Chá de Rosa Branca – 7 Benefícios, Como Preparar, Trata Corrimento?

Embora poucas pessoas saibam disso, além da beleza dessa flor, o chá de rosa branca oferece uma série de benefícios para a saúde e a beleza, sendo recomendado para o tratamento natural de diversas doenças.

Para saber quais são esses benefícios e aprender como preparar essa bebida, fique de olho no nosso artigo!

 

chá-de-rosa-branca

 

7 Benefícios do Chá de Rosa Branca para a Saúde

1 – Equilibra o intestino

Graças às propriedades laxativas das sementes e pétalas da rosa branca, o chá dessa flor é muito eficaz para equilibrar as atividades intestinais, evitando os terríveis desconfortos causados pela prisão de ventre, constipação intestinal e até mesmo problemas mais graves.

2 – Ajuda a cicatrizar ferimentos

Não é por acaso que popularmente a rosa branca é conhecida como “o bálsamo da paz”. Um dos motivos é que as pétalas dessa planta contêm substâncias adstringentes que ajudam no tratamento de feridas na pele, atuando no combate à inflamação e contribuindo para higienizar local.

Publicidade

3 – Diminui a ansiedade

O chá dessa planta, tanto ingerido quanto utilizado para banhos, consiste em um grande aliado na diminuição da ansiedade, que cada dia mais afeta milhões de pessoas em todo mundo.

O motivo disso é que as substâncias naturalmente calmantes dessa flor fazem com que o organismo libere os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.

4 – Combate a insônia

Não é por acaso que esta flor é considerada símbolo da paz, já que além de sua característica de suavidade, ela é rica em propriedades que favorecem o descanso.

Também em virtude das propriedades calmantes dessa linda flor, o chá ou banho com pétalas de rosa branca favorecem uma noite de sono revigorante, contribuindo também para aliviar os sintomas do estresse cotidiano.

5 – Auxilia no tratamento da conjuntivite

Pelo fato de o chá de rosa branca ser muito eficaz para o tratamento de inflamações nos olhos, ele é um dos melhores remédios naturais para o tratamento da conjuntivite, atuando na causa do problema e aliviando os sintomas como coceira, vermelhidão, excessivo lacrimejamento e secreções ao redor dos olhos.

6 – Previne e trata problemas respiratórios

Ainda que pouca gente saiba disso, o chá dessa flor apresenta excelentes resultados no tratamento de doenças respiratórias como dor de garganta, gripe e até mesmo bronquite.

Isso é possível graças às propriedades que naturalmente combatem as inflamações e auxiliam na limpeza dos pulmões.

7 – Ajuda tratar corrimentos vaginais

Devido às substâncias anti-inflamatórias contidas nesta flor, ela é de grande ajuda para o tratamento dos corrimentos vaginais, na maioria das vezes oriundos de inflamações causadas por fungos ou bactérias.

Publicidade

Além disso, o consumo do chá dessa rosa reduz os riscos de outros problemas uterinos, sendo por este motivo ainda mais indicado para as mulheres.

3 Benefícios do Chá de Rosa Branca para a Beleza

1 –  Limpa a pele do rosto

O chá morno dessa flor é um dos líquidos naturais para limpar a pele do rosto, favorecendo a respiração dos poros e eliminando as toxinas acumuladas no dia a dia.

Além disso, esse chá contribui para tonificar a pele e combater a oleosidade, problema que muitas vezes ocasiona o surgimento dos indesejáveis cravos e espinhas.

2 – Hidrata os lábios

O chá de rosa branca adoçado com mel ou as pétalas dessa flor maceradas também com mel são de grande ajuda para hidratar os lábios de maneira natural, evitando aquele aspecto ressecado e sem vida.

3 – Faz bem para a pele do corpo

O banho com as pétalas de rosas ou até mesmo com o chá dessa flor, além de proporcionar um aroma agradável e relaxante, contribui para limpar a pele do corpo e renovar as células, tornando-a mais saudável e bonita diariamente.

Justamente por isso é tão comum nos spas os banhos com pétalas de rosas brancas e demais cores.

Como preparar o chá de rosa branca?

Itens necessários

  • 20 pétalas de rosas brancas;
  • 1 litro de água;
  • 3 colheres (sopa) de mel.

Preparo

  • Em um recipiente, colocar a água e levá-la ao fogo;
  • Poucos segundos antes de iniciar a fervura (quando a água começar a formar pequenas bolhinhas), desligar o fogo e adicionar as pétalas de rosa branca;
  • Abafar o chá e deixá-lo descansando por cerca de 10 minutos;
  • Coar, adoçar com mel e ingerir no decorrer do dia.

Obs.: no caso de utilizar este chá para limpeza da pele, dos olhos ou em banhos (incluindo tratamento de feridas), o chá não deverá ser adoçado com mel ou qualquer outra substância.

Vale ressaltar que as rosas brancas são facilmente encontradas em floriculturas e feiras livres e possuem valor acessível (cada botão de rosa custa em torno de R$2,00).

Curiosidades sobre a rosa branca

  • A rosa branca é considerada um dos mais nobres símbolos de pureza em todo o mundo;
  • Por este motivo, para que lares e ambientes de trabalho reflitam um clima de paz e tranquilidade, é muito recomendado utilizar vasos com essas rosas;
  • As rosas brancas são excelentes para serem colocadas no quarto, favorecendo noites de sono refazedoras;
  • Elas são amplamente utilizadas na indústria de cosméticos para elaboração de diversos produtos como cremes hidratantes, sabonetes, loções etc.;
  • As rosas brancas colocadas em mesas de jantar são sinônimo de classe e elegância, sinal de bom gosto das pessoas que recebem convidados em casa. Inclusive, esta é uma das flores mais utilizadas nas cerimônias de casamento;
  • O uso dessa flor em casa contribui para deixar o ambiente naturalmente perfumado sem utilização de qualquer item químico que poderia causar danos à saúde, favorecendo a leveza dos ambientes;
  • Esta flor tem origem antiga, tendo surgido há 4.000 anos na região da Ásia;
  • Os povos gregos, babilônicos, assírios e egípcios já utilizam esta flor em banhos de imersão e como elemento na decoração;
  • Há muitos séculos, esta flor também é reconhecida por auxiliar no tratamento de doenças e também por embelezar o corpo, sobretudo a pele.

Todas essas informações demonstram como o consumo do chá de rosa branca é benéfico para a saúde e a beleza, proporcionando momentos de bem-estar e combatendo diversas inflamações.

 

 

 

Fontes em Inglês: 1

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*