Chá de Casca de Laranja – Benefícios, Serve para Enxaqueca, Emagrece?

Além de essa fruta prevenir diversos problemas de saúde, o chá de casca de laranja oferece diversos benefícios para o organismo, sendo também utilizado no reequilíbrio emocional.

Para saber de quais benefícios estamos falando e como preparar esse chá, confira nosso artigo.

 

chá-de-casca-de-laranja-benefícios

 

11 Benefícios – Serve para Enxaqueca, Emagrece?

1 – Alivia o estresse e a ansiedade

Um dos benefícios mais conhecidos desse chá consiste no alívio dos sintomas do estresse e da ansiedade.

Além de amenizar a irritação e dores de cabeça, ele favorece noites de sono revigorantes, ajudando no combate à insônia.

Publicidade

Por essa razão, o óleo essencial de laranja é tão utilizado em sessões de aromoterapia para pessoas que sofrem de ansiedade e depressão.

2 – Diminui o colesterol ruim (LDL)

As fibras presentes na casca da laranja são de grande ajuda para diminuir as taxas de colesterol ruim no organismo, o perigoso LDL, maior responsável pelo aumento dos riscos de infartos e AVC – Acidente Vascular Cerebral.

3 – Melhora a digestão

As fibras e demais substâncias contidas na casca de laranja exercem um papel fundamental para a digestão, evitando desconfortos estomacais, azia, prisão de ventre e cólicas intestinais.

4 – Alivia dores de cabeça e enxaqueca

As substâncias analgésicas e anti-inflamatórias contidas no chá de casca de laranja estão entre as maiores aliadas no alívio de dores de cabeça e até mesmo enxaquecas geralmente provocadas pelo estresse ou doenças inflamatórias.

5 – Previne o câncer

Também em virtude das propriedades anti-inflamatórias e do flavonoide hesperidina, esse chá atua no combate ao câncer, evitando o desequilíbrio das células que causa a formação dos tumores.

Publicidade

6 – Auxilia no emagrecimento

O efeito diurético desse chá e uma substância chamada pectina (um tipo de fibra alimentar) formam a dupla perfeita para ajudar no emagrecimento.

Ao estimular a saída de líquidos, o organismo naturalmente elimina maior quantidade de açúcar e gordura acumulada no corpo. A pectina por sua vez contribui para o controle do apetite e forma uma espécie de gel no estômago, inibindo a absorção de gordura.

7 – Atua como repelente natural de insetos

O aroma exalado por este chá consiste em um repelente natural por excelência, afastando moscas e demais insetos da cozinha e outros cômodos da casa.

8 – Ajuda cicatrizar feridas

As propriedades anti-inflamatórias contidas na casca da laranja auxiliam na cicatrização e higienização de feridas, já que elas estimulam a renovação das células.

9 – Refresca o hálito

O chá de casca de laranja também é de grande ajuda para a saúde bucal, já que as substâncias cítricas e adstringentes contidas nele refrescam o hálito e evitam a formação de placas e tártaro.

10 – Favorece a circulação sanguínea

Outro dos benefícios desse chá trata-se do efeito que ele exerce na circulação sanguínea, eliminando gorduras e toxinas acumuladas nas artérias.

11 – Ajuda tratar doenças respiratórias

Pelo fato de a casca de laranja contribuir para a eliminação do muco que acompanha episódios de resfriados, gripes, bronquite etc., esse chá é recomendado para pessoas que sofrem de problemas respiratórios.

Por ser rica em vitamina C, a laranja ajuda fortalecer as defesas imunológicas, evitando que essas doenças apareçam.

Além de todos esses benefícios, esse chá funciona como um agradável aromatizante natural para os ambientes, proporcionando a sensação de tranquilidade e relaxamento.

Em quais casos esse chá NÃO é indicado?

  • Gestantes;
  • Pessoas que sofrem de alguma doença cardíaca (ou são pré-dispostas a elas);
  • Pessoas diagnosticadas com hipertireoidismo;
  • Pessoas que sofrem de glaucoma;
  • Pessoas que sofrem de algum tipo de problema de saúde devem consultar um médico antes de iniciar o consumo desse chá.

Ele apresenta algum efeito colateral?

Quando ingerido em excesso, esse chá pode provocar:

  • Visão borrada;
  • Taquicardia;
  • Aumento da pressão arterial.

Como fazer o chá de casca de laranja?

Ingredientes

  • 2 laranjas maduras (não podem ser de coloração verde);
  • 1 litro de água;
  • 3 colheres (sopa) de mel.

Preparo

  • Lavar bem as laranjas e descascá-las de forma que o bagaço (aquela parte branca entre a casca e a fruta) fique o menos possível nas cascas;
  • Em um recipiente, colocar a água e as cascas de laranja e levar ao fogo, deixando essa mistura ferver por 3 minutos;
  • Desligar o fogo, acrescentar o mel e abafar o chá por 15 minutos;
  • Coar e beber ao longo do dia (podendo ser ingerido morno ou gelado).

Como potencializar os efeitos dessa bebida?

Além de ingerir o chá de casca de laranja, para ter mais saúde e qualidade de vida é fundamental:

Aprender lidar com o estresse

Grande parte das doenças físicas e emocionais estão relacionadas a períodos de estresse intenso, quando o organismo apresenta graves desequilíbrios.

Por isso, é fundamental aprender a lidar com essas situações. Uma boa maneira de fazer isso é recorrer às terapias orientais como reiki, aromoterapia, yoga, meditação, massagens terapêuticas etc.

Com métodos 100% naturais elas favorecem o equilíbrio orgânico, aumentando também a sensação de bem-estar mental.

Cuidar do sono

Noites mal dormidas consistem nas principais inimigas da saúde. Além de interferir no humor e na disposição, a falta de sono gera um desequilíbrio hormonal responsável pelo ganho de peso e carência de diversos nutrientes.

Não é por acaso que médicos são unânimes ao recomendarem 8 horas de sono.

Ter um hobby

Para lidar com o estresse, também é necessário ter uma atividade prazerosa que favoreça a saúde física e emocional.

Entre algumas dicas de hobby, estão: fotografar, pescar, cuidar de plantas ou hortas, desenhar, costurar, passear com o animal de estimação, dançar etc.

Cuidar da alimentação

Ingerir alimentos saudáveis é outra das necessidades básicas para quem deseja ganhar saúde e qualidade de vida.

Além de aumentar o consumo de verduras, frutas, legumes, fibras etc., é indispensável moderar a ingestão de alimentos processados/industrializados, doces, refrigerantes etc.

Também é preciso reduzir ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas, buscando substitui-las por sucos e chás naturais, água de coco, vitaminas e smoothies.

Vale ressaltar que o consumo de chá de casca de laranja não elimina a necessidade de acompanhamento médico regular. No caso de pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão, é recomendável procurar orientação psicológica.

 

Publicidade

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


1 × 4 =