Chá de Tanchagem – 6 Benefícios, Efeitos Colaterais e Onde Comprar

As pessoas que optam pelos tratamentos naturais sempre perguntam quais são os benefícios oferecidos pelo chá de tanchagem, um dos mais conhecidos no Brasil.

Para saber quais são esses benefícios, como preparar esse chá e obter excelentes dicas de saúde, fique de olho no nosso artigo.

O que é a tanchagem?

Antes de falar sobre os benefícios desse chá, é importante mencionar que a tanchagem consiste numa espécie de planta bastante comum em jardins, beiras de estrada, sítios e fazendas, sendo popularmente conhecida como um tipo de erva curandeira.

cha-de-tanchagem

6 benefícios do chá de tanchagem

1 – Combate diversas inflamações

Um dos usos mais comuns desse chá consiste no combate a diversos tipos de inflamações, sobretudo aquelas relacionadas à boca e garganta.

Publicidade

As substâncias naturalmente da tanchagem contribuem para o alívio de dores de garganta oriundas de amigdalite, aftas, gengivite e inflamações na boca (estomatite).

2 – Ajuda no tratamento de problemas respiratórios

O consumo desse chá está associado ao combate de diversos problemas respiratórios, já que ele alivia a tosse, reduz a irritação causada nos tecidos do pulmão e também auxilia no tratamento natural da bronquite crônica, uma doença reconhecida na mucosa dos brônquios.

3 – Auxilia no tratamento de corrimentos vaginais

Os corrimentos vaginais, também chamados de leucorreia, são reconhecidos pela coceira, irritação e ardor na área genital feminina, geralmente associados a processos inflamatórios.

Pelo fato de o chá de tanchagem atuar justamente na causa do problema (a inflamação), ele é muito recomendado para ser utilizado em banhos de assento, eliminando as bactérias, fungos ou vírus que causam os corrimentos.

4 – Favorece a saúde da pele

Além dos muitos benefícios oferecidos ao organismo, esse chá é tido como um grande aliado da pele, atuando no combate das acnes e na limpeza natural dos poros, eliminando agentes poluentes da pele.

Publicidade

5 – Contribui para aumentar a imunidade

Pelo fato de as substâncias contidas na tanchagem inibirem a ação de agentes perigosos ao organismo, tais como bactérias, fungos, vírus, agentes poluentes etc., o consumo desse chá contribui para fortalecer as defesas imunológicas, tornando o organismo mais resistente a diversos tipos de doenças.

6 – Reduz o inchaço

Em virtude das propriedades diuréticas dessa planta, o chá em questão contribui para eliminar o excesso de líquido do corpo, reduzindo o inchaço que muitas vezes é confundido com excesso de peso.

Como preparar o chá de tanchagem?

Itens necessários

  • 1 litro de água;
  • 20g de folhas de tanchagem em erva.

Modo de preparar

  • Em uma panela, colocar a água para ferver;
  • Assim que iniciar a fervura, desligar o fogo e adicionar as folhas de tanchagem em erva;
  • Tampar a panela, deixando-a descansar por 10 minutos;
  • Coar o chá e deixá-lo em uma garrafa de vidro para ser consumido durante o dia.

Obs.: o consumo desse chá deve ser feito somente até que a doença a ser tratada desapareça.

Contraindicação

Embora seja benéfico para a saúde, o consumo desse chá não é indicado nos seguintes casos:

  • Gravidez suspeita ou confirmada;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Pessoas que sofrem de hipertensão ou outros tipos de problemas cardíacos;
  • Pessoas que sofrem de prisão de ventre e intestino preso;
  • Pessoas que fazem uso de algum tipo de medicamento contínuo deverão obrigatoriamente consultar um médico antes de iniciar o consumo desse chá.

Efeitos Colaterais

Quando ingerido por um tempo além do necessário, em exagero ou de forma errada, esse chá poderá provocar:

  • Cólicas no intestino;
  • Sonolência;
  • Desidratação.

Onde comprar a tanchagem em erva?

Essa planta em erva (própria para elaboração de chás) é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais de todo Brasil, podendo ser adquirida também pela internet.

O valor é bem acessível, variando conforme peso da embalagem.

Algumas curiosidades sobre a tanchagem

  • O nome científico atribuído a esta planta é Plantago major;
  • Popularmente ela é também chamada de: erva-de-soldado, carrajá, tanchagem-terrestre, plantago, erva-de-ovelha ou acatá;
  • Essa planta tem suas origens na Europa, tendo se espalhado por diversos países do mundo, onde desde há muitos séculos é utilizada para fins medicinais.

É preciso consultar um médico antes de beber o chá de tanchagem?

Sim. Ainda que este chá proporcione muitos efeitos positivos para a saúde, é indispensável consultar um médico antes de iniciar o consumo dele, sobretudo no caso de tratamento de doenças mais graves.

Dicas extras de saúde

Para potencializar o efeito desse chá e ganhar muito mais saúde e qualidade de vida, é necessário:

Cuidar da alimentação

Um cardápio diário rico em frutas, legumes, verduras, fibras e grãos integrais é fundamental para quem deseja viver mais e melhor.

Da mesma forma, é preciso evitar o consumo exagerado de doces, massas, alimentos embutidos, sucos de caixinha etc., já que eles são tidos como os principais vilões do organismo.

Beber 2 litros de água diariamente

Além de limpar o organismo, a água é essencial para prevenir a ação de vírus, bactérias e fungos responsáveis pelos processos inflamatórios e infecciosos.

Ela é também fundamental para hidratar o corpo e ajudar no processo de emagrecimento. Não é por acaso que os médicos e nutricionistas insistem tanto na recomendação de ingerir 2 litros de água diariamente.

Ter uma boa noite de sono

A saúde depende (e muito) da qualidade do sono. Por este motivo, é essencial dormir 8 horas por noite e buscar ingerir chás naturalmente calmantes (como capim-cidreira, camomila, erva-doce etc.), já que eles favorecem um sono mais tranquilo e revigorante.

Praticar atividade física

Além de evitar doenças como hipertensão, diabetes e muitas outras, a atividade física é essencial para o emagrecimento e também favorece o sistema imunológico.

Durante a prática de exercícios físicos, o organismo libera duas substâncias importantíssimas para a sensação de bem-estar: a endorfina e a serotonina.

Inclusive, por esta razão, a prática de atividade física está relacionada à redução da depressão, ansiedade e até mesmo síndrome do pânico.

Publicidade

Em suma, ao usufruir dos benefícios do chá de tanchagem e considerar essas importantes dicas, é possível obter muito mais saúde de forma 100% natural e sem riscos ao organismo.

 

 


Assuntos Interessantes:

 

1 Comment

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


cinco × um =