Chá de Quixaba – Para que Serve, Como Preparar e Contraindicações

A quixaba, embora muitas pessoas não conheçam essa planta genuinamente brasileira, ela é um excelente remédio natural para o tratamento de muitas doenças.

Para saber no que consiste, quais são os benefícios oferecidos por ela e também como preparar esse chá, fique de olho no nosso artigo.

 

Chá-de-quixaba-benefícios

 

Chá de quixaba – O que é?

Também conhecida como quixaba preta, sapotiaba, maçaranduba da praia e caronilha, trata-se de uma árvore bastante comum nas regiões pantaneiras e tropicais do Brasil, podendo atingir uma altura de até 15m.

Em termos do aproveitando das propriedades medicinais dessa árvore, a casca é a parte mais aproveitada para a elaboração do chá.

Publicidade

O fruto por sua vez, de sabor doce, é semelhante à coloração que fica entre um grão de café maduro e uma jabuticaba. Por este motivo, além da sombra frondosa, a doçura dos frutos atrai muitos pássaros.

Componentes químicos dessa planta: ácido bássico, esteroides, taraxerona, triterpenos, taraxerol, ácido triterpênico e eritridiol.

Chá de quixaba – Para que serve?

Alivia dores na coluna

Pelo fato de o chá da casca dessa árvore conter propriedades tônicas e anti-inflamatórias, ele auxilia no tratamento de alívio de dores na coluna, geralmente causadas pela fragilidade muscular e inflamações nessa região do corpo.

Combate o diabetes

Graças às substâncias adstringentes dessa planta, ele consiste numa excelente aliada natural para o tratamento do diabetes, uma doença que afeta milhões de pessoas pelo mundo.

As cascas dessa planta limpam a corrente sanguínea, eliminando o excesso de gordura e açúcar contido no organismo.

Ajuda no tratamento de doenças renais

Também em virtude das propriedades anti-inflamatórias e adstringentes, o chá dessa planta contribui para a eliminação das toxinas e consequente limpeza dos rins e do fígado, fazendo com que o organismo fique muito mais saudável.

Combate inflamações na garganta

Outro dos usos comuns do chá de quixaba consiste no tratamento natural da dor de garganta, que é geralmente causada por inflamações.

Auxilia na cicatrização de feridas

Além de todos os benefícios apresentados, a infusão dessa planta (aplicada em temperatura ambiente) é muito eficaz para o tratamento de feridas na pele, já que além de higienizar, ela atua na causa do problema geralmente relacionado a alguma inflamação.

Publicidade

Ajuda no tratamento de inflamações no ovário

Outro dos usos dessa planta diz respeito ao papel que ela desempenha para a saúde dos ovários, combatendo os efeitos das inflamações geralmente causada por agentes invasores (vírus, bactérias ou fungos).

Fortalece as defesas imunológicas

Pelo fato de este chá inibir os processos inflamatórios e também contribuir para a desintoxicação do organismo, ele é de grande ajuda para fortalecer o sistema imunológico, tornando as pessoas mais resistentes a gripes, resfriados, dores de garganta e doenças em geral.

Como preparar o chá de quixaba?

Itens necessários

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres (sopa) de casca picada de quixaba.

Preparo

  • Em um recipiente (que não pode ser de alumínio), colocar a água e as casas de quixaba e levar ao fogo;
  • Assim que a água começar a ferver, contar 15 minutos, permitindo que durante a fervura, a água absorva bem as propriedades da casca;
  • Depois desses 15 minutos de fervura, desligar o fogo, tampar o recipiente e deixá-lo esfriando por 10 minutos;
  • Depois, basta coar o chá e colocá-lo em um recipiente limpo (preferencialmente de vidro) para que o líquido possa ser ingerido durante o dia.

Este chá apresenta contraindicações?

Por mais que este chá ofereça diversos benefícios para a saúde, ele não é indicado nos seguintes casos:

  • Gestantes;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Indivíduos alérgicos às substâncias da casca dessa planta;
  • Pacientes diagnosticados com diabetes e que fazem uso de insulina.

Possíveis efeitos colaterais

Caso seja feito uso exagerado ou inadequado desse chá, alguns possíveis efeitos colaterais são:

Hipoglicemia (pouca concentração de açúcar no sangue) que geralmente provoca tremores, tontura e até mesmo desmaios. Por isso, é fundamental controlar as taxas de glicose no organismo enquanto se consume o chá dessa planta.

É preciso recorrer a um médico antes de consumir este chá?

Sim. Sobretudo no caso de pessoas que já sofrem de algum problema de saúde ou que fazem uso de medicamentos contínuos deverão consultar um médico de confiança.

Isso porque é preciso que o profissional recomende o consumo de acordo com o histórico clínico do paciente, apurado por meio de consultas e exames médicos regulares.

Curiosidades sobre a quixaba

  • O nome científico dessa árvore é Sideroxylon Obtusifolium, sendo pertencente à família das sapotáceas;
  • Esta árvore tem suas origens nos estados de Minas Gerais e Piauí;
  • Na época da seca, essa planta é bastante utilizada como comida para gado;
  • Pelo fato de esta árvore possuir madeira bastante resistente, ela é também utilizada pela indústria na fabricação de móveis e esculturas;
  • Em virtude da ausência de projetos para preservação dessa árvore, infelizmente ela corre o risco de extinção;
  • Esta planta é comum na região da Caatinga do Nordeste, em áreas próximas ao Vale do São Francisco e no Centro-Oeste do país.

Dicas para potencializar o uso desse chá

Além de saber todas as propriedades e para que serve o chá de quixaba, é indispensável readequar alguns hábitos para que as pessoas obtenham muito mais saúde e qualidade de vida, são eles:

Cuidar da alimentação

A cada dia que passa a ciência vem comprovando por meio de inúmeras pesquisas que é impossível ter saúde sem adotar uma alimentação equilibrada.

Isso envolve valorizar o consumo de alimentos como grãos, cereais, legumes, verduras, frutas e muita fibra.

Esse simples hábito torna o organismo infinitamente mais resistente a uma série de doenças de forma 100% natural.

Praticar uma atividade física

Tanto para evitar problemas de saúde como hipertensão, diabetes, colesterol alto etc., quanto para emagrecer, a prática de uma atividade física que proporciona a sensação de bem-estar também é fundamental para a saúde da mente.

Inclusive, diversas pesquisas apontam que as pessoas que adotaram uma atividade física regular são muito menos propensas a terem depressão e síndrome do pânico.

O chá de quixaba tem sido um dos itens mais procurados para tratamento natural de inúmeras enfermidades, sendo facilmente encontrado em lojas de produtos naturais (inclusive pela internet).

 

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*