Chá de Louro – Propriedades, Benefícios, Como Fazer – Emagrece?

As folhas de louro por possuir um aroma único e especial são muito conhecidas no Brasil, além de possuir propriedades medicinais. Quer saber mais sobre o chá de louro? Então leia nosso artigo.

 

cha-de-louro-benefícios

 

Propriedades das Folhas de Louro

A planta Louro pode chegar aos 20 metros de altura, e suas folhas são as partes usadas para fins culinários e medicinais.

As folhas de louro possuem diversos nutrientes como o potássio, magnésio, selênio, zinco, potássio, entre outros.

A erva possui também em sua composição alguns compostos anticancerígenos. Estes componentes são responsáveis por restringir o metabolismo das células cancerígenas, sendo um ótimo aliado no tratamento contra a leucemia e câncer de mama.

Publicidade

Benefícios das Folhas de Louro

1- Propriedades anti-inflamatórias

Os benefícios são inúmeros devido as suas propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, diuréticas, digestivas, hepáticas, expectorantes e estimulantes.

2- Possui Vitamina A

A vitamina A presente no louro é fundamental para a visão, cabelo e pele. Portanto seu consumo é indicado no tratamento de problemas degenerativos oculares e também no combate ao envelhecimento precoce.

3- Problemas Digestivos

A folha de louro é uma excelente opção para quem sofre de problemas digestivos e também ajuda a amenizar as cólicas menstruais, regulando o ciclo menstrual, além de regular as dores de cabeça e reumatismo.

4- Bom para gripes e resfriados

Através de suas propriedades expectorantes a tornam um ótimo aliado contra gripes e resfriados, pois higienizam as vias respiratórias. Também é uma planta relaxante, reduzindo o estresse e a ansiedade.

5- Promove o emagrecimento

E os benefícios não param por aí, a ingestão do chá de louro, possibilita que os rins trabalhem melhor, eliminando assim o líquido acumulado em excesso no corpo. Desta forma, combate a retenção de líquidos e consequentemente promove o emagrecimento com mais facilidade.

Publicidade

6- Ajuda nos problemas musculares

Os problemas musculares e articulares, são outras doenças beneficiadas pelo uso do louro, principalmente as doenças causadas por reumatismo e artrite são aliviadas de maneira progressiva, com o consumo da bebida.

Gostou? Então confira os benefícios do chá de louro para o organismo.

Benefícios do Chá de louro

A ingestão da bebida, que pode ser servida quente ou fria, é rica em carboidratos e fibras alimentares. O louro possui cerca de 320 calorias por 100 gramas.

1- Estimula a produção de saliva

Devido ao seu forte aroma, o louro é capaz de estimular a produção de saliva e enzimas digestivas que auxiliam na quebra de partículas dos alimentos, promovendo, uma digestão saudável.

2- Combate à azia e o inchaço

Além disso, o seu consumo auxilia no combate à azia e inchaço, decorrentes da má digestão, o que justifica o uso das folhas em pratos pesados, como a feijoada, por exemplo.

3- Combate diversas doenças

O louro auxilia no combate de diversos problemas, como:

  • Inflamações do fígado;
  • Infecções da pele e dos ouvidos;
  • Melhora o funcionamento dos rins;
  • Age como expectorante em gripes, resfriados e bronquite;
  • Promove o emagrecimento saudável;
  • Regula o fluxo menstrual e alivia cólicas;
  • Combate o estresse e a ansiedade.
  • Possui efeito diurético, digestivo e antirreumático.

4- Combate à diabetes

A erva é eficaz no tratamento de diabetes tipo 2, pois provocam a redução da glicose no sangue, o colesterol e os níveis de triglicérides.

A ingestão da bebida causa uma queda nos níveis de açúcares no organismo, bem como para o bom funcionamento do coração.

Já que os antioxidantes presentes nas folhas do louro possibilitam que o corpo processe a insulina de forma eficiente.

Portanto, é uma ótima escolha para as pessoas diabéticas e pacientes com síndrome metabólicas, no qual apresentam resistência insulínica.

5- Combate piolhos

Acredite, o chá de louro pode ser um ótimo aliado no combate aos piolhos, para isso ferva cerca de 50 gramas de folhas de louro esmagadas em 400 ml de água. Coe a água, deixe esfriar e aplique sobre as raízes do cabelo. Deixe agir por 3 a 4 horas e lave os cabelos. Isto irá remover as lêndeas e os piolhos de forma eficaz.

 

Como Fazer o Chá de Louro

  • Coloque algumas folhas de louro em uma chaleira com água;
  • Quando começar a ferver, desligue o fogo e deixe em infusão por 10 minutos
  • Em seguida, coe e beba quente ou frio. O seu consumo é indicado entre três ou quatro xícaras durante o dia.

Na hora de dormir, o consumo de chá de folhas de louro ajuda a induzir o sono adequado e de mais qualidade, além de ser um ótimo calmante natural.

Chá de Louro Emagrece?

As folhas de louro possuem propriedades que ajudam no emagrecimento, diminuindo o peso e a gordura corporal, além de combater a retenção de líquido. Através dessas propriedades, o corpo elimina as toxinas pela urina diminuindo o inchaço e celulites.

Devemos sempre ter precaução ao ingerir o chá, pois em altas doses, podem gerar desconforto estomacal. O chá de louro aliado a uma dieta equilibrada e saudável, pode ser muito eficaz no emagrecimento.

Contraindicações e efeitos colaterais

O consumo do chá de louro deve ser moderado, já que em excesso, pode causar sonolência e ser prejudicial para aqueles que possuem sensibilidade estomacal. Para as grávidas e mulheres em período de lactação, a bebida é contraindicada.

O consumo excessivo desta folha é capaz de causar intoxicação no organismo e antes, de consumir busque a orientação de um médico ou nutricionista.

Publicidade

Gostou? O chá louro é uma ótima opção para combater alguns males do organismo, além de um ótimo tempero aos pratos, proporcionando aroma e sabor.

 

 


Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


15 + 8 =