Cravo da Índia – Benefícios e Malefícios

O cravo da Índia consiste em uma das especiarias mais consumidas aqui no Brasil. Além de conferir um sabor marcante a diversas comidas e bebidas, ele também oferece uma série de benefícios para a saúde. Deseja saber quais são eles? Confira nosso post.

cravo da Índia

Lista de benefícios do cravo da Índia

Tem efeito expectorante

As propriedades naturalmente expectorantes deste cravo ajudam na eliminação do muco presente na garganta e nos brônquios, sendo o chá desta especiaria muito utilizado no tratamento de gripes, tosse e outras doenças respiratórias.

Ajuda a emagrecer

Por ajudar a acelerar o metabolismo, o cravo da Índia é tido como um grande aliado no processo de emagrecimento, potencializando naturalmente a queima de calorias.

Auxilia no tratamento de inflamações

Graças aos flavonoides e demais substâncias presentes nesta especiaria, o cravo se apresenta como um excelente combatente natural das inflamações, inibindo a ação de fungos, vírus e bactérias.

Controla o colesterol

Além dos benefícios apresentados, este cravo ajuda também na redução do perigoso “colesterol ruim”, o LDL. Desse modo, ao consumir esta especiaria de forma regular e moderada, é possível reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e também diminuir os riscos de infartos e AVC.

Combate o mau hálito

O chá de cravo da Índia é altamente eficaz no combate às bactérias que causam o mau hálito, sendo que esta bebida, sobretudo quando ingerida após as refeições, ajuda a promover a saúde bucal.

Favorece a digestão

O consumo do chá desta especiaria após as refeições também auxilia na produção das enzimas essenciais para o processo digestivo, evitando inúmeros desconfortos gastrointestinais, tais como azia, prisão de ventre, constipação etc.

Tem efeito analgésico

Por possuir substâncias analgésicas, o chá de cravo auxilia no tratamento de dores de cabeça, dor de dente, inflamações na garganta, cólicas menstruais etc.

Possui ação antisséptica

Graças às substâncias de efeito antisséptico presentes no cravo da Índia, ele atua também no tratamento de feridas, queimações e infecções na pele, higienizando a área afetada em combate às bactérias e fungos.

Fortalece as defesas imunológicas

O consumo deste chá promove o fortalecimento das defesas imunológicas do organismo, combatendo os radicais livres responsáveis pela ocorrência de inúmeras doenças.

Malefícios – Efeitos colaterais deste chá 

Quando consumido de forma inadequada ou em quantidade excessiva, o chá desta especiaria pode provocar:

  • Hemorragia (incluindo aborto);
  • Hipoglicemia (grande diminuição da glicose contida na corrente sanguínea);
  • Intoxicação;
  • Irritação na pele;
  • Convulsão.

Contraindicações quanto ao uso de cravo da Índia

Devido aos possíveis efeitos colaterais apresentados, o consumo do chá desta especiaria é contraindicado nos casos de:

  • Gravidez suspeita ou confirmada;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Crianças;
  • Pessoas que fazem uso de medicamentos para diabetes e que utilizam insulina;
  • Indivíduos que sofrem de enfermidades de origem nervosa ou mental;
  • Pessoas com pele sensível ou alérgicas ao cravo da Índia.

Todas essas informações demonstram que, antes de fazer uso do cravo da Índia, é recomendado verificar todas as contraindicações e buscar orientação médica de acordo com o quadro clínico de cada paciente.

Imagem: tuasaude.com


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*