Chicória – 12 Benefícios, Como Preparar, Onde Comprar e Emagrece?

A chicória consiste em um vegetal bastante conhecido, sendo utilizado principalmente em saladas. Para saber quais benefícios essa verdura oferece, confira nosso artigo.

 

chicoria-benefícios

 

12 benefícios da chicória – Emagrece?

1 – Emagrece

Pelo fato de essa hortaliça conter baixíssimas calorias e ser rica em fibras, ela possui a combinação ideal para a perda de peso.

Embora o valor energético seja baixo, ela oferece diversos nutrientes ao organismo, contribuindo para o equilíbrio do apetite. Já as fibras ajudam eliminar o excesso de açúcar e gordura presente no corpo.


2 – Reduz o colesterol ruim (LDL)

Graças a duas substâncias – inulina e fenóis –, o consumo regular dessa hortaliça é um dos grandes aliados no combate ao colesterol ruim (LDL), um dos principais vilões da saúde.

Desse modo, as artérias são limpas quanto ao excesso de gordura e conseguem desempenhar melhor sua função.

3 – Melhora a saúde do coração

Também em decorrência da inulina e dos fenóis, a chicória evita diversas doenças como hipertensão, arritmia, infartos e até mesmo AVC – Acidente Vascular Cerebral.

4 – Favorece a digestão

A inulina presente nessa hortaliça atua na redução da acidez do organismo, combatendo problemas como indigestão, azia e refluxo.

Por ser rico em fibras, esse vegetal favorece a atividade intestinal, evitando uma série de problemas, tais como prisão de ventre, ressecamento das fezes, infecções intestinais e até mesmo doenças mais graves como o câncer no intestino e no cólon.


5 – Alivia dores musculares

Em virtude das propriedades anti-inflamatórias dessa verdura, ela é bastante indicada para atletas e pessoas que praticam atividade física mais intensa, evitando as dores musculares que muitas vezes ocorrem após os treinos.

6 – Fortalece a imunidade

Por possuir diversos nutrientes, entre eles proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas (A, B6 e C) e minerais (cálcio, ferro, potássio e magnésio), a chicória ajuda fortalecer as defesas imunológicas, tornando o organismo resistente à ação de bactérias, vírus e fungos responsáveis por provocar infecções e demais doenças.


7 – Alivia dores nas articulações

As propriedades anti-inflamatórias dessa planta são de grande ajuda no alívio das dores articulares provocadas por doenças como artrite, reumatismo etc.

Além de aliviar a dor, ela diminui o inchaço e melhora a flexibilidade das articulações.

8 – Alivia o estresse e a ansiedade

Esse vegetal contém propriedades sedativas que aliviam os sintomas típicos do estresse e ansiedade, tais como dores de cabeça, tensão muscular, irritação etc.

Além disso, o consumo dessa planta durante o jantar ou próximo à hora de dormir, contribui para uma noite revigorante de sono, já que ela combate a insônia.

9 – Desintoxica os rins e o fígado

O efeito diurético dessa planta é de grande auxílio na limpeza do organismo, eliminando toxinas acumuladas principalmente no fígado e nos rins.

Desse modo, o consumo regular dessa hortaliça previne doenças como cálculos renais, infecções de urina e esteatose hepática (gordura no fígado).

10 – Previne o câncer

Além dos muitos benefícios dessa planta, um deles trata-se da prevenção do câncer.

Por ser rica em antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres, essa planta inibe as alterações celulares responsáveis pela formação dos tumores.

11 – Rejuvenesce a pele

Graças também aos antioxidantes, principalmente ao betacaroteno presente nessa hortaliça, ela consiste numa poderosa aliada para a saúde da pele, combatendo a oleosidade e inibindo os efeitos típicos do envelhecimento, tais como falta de elasticidade, linhas de expressão, rugas etc.

12 – Previne e combate o diabetes

Por ser rica em fibras e ter propriedades diuréticas, essa planta é capaz de reduzir os níveis de glicose na corrente sanguínea, atuando na prevenção e auxílio ao tratamento dessa doença que ainda afeta milhões de pessoas.

Cuidados especiais ao consumir chicória

Embora esse vegetal forneça uma série de benefícios para a saúde, são necessários alguns cuidados com relação ao consumo, já que ele não é indicado nas seguintes situações:

  • Gestantes (pois essa planta tem efeito abortivo);
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando), já que as substâncias abortivas dessa planta poderiam causar danos aos bebês;
  • Pessoas alérgicas a margaridas, calêndulas e tasneiras;
  • Pessoas com pedras nos rins e problemas na vesícula deverão consultar um médico antes de consumir essa hortaliça.

Obs.: pelo fato de essa planta ser diurética, quando consumida em excesso ou de forma inadequada ela poderá causar episódios de desidratação. Portanto, o consumo deve ser moderado.

Onde comprar essa hortaliça?

A chicória é facilmente encontrada em feiras livres e em grandes supermercados, sendo o preço bastante acessível.

Como preparar chicória no dia a dia?

De forma geral, é possível consumir essa hortaliça em:

  • Saladas (utilizada crua como substituta da alface);
  • Refogados (como substituta do coentro);
  • Molhos, sopas e tortas;
  • Peixes, carnes vermelhas, aves e mariscos;
  • Sucos detox.

Para usufruir melhor dos benefícios dessa planta, o indicado é consumi-la crua em saladas ou no preparo de sucos detox, já que ela fresca armazena maior quantidade de nutrientes.

Receita de salada com chicória

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de repolho roxo picado bem fininho;
  • 2 xícaras (chá) de folhas de chicória frescas picadas (sem o talo);
  • 1 dente grande de alho amassado;
  • ½ cebola grande picada;
  • 1 colher (sopa) de azeite extravirgem;
  • 1 limão;
  • 1 pitada de sal.

Preparo

  • Em uma vasilha grande, colocar o repolho, a chicória, o alho e a cebola e misturá-los bem;
  • Temperar com o azeite, sal e o limão. Servir logo em seguida.

Suco detox de chicória

  • Suco de ½ limão;
  • 1 folha grande de chicória;
  • 1 fatia de maçã com casca (sem sementes);
  • 1 colher (café) de gengibre fresco ralado;
  • 200ml de água mineral ou filtrada.

Preparo


Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar, bater novamente no liquidificador e beber logo em seguida.

Recomenda-se ingerir esse suco de 1 a 2 vezes por semana, sobretudo no caso de quem deseja emagrecer ou desintoxicar o fígado e os rins.

Além de ser consumida na alimentação diária, essa hortaliça é muito utilizada pela indústria alimentícia para produção de diversos tipos de alimentos, sobretudo aqueles com baixo índice glicêmico.

Na Europa, a chicória também é bastante consumida em virtude de seus benefícios para a saúde e sabor marcante, sendo um dos vegetais mais comuns no Velho Continente.

 


Continue lendo sobre saúde natural: