Chá de Cabelo de Milho – Benefícios, Efeitos e Onde Comprar

Embora poucas pessoas saibam disso, o chá de cabelo de milho oferece uma série de benefícios para a saúde, sendo um tratamento 100% natural para várias doenças. Quer saber em quais situações ele é recomendado?

 

cha-de-cabelo-de-milho

 

9 benefícios do chá de cabelo de milho

1 – Favorece os rins

As propriedades antibacterianas e diuréticas do cabelo de milho ajudam na limpeza dos rins, eliminando toxinas e bactérias muitas vezes responsáveis por infecções no trato urinário, formação de cálculos renais e uma série de outros problemas.

2 – Ajuda emagrecer

A função diurética desse chá ajuda na eliminação da gordura acumulada no organismo, fator crucial para o emagrecimento.


Além disso, como esse chá estimula a limpeza dos rins, ele diminui o inchaço corporal que muitas vezes é confundido com excesso de peso.

3 – Diminui dores nas articulações

Graças às substâncias alcalinas e anti-inflamatórias presentes no cabelo de milho, esse chá ajuda diminuir os terríveis desconfortos causados pelas doenças reumáticas (reconhecidas pela inflamação nas articulações).

4 – Diminui a pressão arterial

As substâncias contidas no milho, especialmente no cabelo da espiga, atuam na diminuição dos níveis de sódio no organismo, fator crucial para manter a pressão arterial sob controle.

O chá de cabelo de milho também contribui para limpar as artérias, melhorando a circulação e evitando uma série de doenças cardiovasculares, como tromboses e AVC – Acidente Vascular Cerebral.

5 – Desintoxica o organismo

O efeito diurético desse chá oferece grandes benefícios ao fígado, estimulando a eliminação de toxinas e gorduras acumuladas nesse órgão.


Dessa forma, o consumo desse chá previne e ajuda tratar uma série de doenças hepáticas, tais como a esteatose (gordura no fígado).

6 – Previne e ajuda tratar o diabetes

Além de estimular a eliminação de gordura, o cabelo de milho auxilia na diminuição dos níveis de açúcar no sangue, prevenindo e tratando a diabetes.

7 – Ajuda relaxar os músculos

Outro dos benefícios do chá de cabelo de milho diz respeito ao relaxamento muscular, já que ele mantém equilibrados os níveis de eletrólitos.

Essa substância é uma grande aliada de atletas e praticantes de atividade física, já que sem ela as pessoas ficam sem energia para os exercícios e sentem muitas dores após os treinos.

8 – Alivia dores de cabeça

Além de diminuir dores musculares, graças às substâncias analgésicas contidas nesse chá, ele alivia dores de cabeça relacionadas à tensão e ao estresse.

9 – Diminui o colesterol ruim

O consumo desse chá também está associado à diminuição dos níveis de colesterol ruim, o perigoso LDL.

O motivo disso é que pelo fato de estimular a limpeza do organismo, o cabelo de milho também remove o excesso de gordura das artérias.


Como fazer o chá de cabelo de milho?

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 3 colheres (sopa) de cabelo de milho.

Preparo

  • Colocar a água para esquentar. Assim que ela começar a ferver, diminuir o fogo e adicionar o cabelo de milho, deixando a mistura ferver por 2 minutos;
  • Desligar o fogo, abafar o chá e aguardar 15 minutos até que ele esfrie;
  • Coar, armazenar o líquido em um recipiente com tampa e ingerir no decorrer do dia.

Recomenda-se ingerir esse chá pelo período máximo de 15 dias, fazendo intervalos de mais 15 dias antes de reiniciar o consumo.

Esse chá tem alguma contraindicação?

Por mais que ele ofereça vários benefícios para a saúde, esse chá não é indicado nas seguintes situações:

  • Gestantes;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Pessoas que sofrem de doenças renais crônicas;
  • Pessoas que sofrem de inflamação na próstata.

Há efeitos colaterais?

Por conter propriedades diuréticas, esse chá poderá causar desidratação. Por isso, é necessário que, ao ingeri-lo durante o dia, as pessoas se atentem para beber 2 litros de água diariamente.

Onde comprar o cabelo de milho?

Esse produto é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais (físicas e online) em todo Brasil. Em média, o valor de um pote com 60g de cabelo de milho custa R$17,00.

Como potencializar os efeitos desse chá?

Para obter os melhores resultados quanto ao consumo desse chá, é necessário:

Cuidar da alimentação

Para as pessoas que desejam obter saúde e qualidade de vida em todos os aspectos, esse é um item básico.

Uma alimentação saudável envolve aumentar o consumo de verduras, legumes, frutas, fibras e alimentos integrais.

Paralelo a isso, deve-se diminuir o consumo de doces, alimentos industrializados, frituras em geral, refrigerantes, bebidas alcoólicas e café.

O ideal é ingerir alimentos que estejam o mais próximo possível de seu estado natural.

Cuidar do sono

Para que o organismo tenha mais saúde, o sono é um fator imprescindível. Quando dormimos, nosso corpo equilibra hormônios, nutrientes, sínteses neurais e diversos outros processos responsáveis pelas defesas imunológicas.

Os médicos recomendam em média 8 horas de sono por noite, sendo interessante estabelecer horários fixos para deitar e levantar.

Ter uma atividade física

O sedentarismo consiste em um dos maiores vilões da saúde, sendo responsável por infartos, derrames, tromboses, diabetes, colesterol alto e uma série de outras doenças.

Por isso, ter uma atividade física regular tornou-se algo indispensável para quem deseja saúde e qualidade de vida.

Desde uma simples caminhada à prática de algum esporte como vôlei, futebol, natação etc., todas essas atividades fazem “milagres” pelo organismo, sendo essencial para evitar doenças e controlar o peso.

Abandonar o vício do cigarro

Este é outro dos grandes responsáveis por várias doenças (e mortes) em todo o mundo. Ao estabelecer um compromisso com a saúde é mais que necessário abandonar o vício do cigarro, buscando adquirir hábitos mais saudáveis.

É preciso procurar um médico antes de tomar esse chá?

O consumo do chá de cabelo de milho não elimina a necessidade de acompanhamento médico regular. Por isso, é interessante consultar um médico antes de iniciar o consumo de qualquer tipo de remédio, incluindo os naturais.

Isso é ainda mais importante no caso de pessoas que sofrem algum problema de saúde.

Por mais que ele ofereça benefícios, o chá de cabelo de milho consiste em um tratamento natural complementar. Ou seja, ele não substitui os medicamentos prescritos pelo médico.