Chá de Cebola – 10 Benefícios, Como Fazer, Cabelos – Emagrece?

Embora poucas pessoas saibam disso, o chá de cebola consiste em um tratamento natural para uma série de doenças. Para saber quais benefícios esse chá oferece e como prepará-lo, fique de olho no nosso artigo.

 

cha-de-cebola

 

10 benefícios do chá de cebola – Cabelos

1 – Diminui a pressão arterial

Por ser rica em potássio – mineral que reduz os níveis de sódio no organismo –, a cebola diminui a pressão arterial e favorece a circulação, prevenindo e ajudando no tratamento da hipertensão.

2 – Combate o inchaço corporal

Graças às propriedades diuréticas do suco e do chá dessa planta, ao consumir essas bebidas é possível evitar a retenção de líquidos pelo organismo, já que quando em excesso, eles provocam o inchaço.


Inclusive o inchaço abdominal erroneamente é confundido com excesso de peso.

3 – Fortalece a imunidade

Por ser rica em vitaminas (A, B6 e C) e minerais (potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro), a cebola consiste numa excelente aliada das defesas imunológicas, fazendo com que o organismo seja mais resistente às infecções, inflamações, viroses etc.

4 – Previne e trata doenças respiratórias

Um dos principais benefícios do chá de cebola diz respeito ao tratamento natural de doenças respiratórias, contribuindo para aliviar a tosse, expectorar e combater a proliferação de bactérias e vírus causadores dessas doenças.

5 – Combate inflamações de garganta

Os benefícios desse chá também se estendem para a garganta. Graças às propriedades anti-inflamatórias, essa bebida alivia dores de garganta causadas por inflamações, fazendo com que naturalmente as bactérias sejam eliminadas.

6 – Diminui o colesterol ruim (LDL)

As propriedades depurativas da cebola são de grande ajuda na limpeza do sangue, removendo a gordura acumulada nas artérias.


Desse modo, o consumo do chá dessa planta contribui para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, o perigoso LDL, um dos responsáveis pelos casos de infarto e AVC – Acidente Vascular Cerebral.

7 – Rejuvenesce a pele

Por conter substâncias antioxidantes – responsáveis por combater os radicais livres –, a cebola inibe os efeitos do envelhecimento, promovendo a limpeza, hidratação e elasticidade da pele.

8 – Estimula o crescimento do cabelo

Outro dos benefícios dessa planta trata-se do papel que ela exerce para o crescimento do cabelo, já que as vitaminas e minerais contidos nela fortalecem os fios e conferem um brilho especial aos cabelos.

9 – Favorece a digestão

O chá de cebola é excelente para o sistema digestivo, prevenindo e ajudando tratar problemas como: má digestão, azia, falta de apetite etc.

Obs.: no caso de pessoas que possuem estômago sensível, gastrite, úlcera ou são pré-dispostas à prisão de ventre, recomenda-se não ingerir esse chá, já que ele aumenta a acidez no estômago.

10 – Desintoxica o organismo

As propriedades antioxidantes da cebola são de grande auxílio para a limpeza dos rins e do fígado, eliminando o excesso de gordura e evitando uma série de doenças, tais como infecções e pedras.

Chá de cebola emagrece?

Não podemos dizer que é um chá milagroso que faz emagrecer. A cebola contém propriedades que ajudam o corpo a eliminar toxinas do organismo e também ajuda na retenção de líquido. Por ajudar a diminuir o colesterol ruim, é mais fácil dar aquela secada na barriga. É claro que devemos conciliar com uma boa alimentação e atividade física.


Chá de cebola – Como fazer?

Ingredientes

  • 1 cebola média;
  • 1 xícara (chá) de água;
  • Mel a gosto.

Preparo

  • Descascar, lavar e picar a cebola;
  • Levar a água para esquentar. Assim que ela começar a ferver, adicionar a cebola e deixar essa mistura ferver por 2 minutos;
  • Desligar o fogo, tampar o chá e aguardar por 5 minutos até que ele esfrie;
  • Coar, adicionar o mel e beber logo em seguida.

Recomenda-se beber esse chá 3 vezes ao dia até que os sintomas da doença a ser tratada desapareçam ou sejam amenizados.

Outras formas de usufruir dos benefícios da cebola

Além do chá dessa planta, o simples fato de acrescentar a cebola crua no preparo diário dos alimentos proporciona excelentes resultados para a saúde, sobretudo quando combinada com seu parceiro inseparável: o alho.

De forma geral, a cebola pode ser utilizada em:

  • Saladas;
  • Refogados;
  • Caldos;
  • Sopas;
  • Legumes cozidos;
  • Carnes, frangos ou peixes assados;
  • Tortas e pizzas caseiras;
  • Omelete etc.

Como potencializar os efeitos do chá de cebola?

Para que esse chá proporcione os resultados esperados é indispensável:

Cuidar da alimentação

Além de aumentar o consumo de cebola (preferencialmente crua), é imprescindível adotar um cardápio rico em verduras, legumes, frutas, fibras, grãos, massas integrais etc.

Também é fundamental reduzir drasticamente o consumo de bebidas alcoólicas, massas brancas, molhos gordurosos, lanches, frituras, salgadinhos, alimentos enlatados, temperos industrializados, doces, refrigerante, café, chá preto, chá mate, sucos de caixinha e energéticos já que eles consistem nos principais vilões da saúde.

Ter uma atividade física

A atividade física é fundamental para tornar o organismo mais saudável, prevenindo uma série de doenças e fortalecendo as defesas imunológicas.

Além disso, durante os exercícios físicos, são liberados dois importantíssimos neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar – a endorfina e a serotonina –, poderosas aliadas no combate à ansiedade, insônia e depressão.

Cuidar do sono

E por falar em insônia, quem deseja ter um organismo saudável necessita priorizar a qualidade do sono, dedicando 8 horas diárias para o descanso.

Para isso é indispensável estabelecer horários fixos para deitar e levantar, evitar uso de aparelhos eletrônicos próximo da hora de dormir, não consumir bebidas estimulantes à noite e de preferência beber algum chá com propriedades relaxantes (camomila, capim-cidreira, erva-doce, jasmim, hortelã etc.).

Acompanhamento médico

Sobretudo no caso de pessoas que já sofrem algum problema de saúde, é imprescindível contar com acompanhamento médico regular, fazendo consultas e exames para avaliar a saúde do organismo.

Beber 2 litros de água diariamente

Para quem deseja saúde e qualidade de vida, é indispensável beber 2 litros de água todos os dias.

Esse líquido é responsável por hidratar e expulsar uma série de toxinas, vírus e bactérias do organismo, evitando uma série de doenças e rejuvenescendo a pele, o cabelo e as unhas.

Uma vez por semana é interessante também ingerir sucos detox que favorecem a renovação celular e limpeza do organismo, fazendo com que o metabolismo e o sistema imunológico funcionem bem.

O consumo do chá de cebola somado a todos os cuidados com o corpo mencionados acima consiste na combinação perfeita para ter saúde e qualidade de vida por meio de métodos naturais, evitando prejuízos ao organismo.

 

Fontes: 1

 

 




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


8 + dez =