Chá de funcho – Benefícios, Contraindicações, Onde Comprar e Como Fazer

O chá de funcho também é conhecido como erva doce, maratro ou anis. A planta é aromatizante, por isso, é muito utilizada para perfumar ambientes, em pratos na culinária e complementar as essências de perfumes e cosméticos.

A origem da erva doce ou chá de funcho é mediterrânea, no entanto, seu cultivo é amplo em diversas regiões subtropicais, inclusive no Brasil, onde sua utilização abrange a ingestão através de infusões e uso tópico em ferimentos.

Nesse artigo, vamos apresentar as propriedades, benefícios, contraindicações e efeitos colaterais do chá de funcho. Continue lendo.


 

chá-de-funcho-benefícios

 

Propriedades do chá de funcho

A planta é rica em fibras, cálcio, ferro, potássio, sódio, cobre e zinco, além das vitaminas A, B e C. Devido os nutrientes presentes, o chá de funcho exerce muitos benefícios para o organismo, algumas delas são:

  • Relaxantes;
  • Estimulantes;
  • Vermífugo;
  • Antireumáticas;
  • Antiespasmódica;
  • Antioxidante;
  • Antibacterianas;
  • Anti inflamatórias.

Além da erva doce ser aromática e perfumar o ramo culinário da confeitaria, o chá dessa planta pode ser utilizado como foco terapêutico para diferentes partes do organismo, confira:

7 incríveis benefícios do chá de funcho

O chá de funcho é feito com as sementes, é muito comum o consumo, inclusive em crianças e bebes para tratar de cólicas, além de proporcionar o bem-estar, a erva doce é tida como uma planta calmante. Conheça também outros benefícios:

1- Trata infecções respiratórias

O chá de funcho é muito utilizado como um expectorante natural para remover o muco das vias aéreas e combater a febre. As suas propriedades ajudam a aliviar a tosse, além disso, possui funcionalidades antibacterianas que agem contra gripes e resfriados.

2-  Desintoxica o organismo

As propriedades antioxidantes ajudam o organismo na eliminação das toxinas evitando a retenção de líquidos, sendo um grande aliado para emagrecer, pois aumenta o efeito diurético.


A eliminação das toxinas favorece o combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, além disso, melhora todo o processo metabólico do corpo acelerando o gasto calórico.

3- Ajuda a regular a pressão alta e a glicemia

O chá de funcho tem efeito diurético, isso é excelente para regularizar a pressão alta, pois os aumentos das micções eliminam a retenção de líquidos no organismo. Os níveis de açúcar no sangue também podem ser regularizados com o uso periódico dessa bebida.

4- Melhora a digestão

O efeito calmante do chá de funcho pode trazer muitos benefícios para o estomago, sua utilização é muito comum em casos de irritação, congestões e dores estomacais, alguns estudos apontam sua eficácia após a quimioterapia, onde geralmente os pacientes sentem uma sensação ruim no estomago.

A erva doce pode aliviar os sintomas de amargor e proporcionar mais bem-estar, inclusive proporcionar uma boa noite de sono.

5- Melhora o trânsito intestinal

O poder diurético do chá de funcho também funciona como excretor de toxinas, por isso, ele previne gases, inchaços e flatulências. As propriedades da erva doce agem no sistema digestivo e relaxam os músculos do trato intestinal ajudando e reduzir as dores de estomago e sensação de inchaço na barriga.

6- Reduz as cólicas menstruais

O efeito relaxante da erva doce entra em ação e ameniza as cólicas durante o período menstrual. Isso é possível através do relaxamento dos músculos, com isso, as dores e inchaços são aliviados.

Em alguns casos, pode-se fazer compressas com o chá de funcho para colocar na barriga e ter um efeito calmante e relaxante.


7- Alívio nas dores musculares e artrite

Aproveitando um pouco mais dos benefícios calmantes e anti-inflamatórios da erva doce, é possível amenizar as dores dos músculos e também das articulações (artrite) com compressas de chá de funcho e também a sua ingestão.

Alguns estudos apontam a eficácia da planta no combate a dores intensas de cabeça e enxaqueca.

Efeitos colaterais do chá de funcho

As sementes de erva doce podem provocar reações alérgicas, por isso, não é indicado o uso indiscriminado dessa planta, principalmente em grávidas e lactantes.  Outros efeitos colaterais como dermatites e toxidade aos elementos da planta foram citados em algumas fontes, por isso, o consumo com parcimônia é a melhor solução, caso perceba alguma reação alérgica, suspenda o consumo, se necessário, procure ajuda médica.

Contraindicações do chá de funcho

O chá de funcho assim como outras bebidas e alimentos não deve ser consumido em excesso, sua posologia diária é de 1 xícara ao dia.

Alguns estudos apontam que o chá de funcho pode ajudar as mulheres a produzirem mais leite, inclusive protegem o bebe contra cólicas e gases durante a amamentação. Mas, em caso de gravidez, é indicado buscar orientação médica antes de utilizar qualquer medicamento, inclusive chás naturais.

Como Fazer o chá de funcho

O chá de funcho é feito com suas sementes, mas as suas folhas e raízes também são utilizadas na culinária. Veja como fazer o chá aromático dessa erva e aproveitar todos os benefícios.

Ingredientes:

  • 1 colher de sementes de funcho;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

1- Ferva a água e desligue o fogo;

2- Adicione as sementes de funcho e tampe;

3- Depois que amornar, coe e beba.

Não exagere na dose diária, uma xícara ao dia é o suficiente para promover todas as vantagens para o organismo. Para tratar cólicas em crianças e bebes é indicado adoçar o chá com mel, também, pode-se utilizar menos sementes do que a indicada na receita.

Onde Comprar

O chá de funcho é vendido em lojas de produtos naturais, alguns mercados e farmácias e também em lojas online. O preço varia de acordo com a região e a quantidade.