Centella Asiática – Benefícios, Para que Serve, Contraindicações

A centella asiática consiste em uma erva muito utilizada pela medicina ayurveda, baseada em princípios da cultura oriental. Para saber quais são os benefícios que esta erva proporciona para saúde, confira nosso post.

 

centella asiática

Benefícios da centella asiática – Para que Serve?

Melhora o sono

As propriedades naturalmente relaxantes desta planta fazem com que ela seja uma grande aliada do sono revigorante.

Previne hemorroidas e varizes

Pelo fato de a centella asiática atuar no fortalecimento das veias e artérias, ela contribui imensamente para a melhora da circulação sanguínea, evitando problemas relacionados a varizes e hemorroidas.

Ameniza a ansiedade

Os elementos calmantes contidos nesta erva fazem com que naturalmente sejam amenizados os sintomas típicos da ansiedade, promovendo o relaxamento do corpo e da mente.

Auxilia na cicatrização

Graças às propriedades anti-inflamatórias desta erva e ao fato de ela estimular a produção de colágeno pela pele, a infusão desta planta auxilia na cicatrização de queimaduras e feridas.

Age no tratamento de inflamações

O chá de centella asiática é muito eficaz no tratamento de diversos tipos de inflamações, favorecendo também as defesas imunológicas do organismo.

Faz bem para a pele

Conforme já mencionado, esta erva estimula a produção de colágeno pela pele. Este fator é fundamental para evitar o aparecimento de rugas e demais sinais de expressão próprias da idade.

Favorece a memória

Por estimular as atividades cerebrais, esta erva faz com que naturalmente a memória e as funções cognitivas sejam melhoradas, aumentando o foco e produtividade no dia a dia.

Como consumir a centella asiática?

Além de consumir o chá desta erva, é possível ingeri-la também por meio de cápsulas, conferindo maior comodidade para as pessoas.

Onde comprar?

Tanto a erva de centella asiática quanto as cápsulas desta planta podem ser facilmente encontradas em lojas de produtos naturais (físicas e online) de todo Brasil.

Qual a quantidade indicada?

Com relação ao chá, o consumo recomendado é de no máximo 3 xícaras por dia. Já com relação à cápsula, recomenda-se ingerir 2 cápsulas de centella asiática 2 vezes ao dia, preferencialmente que um desses momentos seja ao final da tarde.

A centella asiática apresenta efeitos colaterais?

Embora seja um produto 100% natural, o chá ou cápsulas desta erva poderão apresentar os seguintes efeitos colaterais:

  • Desconforto gastrointestinal;
  • Vermelhidão ou coceira na pele (quando esta erva for utilizada na composição de pomada ou gel e ocorra propensão alérgica do paciente).

Contraindicações desta erva

O consumo de centella asiática é contraindicado nos casos de:

  • Gestantes;
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Pessoas que sofrem de úlcera estomacal ou gastrite;
  • Indivíduos que apresentam ocorrência atual ou anterior de doenças no fígado ou nos rins;
  • É preciso ressaltar que, durante o consumo tanto do chá quanto das cápsulas de centella asiática, não é permitido uso de álcool, já que isso pode causar efeitos indesejáveis no organismo ou inibir as propriedades medicinais da erva.

Essas informações e benefícios demonstram como tanto a centella asiática quanto outras ervas medicinais podem proporcionar imenso bem à saúde por meios exclusivamente naturais.

Imagem: mundoboaforma.com.br

 

 


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*