Cumaru – Quais são os benefícios que esta árvore oferece?

O cumaru, uma árvore típica da Floresta Amazônica, também conhecida como curumazeiro, trata-se de uma planta imensamente utilizada pela indústria de móveis e também de cosméticos.

Além disso, as sementes, flores e cascas produzidas por esta árvore proporcionam muitos benefícios à saúde, o que tem despertado a atenção das pessoas em todo mundo. Quer saber quais são esses benefícios? Veja nosso post.

Lista de benefícios do cumaru

Combate cólicas menstruais

Por ser rica em propriedades antiespasmódicas, esta planta é muito útil no combate às cólicas menstruais, um problema que mensalmente aflige imenso número de mulheres.

Auxilia no tratamento de aftas

As substâncias contidas na casca dessa árvore ajudam no tratamento de aftas e demais feridas localizadas na boca, agindo diretamente na inflamação.

Publicidade
Publicidade

Ajuda a combater doenças respiratórias

As propriedades desta planta são de grande ajuda no tratamento de doenças respiratórias, tais como: bronquite, gripes, resfriados etc.

Promove a saúde dos cabelos

O óleo extraído da semente de cumaru é há milênios muito utilizado pelos índios com a finalidade de dar brilho ao cabelo. Além disso, esse óleo ajuda também no fortalecimento dos fios, evitando a queda e o ressecamento.

Efeitos colaterais do cumaru

É muito importante enfatizar que a dosagem do cumaru deve ser feita com extrema atenção já que, em níveis adequados ela possui propriedades analgésicas, enquanto que em exagero ela é venenosa, podendo causar gravíssimos problemas para a saúde.

Contraindicações

Devido aos possíveis efeitos colaterais apresentados, o consumo de cumaru não é indicado nas seguintes situações:

  • Gravidez suspeita ou confirmada;
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Crianças menores de 12 anos;
  • Idosos;
  • Pessoas que sofrem de problemas cardíacos;
  • Pessoas que sofrem de doenças respiratórias em nível crônico;
  • Pessoas que sofrem de qualquer tipo de problema de saúde e/ou que fazem uso de medicamentos contínuos devem, obrigatoriamente, consultar um médico antes de iniciar o consumo de cumaru.

Onde comprar o cumaru?

As sementes de cumaru (conhecidas como fava tonka) são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais (físicas e online), oferecendo bastante comodidade às pessoas que desejam usufruir dos benefícios desta planta.

Como consumir o cumaru?

O cumaru pode ser consumido por meio de chás, óleo e extrato, sendo necessário, conforme mencionado anteriormente, consultar um médico para ver a melhor forma e dosagem ideal para consumo de acordo com o quadro clínico de cada paciente.

A cura sempre está na natureza

Não há dúvida que a cura ou alívio para as mais diversas doenças está na natureza, já que ela concede recursos infindáveis para a saúde do organismo como um todo.

Para obter a tão desejada saúde integral, é fundamental ter uma alimentação leve e nutritiva, beber 2 litros de água todos os dias, praticar uma atividade física, diminuir ao máximo o consumo de álcool e contar com orientação médica regular.

Publicidade
Publicidade

Portanto, além de usufruir dos benefícios do cumaru e muitas outras plantas com propriedades medicinais, é indispensável cuidar da saúde como um todo, buscando os melhores resultados no curto, médio e longo prazo.

Imagem: asacolabrasileira.com.br

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


8 + 5 =