Chá de Tomilho – Benefícios, Como fazer e Contraindicações

O chá de tomilho é feito a partir de uma erva aromática amplamente utilizada na culinária europeia e indiana, sendo essa planta cada vez mais procurada no Brasil em virtude de seus importantes efeitos para a saúde.

 

chá-de-tomilho

 

15 Benefícios do tomilho

1 – Previne a hipertensão

Essa erva contém substâncias que favorecem a circulação sanguínea e melhoram a resistência e flexibilidade das artérias, diminuindo o risco de doenças cardíacas como hipertensão, arritmia e até mesmo infartos.

2 – Tem efeito expectorante

Esse chá possui grande capacidade de expectoração, sendo recomendado para o tratamento de tosse, resfriados e gripes em fase inicial, evitando maiores complicações como crises de bronquite e pneumonia.

3 – Alivia dores de garganta

Por conta da grande quantidade de Vitamina C presente nessa planta e propriedades anti-inflamatórias, além de aliviar as dores de garganta, ela fortalece o sistema imunológico, fazendo com que esse problema se torne menos frequente.

Publicidade

4 – Diminui o colesterol ruim

Por favorecer a circulação sanguínea e contribuir para a saúde arterial, essa planta inibe o aumento do colesterol ruim, chamado pelos médicos de LDL.

5 – Reduz o cansaço

A excelente quantidade de vitaminas e minerais presentes no tomilho reduz o cansaço físico e mental, provocado por excesso de esforço físico ou períodos de estresse.

6 – Favorece a saúde dos ossos

Rico em minerais – incluindo o cálcio –, essa planta é de suma importância para a saúde de ossos e dentes, evitando diversos problemas relacionados ao crescimento (em crianças) e osteoporose em adultos.

Além disso, sobretudo no caso de atletas e pessoas que praticam atividade física de alto impacto é essencial manter bons níveis de cálcio no organismo, evitando fraturas ósseas.

7 – Melhora o funcionamento do cérebro

Graças a um antioxidante chamado Timol, o chá de tomilho é excelente para estimular as funções cognitivas, incluindo a memória e concentração.

Inclusive, o consumo regular desse chá ou de tomilho como especiaria previne a ocorrência de Alzheimer, uma doença reconhecida por causar problemas crônicos de memória

8 – Elimina aftas

As propriedades antissépticas e anti-bactericidas dessa planta são eficazes para o tratamento de aftas, higienizando o local, inibindo a proliferação de bactérias e acelerando a cicatrização de feridas.

9 – Inibe os efeitos do envelhecimento

Graças à imensa quantidade de antioxidantes presentes nessa planta, o consumo regular dela é capaz de inibir os efeitos do envelhecimento (rugas, linhas de expressão, manchas, queda capilar, problemas de visão etc.), mantendo a aparência jovem por muito mais tempo.

Publicidade

10 – Previne a candidíase

Pelo fato de o chá de tomilho favorecer as defesas imunológicas, ele automaticamente torna o organismo mais resistente aos fungos, vírus e bactérias causadoras de infecções.

Por essa razão, ele combate o fungo causador da candidíase – o chamado Candida albicans.

11 – Favorece a digestão

Essa planta é portadora de substâncias antiespasmódicas que favorecem a digestão e o bom funcionamento do intestino, prevenindo a azia, prisão de ventre, constipação e até mesmo infecções intestinais.

12 – Diminui os sintomas do estresse e da depressão

Embora poucas pessoas saibam disso, outro dos benefícios do chá de tomilho diz respeito ao humor, já que o aroma dele estimula a sensação de bem-estar e relaxamento mental.

Esse efeito é tão significativo que, devido ao seu aroma, o óleo dessa planta é utilizado para fins terapêuticos, aliviando também sintomas de ansiedade e insônia.

13 – Previne e combate a anemia

Rico em ferro e em vitamina K, essa planta possui a combinação perfeita para prevenir e ajudar no tratamento da anemia.

14 – Evita acnes

As substâncias antissépticas desse chá são de grande ajuda na prevenção e tratamentos de cravos e espinhas, já que ele favorece a limpeza dos poros e reduz a oleosidade da pele.

15 – Previne o câncer

Os antioxidantes combatem os radicais livres responsáveis pelas alterações celulares causadoras de tumores.

Desse modo, a excelente quantidade de antioxidantes existentes no tomilho faz dele um poderoso aliado natural na prevenção do câncer.

Como fazer o chá de tomilho?

Ingredientes

  • 2 colheres (café) de tomilho seco;
  • 200ml de água;
  • Mel a gosto (recomenda-se colocar pouco).

Preparo

  • Colocar a água para esquentar. Quando iniciar a fervura, desligar o fogo e adicionar o tomilho;
  • Deixar o chá abafado por 5 minutos;
  • Coar, adicionar o mel, mexer bem e beber logo em seguida.

É recomendado ingerir 1 xícara desse chá 2 vezes ao dia pelo período de 5 dias seguidos ou, para prevenção de doenças, ingerir 1 xícara 1 vez por semana.

Esse chá tem contraindicações?

Sim. Embora essa bebida ofereça importantes benefícios à saúde, ela não é indicada nos seguintes casos:

  • Gestantes;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Crianças menores de 6 anos;
  • Pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca;
  • Pessoas que sofrem ou já sofreram de gastrite, úlceras ou problemas similares no estômago;
  • Pessoas que apresentam reações alérgicas a tomilho ou plantas pertencentes à família da hortelã.

Outras formas de consumir tomilho no dia a dia

Além de ingerir o chá de tomilho, é possível usufruir dos benefícios dessa planta ao utilizá-la preferencialmente fresca no preparo de:

  • Carnes, aves e peixes;
  • Omeletes;
  • Pão com ervas;
  • Molhos para macarrão;
  • Sopas de caldos.

Obs.: ao cultivar ou comprar essa planta para uso culinário, é necessário optar pelo tomilho cítrico.

Para deixar os pratos ainda mais saborosos, é possível combinar o tomilho em especiaria com o uso de alecrim, sálvia e manjerona.

Algumas curiosidades sobre o tomilho

  • Essa erva é bastante utilizada na Europa, sobretudo na região do Mediterrâneo, Itália e França, local de origem do tomilho;
  • As propriedades antissépticas dessa erva a tornam uma excelente opção de enxaguante bucal natural;
  • Os antigos gregos utilizavam os ramos de tomilho para se perfumarem;
  • Uma antiga lenda menciona que a manjedoura do menino Jesus continha ramos de tomilho colhidos nos campos de Belém;
  • No período da Idade Média, uma santa de nome Hildegarda indicava o tomilho para tratar paralisias, lepra e também para eliminar piolhos.

Seja ao consumir essa planta enquanto especiaria na culinária ou por meio do chá de tomilho, é possível oferecê-la de inúmeros benefícios para a saúde.

 

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*