Cipó Mil Homens – Benefícios, Onde Comprar e Contraindicações

Você já ouviu falar sobre a planta cipó mil homens? O seu nome, apesar de, no primeiro momento se assemelhar ao sexo masculino, os seus benefícios e propriedades são eficazes no tratamento de homens e mulheres.

As suas folhas são herbáceas, com ramos finos, mas com caule muitas vezes semelhante à madeira. É uma planta trepadeira que possui ramos mais finos usados para fazer o chá, que possuem diversas medicinais.

 

cipó-mil-homens-benefícios

 

Assim, a planta nativa da América do Sul é utilizada para diversos fins medicinais, inclusive no tratamento da diabetes. O uso da planta serve também como uma espécie de amuleto de proteção e também para espantar mau olhado.

Benefícios e Indicações

O chá da planta cipó de mil homens é indicado para tratar vários problemas. Confira algumas doenças que ela pode tratar:

Publicidade

  • Diarreia;
  • Picadas de cobras e insetos;
  • Epilepsia;
  • Pruridos;
  • Cólicas menstruais e renais;
  • Distúrbios cardíacos;
  • Vermes;
  • Azia;
  • Má digestão;
  • Depressão,
  • Insônia e ansiedade;
  • Distúrbios nos rins;
  • Sífilis.

Além disso, o consumo do chá auxilia no emagrecimento, já que as suas propriedades diuréticas aumentam a quantidade de líquidos eliminados, evitando a retenção e reduzindo o inchaço, além de promover o efeito detox no organismo, devido a eliminação de bactérias e toxinas.

No tratamento da esquizofrenia, o chá cipó mil homens com a argila podem ser grandes aliados no alívio dos sintomas, nos quais fazem com que o paciente escute vozes que ninguém ouve, tenha alucinações e torne-se agressiva com as pessoas ao seu redor.

Para isso, o paciente deve misturar as duas composições e, em seguida, aplicar sobre a cabeça toda – da testa até o início da nuca por até 3 horas. O procedimento deve ser repetido por 15 dias seguidos.

A erva também auxilia no tratamento de depressão, ansiedade e altos níveis de estresse, graças ao seu efeito sedativo.

Apesar do gosto amargo, a planta é responsável por aumentar as secreções digestivas, facilitando assim a digestão; os extratos possuem atividade hipotensora, fluidificante das secreções respiratórias, anti-inflamatória e sedativa. Além do efeito opsonizador, eliminando agentes patogênicos e protegendo o sistema imunológico.

Publicidade

Como Usar o Chá de Cipó Mil Homens

Para o preparo do chá, leve ao fogo um litro de água com duas colheres de sopa da erva e deixe ferver por dez minutos. Após esse período, coe e beba o chá de cipó de mil homens, no máximo três vezes ao dia, preferencialmente 30 minutos antes das refeições.

Outra maneira de usar o cipó mil homens é o chá com argila. De acordo com a medicina popular, a mistura também é capaz de complementar o tratamento de tumores, cistos, miomas e até câncer.

Assim, o seu uso no período de 15 a 25 dias pode eliminar o problema. Para preparar, basta misturar a infusão com algumas colheres de argila até que se forme uma pasta, que deve ser aplicada, externamente, no lugar da enfermidade, com uma espessura média de 0,5 a 1 centímetro.

Para o trato de diabetes, o chá com argila elimina tudo que possa estar obstruindo os dutos pancreáticos e impedindo o pâncreas de produzir insulina corretamente.

Onde Comprar o Cipó Mil Homens?

Pode ser encontrada em diversos lugares como feiras, mercados municipais e pastagens. É também encontrado em lojas online.

Contraindicações 

O consumo do chá da planta cipó mil homens não é indicado para mulheres grávidas, pois possui algumas substâncias consideradas abortivas. No período menstrual pode aumentar o fluxo de sangue.

Para pessoas hipertensas ou que possuam problemas no fígado, seu uso também não é recomendado.

Além disso, a erva é uma planta tóxica, e no passado, foi utilizada por índios para envenenar as pontas das flechas, com o intuito de acertar o inimigo.

Portanto, antes de iniciar qualquer tratamento consulte sempre um médico de sua confiança, além de acompanhamento durante o tratamento, e não consuma o chá de cipó mil homens por mais de 30 dias.

Para os obesos, apesar do seu efeito emagrecedor, devido ao seu efeito diurético, a erva cipó mil homens pode aumentar o apetite.

Efeitos Colaterais

O seu consumo em excesso pode causar vômitos e diarreia, agitação, pulsação forte, alterações cognitivas e demência em doses muito altas. Portanto, no máximo 3 xícaras ao dia, ok? E, em caso de outros sintomas, suspenda imediatamente a ingestão da bebida.

Mas não se preocupe, consumir em doses recomendadas o efeito vai ser benéfico.

Consulte seu Médico

Publicidade

Nunca consuma um medicamento de origem natural ou industrial sem conhecimento do seu médico, pois cada substância possui reações e interações medicamentosas com outros fármacos, devendo ser acompanhadas e recomendadas por um profissional na área da saúde.

 

 


Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


12 − onze =