Citronela – Benefícios, Propriedades, Contraindicações e Efeitos Colaterais

A citronela é muito conhecida por ser um repelente natural que afasta com eficácia mosquitos e borrachudos que aparecem, principalmente, nos meses mais quentes do ano. Mas o que poucos sabem é que ela também possui outras propriedades relaxantes e terapêuticas, que ajudam no combate à dores de cabeça, enxaquecas, dores reumáticas e pode ser um grande aliado no tratamento da depressão e ansiedade.

Tendo sua origem na Ásia, a planta se espalhou pelo mundo devido à sua facilidade de cultivo, que se adapta à diferentes temperaturas e solos. Hoje, ela já se tornou uma planta de jardim, adquirida por muitos que conhecem suas funções e a utilizam com frequência para diversos fins. Seu formato mais conhecido é o óleo de citronela, mas também pode ser encontrada em velas aromáticas, repelentes contra insetos e loções para o corpo.

citronela

Benefícios e Propriedades da Citronela

A citronela é cientificamente conhecida por ser uma planta com propriedades repelentes, aromatizantes, calmantes, antissépticas, antifúngicas, antibactericidas, adstringentes e estimulantes, que auxiliam de diversas maneiras em propiciar o nosso bem-estar.

Repelente natural

Seja no formato de óleo ou velas, essa planta é um poderoso repelente. Você pode pingar o óleo de citronela na entrada da casa ou nos cômodos onde há maior concentração de mosquitos, ou colocá-lo em aromatizadores elétricos.

Publicidade

Também pode ser utilizada como repelente de traças e outro insetos, graças às suas propriedades antibactericidas e antissépticas. Para isso, basta misturar 3 colheres de sopa de álcool com 20 gotas de óleo de citronela e o equivalente à 1 copo de água. Depois, basta colocar a mistura em um borrifador e aplicar sobre as roupas e tecidos.

E se seus efeitos são bons para o ser humano, ele também pode ser muito útil na hora de combater as pulgas de cães e gatos, afastando esses insetos dos animais domésticos e proporcionando uma sensação de alívio da coceira que eles provocam.

Dores nos pés

A citronela possui um efeito calmante e refrescante, que alivia as dores nos pés e provoca uma sensação de frescor. Para fazer um escalda pés, basta colocar 6 gotas de óleo de citronela junto com uma colher de chá de óleo vegetal, dentro de uma bacia de água quente ou fresca, e deixar os pés de molho por cerca de 30 minutos.

Pele limpa e saudável

Também atua na suavização da pele e provoca uma sensação agradável de frescor, além de possuir efeito adstringente, que atua na contração dos tecidos e vasos sanguíneos. Por esse motivo, ela faz parte do componente de diversos cosméticos.

Aromaterapia

A citronela é um dos aromas mais utilizados na aromaterapia, isso porque suas propriedades calmantes e terapêuticas produzem um efeito na mente que ameniza tanto sintomas físicos, quanto psicológicos. Aliviando tensões, dores de cabeça, nervosismo, estresse, ansiedades e sintomas depressivos.

Ao mesmo tempo, ela também possui propriedades estimulantes, que incentiva as atividades cerebrais, vasculares e nervosas, ajudando no bom funcionamento do sistema nervosa, nas funções cardíacas e na concentração.

Cosméticos

A citronela possui propriedade antissépticas, antifúngicas e antibacterianas, por esse motivo, ela é muito utilizada na produção de cosméticos. Dessa forma, ela atua no combate dos germes – prevenindo as infecções, destrói fungos e evita o desenvolvimento de bactérias.

Plantando a Citronela em Casa

A citronela, como já dissemos, é de fácil cultivo e pode ser plantada em jardins ou até mesmo em vasos, dentro de casa. Ela cresce em qualquer tipo de solo, mas lembre-se, o ideal é que seja cultivada em solo fértil e úmido. Se você está em busca de uma muda, seu nome pode variar, por isso, fique atento à diferentes nomes como: capim citronela, citronela de java ou citronela do ceilão.

Publicidade

Para plantar, é simples, retire as folhas da muda e abra um buraco de cerca de 10 cm de profundidade. Em seguida, basta colocar as mudas e lembrar de regá-las com constantemente..

Como Extrair o Óleo de Citronela em Casa

Arrasto de Vapor

A extração do óleo de citronela pode ser feita de duas maneiras. O primeiro processo, e mais correto, consiste no chamado “arrasto de vapor”, isto é, as folhas recebem um banho de vapor em grande quantidade, sendo aquecidas em uma panela. Dessa forma, o vapor passa pelas folhas e carrega consigo o óleo essencial da citronela, que ao se condensar na tampa da panela, se separa da água – que escorre e cai. Depois, basta extrair o óleo com cuidado.

Solução

O segundo processo consiste em mergulhar as folhas picadas dentro de uma solução feita com água e álcool de cereais. A proporção é de 30% de álcool para 70% de água. Basta colocar a solução e as folhas da planta em um recipiente de vidro, certificando-se de que ele fique bem fechado e agitar o frasco devagar.

Verifique também se não há nenhuma folha de citronela fora da solução, pois se houver, ela pode apodrecer e prejudicar o composto. Se o frasco for transparente, envolva-o em papel fosco, para evitar assim que a luz entre em contato com a citronela. Deixe-o em local escuro por 15 dias e após esse tempo, agite novamente, coe e guarde o líquido, que estará pronto para ser usado.

Apesar de possível, a fabricação do óleo de citronela caseira é difícil e não é indicada para pessoas que não possuam experiência, uma vez que o processo envolve altas temperaturas e as folhas da citronela podem causar alergias e cortes na pele. Por isso, o mais indicado é comprar o óleo de citronela já pronto e aplicá-lo conforme as dicas ensinadas.

Outras Formas de Utilizar a Citronela como Repelente Natural

Uma outra maneira de utilizá-la é cortando alguns pedaços da folha da citronela e colocando em pratos, que devem ficar nos ambientes onde é necessário o efeito repelente. Para que ele continue em bom funcionamento, troque as folhas do prato todos os dias.

Além disso, vale lembrar que ela também funciona como repelente quando está plantada. Basta plantá-la em um lugar onde haja corrente de ar, para que o aroma possa ter maior circulação e afastar os insetos

Contraindicações 

Até o momento, não foram encontradas contraindicações para o uso da citronela. No entanto, em contato com a pele, pode causar alergias. Para evitar que isso aconteça, descubra se você possui alergia à planta, antes de utilizá-la ou evite de maneja-la diretamente.

A ingestão do chá dessa planta não é recomendada, apenas em caso de prescrição médica com posologia adequada, caso contrário pode causar náuseas e irritações graves no estômago.

Efeitos Colaterais

Ainda no caso de uso interno da planta, ou seja, no caso de tratamentos de febres intestinais e distúrbios digestivos, a ingestão deve ser evitada por gestantes durante o primeiro trimestre da gestação e por pessoas com problemas cardíacos. Lembre-se que de seguir adequadamente a posologia indicada, pois a diferença entre seu funcionamento como remédio e veneno está na quantidade aplicada.

Atenção

A citronela é muito parecida com o capim-cidreira e muitas pessoas podem confundir uma com a outra, preparando o chá de citronela ao invés do chá de cidreira. Por isso, preste muita atenção ao aroma da planta, antes de fazer uma infusão.

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*