Farinha de Arroz Integral – Principais Benefícios, Ajuda a Emagrecer?

A farinha de arroz integral tem sido um dos alimentos cada vez mais procurados no supermercados e lojas de produtos naturais. A razão disso é que diversas pesquisas têm apontado que ela pode fornecer inúmeros benefícios para a saúde.

Para saber o que é esta farinha, quais benefícios ela oferece e como inseri-la no cardápio diário, basta acompanhar nosso post.

O que é a farinha de arroz integral?

Conforme já vem sendo observado nos hábitos alimentares dos brasileiros, o arroz branco vem sendo cada vez mais substituído pelo integral.

Por esta razão, de igual maneira, a farinha de arroz integral se tornou uma substituta muito mais saudável da farinha de trigo, que por sua vez contém uma grande quantidade de glúten.

Publicidade

A tradição de utilizar esta farinha nos mais variados tipos de pratos vem dos povos orientais, sobretudo os japoneses e chineses, que há muitos séculos utilizam o arroz e sua farinha no preparo de:

  • Macarrão e massas em geral;
  • Bolinhos doces e salgados;
  • Chá genmaicha;
  • Temperos como shoyu, vinagre e missô;
  • Bebidas de teor alcoólico tais como saquê e mirin.

O que torna esta farinha tão especial?

Por não conter glúten, ser rica em fibras, ter menos índice calórico e possuir excelentes quantidades de vitaminas do complexo B, manganês, magnésio e fósforo, ela proporciona inúmeras vantagens para a saúde.

Principais benefícios da farinha de arroz integral

No que se refere aos benefícios apresentados por esta farinha, os que mais se destacam são:

Favorece o funcionamento do intestino

Ao contrário das massas brancas, que geralmente são pobres em fibra, a farinha integral de arroz é muito rica nesta substância, fazendo com que naturalmente o intestino funcione melhor.

Isso faz com que sejam evitados problemas relacionados à prisão de ventre, irritação intestinal, constipação e até mesmo complicações mais graves nesta região do corpo.

Ajuda a emagrecer

Também por conter uma alta quantidade de fibras, esta farinha é tida como uma ótima aliada no processo de emagrecimento.

Esta substância promove uma verdadeira limpeza no corpo, eliminando o excesso de açúcar e gordura contidos no sangue.

Além disso as fibras auxiliam para a percepção da saciedade, fator fundamental para combater a famosa compulsão alimentar.

Publicidade

Reduz o inchaço do corpo

Tanto os minerais presentes na farinha de arroz integral quanto as fibras, desempenham um papel fundamental para evitar que o organismo retenha líquidos.

Desse modo, o consumo regular dessa farinha faz com que naturalmente seja reduzido o inchaço do corpo em todas as regiões.

Melhora a saúde dos ossos

Entre os benefícios mais importantes dessa farinha também é possível citar que ela melhora consideravelmente a saúde óssea.

Por ser rica em manganês, ela potencializa a absorção de cálcio pelo organismo, beneficiando tanto os ossos quanto as cartilagens.

Exatamente por este motivo, o consumo desta farinha é recomendado para prevenir e auxiliar no tratamento de osteoporose, artrite e demais enfermidades ósseas.

Equilibra os níveis de glicose

Pelo fato de a farinha de arroz integral possuir um índice glicêmico inferior ao da farinha de trigo, este alimento coopera para que sejam equilibrados os níveis de glicose e insulina presentes da corrente sanguínea.

Este efeito é fundamental para prevenir e auxiliar no tratamento do diabetes.

Melhora o sistema cardíaco

Além dos benefícios já apresentados, esta farinha é considerada uma grande aliada da saúde cardíaca.

Isso ocorre graças ao fato de ela ajudar o organismo na eliminação do colesterol ruim (o temido LDL), um dos principais responsáveis pela ocorrência de infartos.

Fornece proteínas

Por mais que a maioria das pessoas não associem o consumo de arroz integral a proteínas, esta farinha é tida como uma das melhores fontes naturais deste nutriente.

Isso favorece uma dieta mais equilibrada e também contribui para o ganho de massa muscular magra.

 

farinha-de-arroz-ajuda-a-emagrecer

Como esta farinha pode ser utilizada no dia a dia?

Como é possível deduzir, pelo fato de a farinha de arroz integral substituir a farinha de trigo, ela pode ser amplamente utilizada em diversas situações, que são:

  • No preparo de bolos, pães, tortas, biscoitos e doces;
  • Para engrossar sopas e molhos;
  • Como substituta da farinha de rosca (geralmente utilizada para empanar);
  • Para fazer massa de macarrão sem glúten;
  • Para preparar massas doces e salgadas (panquecas, bolinhos etc).

Onde encontrar esta farinha?

Ainda que as grandes redes de supermercados já estejam iniciando a venda da farinha de arroz integral, ela pode ser mais facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e lojas de produtos alimentícios asiáticos (comida chinesa e japonesa).

Receita de bolo e laranja com farinha de arroz integral

Para usufruir de todos os benefícios desta farinha sem jamais perder o sabor dos pratos consumidos no dia a dia, uma das receitas mais práticas e nutritivas é este bolo. Para fazê-lo é preciso utilizar:

  • 2 ½ de farinha de arroz integral;
  • 1 xícara de suco de laranja;
  • 2 gemas;
  • 3 claras;
  • 1 xícara de açúcar mascavo;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1 colher de margarina light.

Preparo

  • Em uma batedeira, bater as claras em neve e reservar;
  • Utilizando também a batedeira, bater as gemas com o suco de laranja e o açúcar por cerca de 3 minutos. Em seguida, acrescentar a farinha de arroz integral e bater mais um pouco até que fique com a consistência de uma massa;
  • Remover a massa da batedeira e juntar a ela as claras em neve, adicionando-as de maneira suave;
  • Acrescentar o fermento à massa e misturar bem, fazendo com que todos os ingredientes fiquem bem misturados;
  • Untar uma forma com a margarina light e polvilhá-la com um pouco da farinha;
  • Despejar a massa do bolo na forma e levar ao forno já pré-aquecido por cerca de 30 minutos;
  • Servir com raspas de limão.

Essas informações demonstram que as pessoas que adquirem o hábito de consumir a farinha de arroz integral só têm a ganhar em saúde e qualidade de vida. Além disso, ela consiste em uma das melhores opções para pessoas que não podem ingerir glúten.

Fontes:

1, 23

Imagens:
 treinomestre.com.br    camomilacuritiba.com.br

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*