Equinacea – 10 Benefícios para a saúde e Beleza

A Equinacea consiste numa planta amplamente utilizada no tratamento natural de diversos problemas de saúde e questões estéticas graças às suas várias propriedades medicinais.

equinacea

10 Benefícios da Equinacea para a saúde e Beleza

1 – Trata gripes e resfriados

Essa planta apresenta excelentes resultados quanto ao alívio dos principais sintomas de gripes e resfriados, entre eles a coriza, as inflamações na garganta e a sinusite.

Vale ressaltar que essa planta não deve ser consumida por pessoas que sofrem de asma ou bronquite, podendo desencadear alergia.


2 – Aumenta as defesas imunológicas

Graças aos polissacarídeos contidos nessa planta, ela se apresenta como uma forte aliada do sistema imunológico, atuando no aumento dos glóbulos brancos e inibindo a perigosa ação de bactérias e vírus responsáveis por causar os processos infecciosos.

3 – Alivia dores nas articulações

As substâncias naturalmente anti-inflamatórias dessa planta contribuem para o alívio de dores nas articulações causadas principalmente por doenças reumáticas como artrose e artrite.

Esse efeito também pode ser obtido para o tratamento de lesões decorrentes de excessivo esforço físico ou desgaste nas articulações.

4 – Combate a caspa

Ainda que poucas pessoas saibam disso, entre os benefícios da Equinacea destaca-se o papel que ela desempenha na limpeza do couro cabeludo, combatendo a caspa e inibindo a ação de fungos que causam problemas nessa região da cabeça, entre eles a seborreia.

5 – Favorece o crescimento do cabelo

Além de promover a limpeza do couro cabeludo, essa planta é de grande ajuda para o crescimento e fortalecimento dos fios, evitando queda e problemas como calvície.


Além disso, as substâncias contidas na Equinacea favorecem o brilho dos fios, deixando o cabelo com um aspecto saudável e rejuvenescido.

6 – Combate a acne

Os benefícios dessa planta se estendem para a saúde da pele. As propriedades anti-inflamatórias contribuem para prevenir e tratar problemas relacionados às acnes, geralmente provocadas pela obstrução dos poros e pela ação de bactérias.


A eficácia dessa planta é tamanha que o extrato dela é amplamente utilizado na fabricação de cremes para o tratamento farmacológico de acnes.

7 – Previne e diminui rugas

Por ser rica em taninos, essa planta contribui para promover uma ação adstringente na pele, diminuindo em até 50% o efeito provocado por rugas e linhas de expressão.

Por esse motivo, cremes noturnos de tratamento da pele geralmente são compostos pelo extrato de Equinacea, apresentando excelentes resultados a curto e longo prazo.

8 – Fortalece as defesas imunológicas

Por conter substâncias de efeito antioxidante, o uso dessa planta inibe a ação dos radicais livres e também combate doenças provocadas por vírus, fungos, bactérias e parasitas, tornando o organismo naturalmente mais resistente.

9 – Alivia dores musculares

As propriedades analgésicas da Equinacea aliviam dores musculares geralmente ocasionadas por intenso esforço físico ou estresse.

Além disso, o consumo do chá dessa planta ajuda diminuir os sintomas associados a quadros depressivos e ansiedade, combatendo também a insônia.

10 – Possui efeito laxante

O chá dessa planta possui substâncias levemente laxantes, contribuindo para prevenir prisão de ventre, constipação e inflamações no intestino.

Quais são as contraindicações da Equinacea?

Ainda que essa planta seja benéfica para o tratamento complementar de diversas enfermidades, ela não deve ser utilizada nos seguintes casos:

  • Gestantes;
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Crianças menores de 12 anos;
  • Indivíduos diagnosticados com esclerose múltipla;
  • Pessoas diagnosticadas com Lúpus ou que apresentam quadro avançado de artrite reumatoide;
  • Indivíduos que estão em fase de tratamento contra o câncer;
  • Pessoas que apresentam quadro febril;
  • Indivíduos que sofrem de asma;
  • Pessoas que fazem uso de medicamentos analgésicos (já que o consumo de Equinacea junto com eles poderia causar danos ao fígado);
  • Pessoas alérgicas a essa planta.

Obs.: pessoas diagnosticadas com alguma doença ou que usam medicamentos deverão obrigatoriamente consultar um médico antes de consumir essa planta.

equinacea-beneficios

Quais os efeitos colaterais da Equinacea?

Principalmente quando utilizada de maneira exagerada, inadequada ou por longo período, essa planta poderá causar:

Obs.: caso sejam notados um ou mais desses efeitos, o consumo dessa planta deverá ser interrompido imediatamente.

Onde comprar Equinacea?

As cápsulas fabricadas com essa planta são facilmente encontradas em farmácias tanto físicas quanto pela internet.

Também é possível encontrar essa planta em erva e solução líquida em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação.

Receita do chá de Equinacea

Ingredientes

  • 1 colher (chá) das folhas ou raiz de Equinacea (encontrada em lojas de produtos naturais);
  • 1 xícara (chá) de água.

Preparo

  • Colocar a água para ferver. Quando iniciar a fervura, adicionar a Equinacea e desligar o fogo;
  • Tampar o recipiente e aguardar 10 minutos até que o chá esfrie um pouco e a água absorva bem todas as propriedades medicinais da planta;
  • Coar e beber o chá logo em seguida.

Esse chá deve ser ingerido 2 vezes ao dia pelo período máximo de 4 semanas, sendo necessário fazer o intervalo mínimo de 1 semana antes de retomar o consumo.

O chá dessa planta pode também ser utilizado para compressas ou aplicação externa (na pele e nos cabelos).

A importância das plantas medicinais

Além da Equinacea, inúmeras outras plantas medicinais a cada dia têm seus importantes benefícios revelados (ou confirmados) pela ciência.

Isso tem despertado o interesse de pessoas que buscam por alternativas de tratamentos complementares para as doenças, diminuindo os riscos do consumo exagerado de medicamentos alopatas que, a longo prazo, causam danos no organismo.


Por isso, vale a pena conhecer os benefícios medicinais das plantas por meio de chás, óleos essenciais, extratos etc.

Uma alimentação rica em vitaminas, minerais e demais nutrientes, assim como o hábito de ingerir 2 litros de água e a prática de atividade física regular, consistem em importantíssimos aliados naturais da saúde, prevenindo doenças, controlando o peso e aumentando as chances de uma vida longa e com muita qualidade.

É importante frisar que o uso da Equinacea ou de outras plantas medicinais não elimina a necessidade de seguir à risca o tratamento prescrito pelo médico, já que essas plantas atuam de forma complementar e não substituem o medicamento alopata.

Imagens:      botanicbrasil.com.br       wildyarrow.ca


Continue lendo sobre saúde natural: