Chá de Eucalipto – 11 Benefícios, Como Fazer e Contraindicações

O chá de eucalipto é uma bebida altamente benéfica para a saúde, sendo utilizada no tratamento natural de diversos tipos de doenças. Para saber as propriedades desse chá e também aprender como prepará-lo, acompanhe nosso artigo.

 

chá-de-eucalipto-benefícios

 

11 Benefícios do Chá de Eucalipto

1 – Trata doenças respiratórias

Graças às propriedades expectorantes e descongestionantes do eucalipto, o chá dessa planta é um dos melhores aliados ao tratamento natural das doenças respiratórias tais como tosse, bronquite, gripes, resfriados, sinusite e até mesmo pneumonia.

A razão disso é que o eucalipto inibe a formação do muco nos pulmões, favorecendo também a eliminação desse muco e desobstruindo as vias nasais.

2 – Ajuda tratar infecções urinárias

Em virtude das substâncias anti-inflamatórias e antimicrobianas presentes nesta planta, o consumo do chá dela está associado à prevenção e tratamento de infecções urinárias que geralmente causam forte ardor e cheiro forte ao urinar.

Publicidade

Este chá atua justamente na causa do problema, ou seja, as bactérias causadoras da infecção, eliminando-as dos rins e da corrente sanguínea.

3 – Elimina parasitas intestinais

O chá de eucalipto também é rico em propriedades vermífugas. Justamente por isso, ele é capaz de eliminar os parasitas que se alojam principalmente no intestino.

4 – Diminui a glicose no sangue

As folhas de eucalipto contribuem para a diminuição dos níveis de glicose na corrente sanguínea, fator crucial para o controle do diabetes.

5 – Ajuda a emagrecer

Pelo fato de este chá ajudar o organismo na eliminação do excesso de gordura e açúcar, ele naturalmente favorece o emagrecimento, sendo item essencial em qualquer dieta.

6 – Diminui a fadiga física e mental

Em virtude do aroma fresco e relaxante dessa planta, tanto o chá quanto o óleo essencial de eucalipto contribuem para a sensação de bem-estar físico e mental, sendo muito usado inclusive nos tratamentos de aromaterapia.

7 – Auxilia na cicatrização da pele

Devido às propriedades antissépticas dessa planta, o eucalipto, seja por meio de chá ou loção, auxilia na cicatrização de ferimentos na pele, atuando tanto na higienização quanto nas causas do problema, que geralmente estão associadas a inflamações.

8 – Ajuda tratar dores musculares

Não é por acaso que diversos produtos fabricados pela indústria farmacêutica para o tratamento de dores musculares contêm eucalipto.

O motivo é que essa planta é rica em propriedades analgésicas, aliviando até mesmo intensas dores musculares.

Publicidade

9 – Alivia os sintomas do reumatismo

Graças às substâncias analgésicas e anti-inflamatórias do chá de eucalipto, ele é de grande valia para amenizar os principais sintomas das doenças reumáticas: dores e inchaços nas articulações.

10 – Alivia a dor de garganta

Também em virtude das propriedades anti-inflamatórias e refrescantes dessa planta, esse chá atua no alívio das dores de garganta, combatendo as bactérias causadoras da infecção/inflamação e favorecendo o hálito.

11 – Favorece a saúde bucal

Além de atuar no alívio da dor de garganta, essa planta é muito eficaz para a saúde bucal, já que ela mata bactérias e demais agentes responsáveis por provocarem infecções, cáries, tártaros, placas bacterianas etc.

Como fazer o chá de eucalipto?

Itens necessários

  • 1 colher (sopa) de folhas picadas de eucalipto;
  • 1 xícara de água.

Preparo

  • Colocar as folhas de eucalipto em uma xícara vazia;
  • Colocar a água para esquentar e, assim que começar a ferver, desligar o fogo e despejá-la na xícara com as folhas e eucalipto;
  • Abafar a xícara e deixar o chá descansando de 5 a 10 minutos;
  • Coar e beber logo em seguida.

Obs.: no caso de consumir este chá para o tratamento de gripes, resfriados, dor de garganta ou para combater a fadiga, recomenda-se adoçá-lo com 1 colher (sopa) de mel.

Recomenda-se ingerir de 2 xícaras desse chá diariamente até que os sintomas da doença a ser tratada desapareçam.

No caso de utilizá-lo em banhos ou em contato com a pele, deve sempre lembrar de deixá-lo em temperatura ambiente, evitando queimaduras.

É importante ressaltar que as folhas de eucalipto são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e em farmácias fitoterápicas.

Contraindicações

Sim. Embora ele ofereça diversos benefícios para a saúde, este chá não é recomendado para:

  • Gestantes;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Pessoas alérgicas às folhas de eucalipto.

Obs.: pessoas que fazem uso de medicamento contínuo ou que sofrem de hipertensão ou outros tipos de problemas no coração deverão obrigatoriamente informar o médico antes de iniciar o consumo desse chá.

Efeitos Colaterais

Quando utilizado de forma inadequada ou em exagero, o consumo do chá de eucalipto pode causar:

  • Dermatite;
  • Dificuldade para respirar;
  • Palpitações ou taquicardia.

Curiosidades sobre o eucalipto

  • O eucalipto tem origem australiana, sendo que esta planta possui cerca de 700 espécies espalhadas pelo mundo;
  • Trata-se de uma árvore de fácil adaptação, sendo por este motivo cultivada em diversos países e em grandes quantidades;
  • Esta árvore é de fácil e rápido crescimento;
  • No Brasil, a cidade de Itamarantiba-MG, possui o maior cultivo de eucalipto do país;
  • Aqui no Brasil o cultivo dessa árvore começou em 1909, graças ao engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade;
  • Esta árvore gera a celulose, uma substância utilizada pela indústria na fabricação de papel, plástico, verniz, seda artificial etc.;
  • O óleo essencial das folhas de eucalipto é utilizado para a fabricação de produtos de limpeza, itens alimentícios, remédios, perfumes etc.;
  • A madeira dessa árvore também é aproveitada e muito útil na produção de tábuas, ripas, vigas, sarrafos, postes etc.

Por que as plantas medicinais fazem tanto bem para a saúde?

Graças ao aumento do acesso à informação, cada vez mais pessoas buscam saber a respeito de tratamentos naturais para as doenças, já que muitas vezes o uso excessivo dos medicamentos produzidos em laboratório acabam prejudicando o organismo.

As plantas medicinais se destacam pelo fato de simplesmente conterem substâncias que não causam tantos danos ao organismo, fornecendo os recursos da natureza em seu estado mais puro e sem produtos químicos.

Além de ingerir o chá de eucalipto e outras plantas, é fundamental adotar uma alimentação equilibrada, beber bastante água e praticar uma atividade física, obtendo assim muito mais saúde e qualidade de vida em todos os sentidos.

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*