Chá de Semente de Sucupira – Benefícios, Como Fazer – Cápsulas da Semente

O chá de semente de sucupira, uma árvore bastante popular em todo o Brasil, está entre os remédios naturais mais consumidos pela população, sendo utilizado no tratamento de várias doenças.

Para saber quais são os benefícios que este chá oferece, como prepará-lo e se ele apresenta alguma contraindicação ou efeito colateral, fique de olho no nosso artigo.

 

CHÁ DE SEMENTE DE SUCUPIRA

 

9 Benefícios do Chá de Semente de Sucupira

1 – Ajuda tratar artrose, artrite, gota e reumatismo

Em virtude de a semente de sucupira conter grandes quantidades de uma substância chamada de flavonoides, o consumo do chá dela é muito eficaz no alívio das dores agudas provocadas pelas doenças reumáticas melhorando a qualidade de vida dos pacientes e atuando como tratamento complementar ao convencional.

2 – Diminui dor na coluna

Graças às propriedades analgésicas dessa semente, o chá dela ajuda a aliviar dores de coluna ocasionadas pelos mais diversos tipos de problemas, entre eles: hérnia de disco, bicos de papagaio e até mesmo danos nas articulações.

Publicidade

3 – Auxilia na prevenção e tratamento de úlceras

Em virtude das substâncias naturalmente anti-inflamatórias e analgésicas da sucupira, tanto o chá quanto o óleo essencial dessa semente apresentam ótimos resultados quanto ao alívio dos sintomas provocados por úlceras gástricas.

4 – Previne e combate o ácido úrico

Embora poucas pessoas saibam disso, o acúmulo de ácido úrico no organismo está associado ao surgimento de gota (um tipo de artrite), pedras nos rins e doenças cardiovasculares.

Por isso, é fundamental prevenir e controlar os níveis desse ácido no organismo. O chá de semente de sucupira se apresenta como um dos métodos naturais mais conhecidos, contribuindo também para limpeza dos rins e desintoxicação do organismo.

5 – Diminui o inchaço do corpo

E por falar em eliminar toxinas, outra das propriedades dessa semente diz respeito ao efeito que ela exerce para eliminar (ou diminuir) o inchaço do organismo.

Isso ocorre graças ao fato de a sucupira atuar na desinflamação das células, evitando a retenção de líquidos.

Esse benefício proporciona uma outra vantagem extra: o emagrecimento. Muitas vezes o inchaço é confundido com o excesso de peso. Por isso, o chá dessa semente contribui para que as pessoas sintam o corpo mais leve.

6 – Fortalece as defesas imunológicas

Por conter propriedades antibióticas, a semente de sucupira consiste numa grande aliada do sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente a dores de garganta, aftas, gastrite, inflamação na próstata ou nos ovários, infecções urinárias etc.

Isso ocorre porque o chá dessa semente inibe a ação das perigosas bactérias, vírus e fungos responsáveis por causar inflamações e doenças infecciosas.

Publicidade

7 – Mata os vermes intestinais

A ocorrência de vermes intestinais consiste em um problema bastante comum, afetando pessoas de todas as idades.

O chá de semente de sucupira auxilia a matar esses intrusos, contribuindo também para regularizar as atividades intestinais que muitas vezes é prejudicada.

8 – Combate o diabetes

Outro grande benefício da semente de sucupira é o efeito positivo que ela exerce na corrente sanguínea, contribuindo para eliminar o excesso de glicose e consequentemente manter o diabetes sob controle.

9 – Ajuda a prevenir e tratar o câncer de próstata

Graças à excelente quantidade de antioxidantes presentes nesta semente, a sucupira é um dos remédios naturais mais citados para prevenção e auxílio ao tratamento de câncer de próstata.

Como Fazer o Chá de Semente de Sucupira

Itens necessários

  • 1 litro de água;
  • 5 sementes de sucupira.

Modo de preparar

  • Lavar bem todas as sementes de sucupira, secar e quebrar uma por uma em quatro pedaços utilizando um alicate ou pilão, pois essas sementes são bem duras e resistentes;
  • Colocar a água em uma panela com capacidade suficiente e levar ao fogo;
  • Assim que a água começar a ferver, adicionar as sementes já quebradas e deixar essa mistura ferver por 2 minutos mantendo o fogo médio;
  • Logo em seguida, desligar o fogo, abafar a panela e esperar cerca de 15 minutos até que o chá esfrie;
  • Coar e beber no decorrer do dia.

Observações:

Este chá pode ser ingerido gelado. Portanto, é possível conservá-lo na geladeira para beber durante o dia.

O chá dessa semente não pode ser adoçado, já que isso anula as propriedades medicinais da bebida.

Há outras maneiras de consumir essa semente – Cápsulas e Óleo

Além do chá, também é possível usufruir dos benefícios da sucupira por meio do óleo essencial da semente ou de cápsulas. O óleo é utilizado da seguinte maneira:

Uso oral: tomar 3 gotas 2 vezes por dia.

Uso externo: aplicar 3 gotas sobre a pele, mais especificamente na região da dor, por 3 vezes durante o dia, massageando suavemente. Esse consumo é recomendado principalmente para quem sofre com dores na coluna ou reumáticas.

Quanto às cápsulas, é indicado obrigatoriamente ingeri-las antes das principais refeições, ou seja, 1 cápsula 2 vezes por dia.

Esta é inclusive a maneira mais prática de usufruir dos benefícios dessa semente.

A semente de sucupira apresenta contraindicações

  • Pessoas alérgicas a esta semente;
  • Idosos;
  • No caso do óleo essencial de sucupira, ele é contraindicado para gestantes e mulheres que estão amamentando;
  • Vale ressaltar que o consumo do chá, do óleo ou das cápsulas não deve ultrapassar 15 dias seguidos, sendo necessário fazer um intervalo de 15 dias antes de retomar o consumo.

Há efeitos colaterais?

O uso inadequado ou excessivo dessa semente pode gerar:

  • Intoxicação;
  • Enjoos e/ou vômito;
  • Desconforto estomacal.

É necessário consultar um médico?

Embora o chá de semente de sucupira seja um remédio 100% natural e ofereça muitos benefícios para a saúde, ele não elimina a necessidade de acompanhamento médico.

Desse modo, é necessário que os pacientes sigam todas as orientações do médico quanto ao tratamento e também façam todos os exames necessários para monitorar a doença.

Inclusive, antes de iniciar o consumo dessa semente, é necessário informar o médico para avaliar a possibilidade de acordo com o histórico clínico do paciente.

Além de todos esses cuidados, é muito importante manter uma alimentação equilibrada, beber 2 litros de água todos os dias e buscar fazer uma atividade física.

Somente dessa forma o chá de semente de sucupira poderá proporcionar os melhores resultados e não oferecer qualquer tipo de risco à saúde.

 

Fontes em Inglês: 1, 2

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*