cebolinhas bem lavadas e picadas, temperando a salada com azeite extravirgem, limão e pouco sal.

Em sucos

Outra das formas muito utilizadas para aumentar o consumo desta hortaliça é adicioná-la no preparo de sucos funcionais juntamente com vegetais, hortaliças e frutas.

De acordo com os nutricionistas, ingerir estes sucos é indispensável para deixar o organismo bem nutrido e pronto para combater os mais diversos tipos de doenças.

Receita de suco antienvelhecimento com cebolinha

Ingredientes

  • 2 cebolinhas;
  • 1 couve de Bruxelas;
  • 1 florete de brócolis;
  • 1 folha de beterraba;
  • ¼ de beterraba;
  • 1 cenoura pequena;
  • Água gelada a gosto.

Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura deles fique bem homogênea, coar e beber logo em seguida.

Benefícios deste suco

Tanto a cebolinha quanto a couve de Bruxelas e o brócolis são riquíssimos em antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce. Este suco também favorece a recuperação das células, previne inflamações e melhora o funcionamento do intestino.

Como consumir cebolinhas mais saudáveis?

Embora esta hortaliça seja facilmente encontrada nos supermercados e em feiras livres, para tornar o consumo dela ainda mais saudável, uma alternativa interessante é cultivá-la de forma orgânica em casa.

Mesmo para quem mora em apartamento, basta reservar um pequeno espaço bem arejado e iluminado, colocando alguns vasos médios para o cultivo de cebolinha e outras plantas tais como manjericão, orégano, salsinha, alecrim etc.

Como é possível perceber, inserir este alimento no dia a dia e usufruir de todos os benefícios da cebolinha é muito mais fácil do que muitos imaginam.

Contra-indicações da cebolinha

É muito raro os efeitos colaterais, mas por precaução, as pessoas que sofrem de úlcera gástrica e úlcera duodenal, pancreatite e gastrite não devem consumir de forma exagerada.

 

Fontes (em inglês): 1, 2

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*