Chá de Salsa – Emagrece? Limpa os Rins? Indicações e Benefícios

O chá de salsa oferece uma série de benefícios para saúde do organismo e também para a estética, já que essa planta amplamente utilizada na culinária é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Para conhecer as vantagens em consumir o chá preparado com essa hortaliça, confira nosso post.

chá de salsa

12 benefícios e indicações do chá de salsa

1 – Limpa os rins

O chá preparado com folhas frescas de salsa funciona como um dos melhores tratamentos naturais para os rins, promovendo uma verdadeira faxina nesse órgão. Por essa razão, o consumo dessa bebida é bastante indicado a pessoas propensas a infecções renais ou urinárias e também contribui para a prevenção de problemas como cálculos renais.

2 – Emagrece

As propriedades diuréticas do chá de salsa são de grande valia para as pessoas que desejam se livrar de alguns quilos. Além de favorecer a eliminação de gordura e açúcar, essa planta promove e estimula um processo de desintoxicação do organismo, reduzindo processos inflamatórios das células. Isso significa que o consumo desse chá ajuda também na redução de problemas como celulite e gordura localizada.


3 – Elimina o inchaço

Graças também às substâncias diuréticas, o chá de salsa é uma excelente alternativa natural para eliminar o inchaço corporal – que afeta principalmente a região do abdômen.

4 – Previne e ajuda a tratar o diabetes

Rica em fibras, a salsa estimula a eliminação do excesso de açúcar presente na corrente sanguínea, fator essencial para manter os níveis de glicose sob controle. Isso faz com que o consumo desse chá seja indicado para pessoas que já apresentam altas taxas de glicose ou que já foram diagnosticadas com diabetes.

Obs.: o consumo constante desse chá não é recomendado para pessoas que sofrem de hipoglicemia (baixa taxa de glicose no sangue).

5 – Diminui a pressão arterial

Por conter uma boa quantidade de potássio, o consumo do chá de salsa ajuda na diminuição da pressão arterial, atuando na prevenção e combate da hipertensão, doença que já afeta mais de 17 milhões de brasileiros. Ao controlar a pressão arterial, naturalmente é possível evitar uma série de outros problemas, tais como má circulação, colesterol elevado, aumento dos riscos de infartos e derrames etc.

6 – Previne e combate a anemia

As folhas de salsa possuem uma quantidade considerável de ferro, principal mineral que atua na prevenção e no combate à anemia, uma doença sanguínea que afeta principalmente crianças, gestantes e idosos. Além do ferro, a salsa é rica em vitamina C que, por sua vez, estimula a absorção do ferro pelo organismo. Isso significa que essa hortaliça tem a combinação perfeita para a saúde do sangue, evitando quadros anêmicos.


7 – Aumenta a disposição

O chá de salsa possui uma boa quantidade de magnésio, um mineral que estimula a geração de energia para o organismo, aumentando a disposição para as atividades do dia a dia, incluindo a prática de atividades físicas. Para pessoas que desejam aumentar os níveis de energia, além do chá, uma alternativa recomendada é o consumo do suco de salsa misturado com uma fruta cítrica (devendo ser ingerido preferencialmente em jejum).

8 – Rejuvenesce a pele

Tanto o chá quanto o suco de salsa, assim como o consumo das folhas in natura trazem grandes benefícios para a pele. Essa hortaliça contém substâncias naturalmente anti-inflamatórias, atuando na prevenção e tratamento de acnes, alergias e inflamações na pele. O consumo de salsa também reduz a oleosidade e retarda os efeitos do envelhecimento, tais como rugas, linhas de expressão, manchas etc.


9 – Previne o câncer

Por ser rica em antioxidantes, as folhas de salsa atuam no combate aos radicais livres responsáveis por provocarem as alterações celulares que acarretam o câncer. Além disso, o suco e o chá de salsa reduzem a inflamação das células, fator importantíssimo para a prevenção da doença.

10 – Melhora o intestino

As substâncias diuréticas e as fibras contidas na salsa funcionam como grandes aliadas da saúde intestinal, aliviando sintomas relacionados à prisão de ventre, constipação e até problemas mais graves como inflamações que afetam o intestino.

11 – Combate inflamações

As propriedades medicinais das folhas de salsa atuam na prevenção e combate de inflamações em geral, fazendo com que o organismo consiga responder melhor à ação de vírus, bactérias e demais agentes que oferecem risco à saúde.

12 – Reforça o sistema imunológico

Rica em vitamina C, a salsa está entre os alimentos mais indicados para aumentar naturalmente as defesas imunológicas. Por isso, além de consumir o suco ou o chá de salsa, é indicado inserir essa hortaliça in natura no preparo de saladas, no arroz, ensopados, carnes etc., aproveitando ao máximo todos os benefícios que ela oferece.

Receita do chá de salsa

Ingredientes

  • 1 maço de salsa fresca bem lavada;
  • 1 litro de água.

Modo de preparar

  • Em um recipiente grande, colocar a água e levá-la ao fogo;
  • Assim que começar a ferver, adicionar as folhas de salsa, tampar o recipiente e deixar a mistura fervendo por 5 minutos;
  • Desligar o fogo e manter o chá abafado por mais 10 minutos até que esfrie;
  • Coar o chá e beber ao longo do dia, sendo que a primeira dosagem deve ser ingerida em jejum.

Esse chá deve ser ingerido pelo período máximo de 5 dias a cada 2 meses. Após consumir esse chá por alguns dias, será possível notar a coloração transparente da urina, sinal que indica a limpeza dos rins.

Dicas de sucos com salsa

chá de salsa

Além de usufruir dos benefícios do chá de salsa para a saúde, outra dica é preparar sucos que contenham essa hortaliça. Abaixo algumas sugestões:

  • Suco de salsa com limão;
  • Suco de salsa com couve e água de coco;
  • Suco de salsa com gengibre;
  • Suco de salsa com hortelã;
  • Suco de salsa com cenoura;
  • Suco de salsa com maçã;
  • Suco de salsa com pepino;
  • Suco de salsa com beterraba;
  • Suco de salsa com espinafre.

Os benefícios do suco e do chá de salsa trazem excelentes resultados para a saúde de forma acessível e 100% natural, sendo uma das hortaliças mais ricas em minerais e vitaminas.

Imagens: luanatural.blogspot.com.br / remedio-caseiro.com


Continue lendo sobre saúde natural: