Flor de laranjeira – Benefícios, Como Consumir e Onde Comprar

A flor de laranjeira consiste em um dos itens naturais mais utilizados tanto para o tratamento de doenças como também para tratamentos de aromaterapia.

Para saber quais são os benefícios oferecidos por esta flor e saber como utilizá-los no dia a dia, confira nosso artigo.

 

flor de laranjeira

 

Quais são os benefícios da flor de laranjeira?

Combate a insônia

Um dos benefícios mais conhecidos sobre essa flor refere-se ao combate da insônia, situação cada dia mais frequente em um mundo tão agitado.

Tanto o chá quanto o simples aroma dessa flor possuem substâncias naturalmente calmantes, proporcionando tranquilas noites de sono.

Publicidade

Alivia cólicas menstruais

As propriedades da flor proveniente da laranjeira fazem com que os músculos pélvicos relaxem naturalmente, aliviando as terríveis dores causadas pelas cólicas menstruais.

Ajuda no tratamento da ansiedade

Embora poucas pessoas saibam disso, a flor de laranjeira contém substâncias capazes de atuar como poderosos ansiolíticos naturais, favorecendo o tratamento da ansiedade e até mesmo da síndrome do pânico.

Melhora o intestino

A pectina contida nesta flor contribui para regularizar as atividades intestinais, evitando a prisão de ventre, constipação e também a diarreia.

Alivia dores no estômago

Também em virtude das substâncias relaxantes, o consumo do chá dessa flor alivia dores no estômago, eliminando sintomas como azia, enjoos e demais desconfortos.

Combate a dor de garganta

Quando misturada com demais itens como mel, canela ou limão, essa flor é uma poderosa aliada no tratamento da dor de garganta.

Publicidade

Melhora o funcionamento dos rins

Pelo fato de a flor proveniente da laranjeira ajuda na limpeza do organismo, eliminando o excesso de gordura da corrente sanguínea, ela favorece as funções dos rins, deixando esse órgão menos sobrecarregado.

Reduz o colesterol ruim (LDL)

E por falar em eliminar o excesso de gordura, essa flor apresenta excelentes resultados na diminuição dos níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea, o perigoso LDL.

Por isso, desde que combinado com uma dieta alimentar rica em frutas, verduras e legumes, o uso dessa flor reduz consideravelmente o risco de doenças cardíacas.

Ajuda tratar a depressão

Além de combater a ansiedade e favorecer noites de sono revigorantes, as substâncias contidas nesta flor ajudam no tratamento natural da depressão, já que elas favorecem a sensação de bem-estar.

Alivia a enxaqueca

Graças às propriedades analgésicas dessa flor, ela é tida como uma poderosa aliada no alívio da enxaqueca, dor de cabeça muito relacionada a períodos de grande estresse.

Como consumir a flor de laranjeira?

Basicamente, há 3 maneiras de usufruir dos benefícios dessa flor. São eles:

Chá

Itens necessários

  • 200ml de água;
  • 2 colheres (de café) das flores secas de laranjeira.

Preparo

  • Em um recipiente, colocar a água e levar ao fogo;
  • No momento em que começar a ferver, desligar o fogo e adicionar as flores secas de laranjeira, deixando a mistura abafada por 10 minutos;
  • Coar e beber logo em seguida.

Recomenda-se ingerir este chá 1 hora antes de deitar para dormir.

Água aromatizada

Essa água é bastante utilizada para perfumar ambiente de forma natural e também serve como tratamento de aromaterapia para pessoas que sofrem de ansiedade, insônia ou depressão.

Itens necessários

  • ½ litro de água (mineral);
  • 50g de flores de laranjeira secas;
  • Papel filme;
  • 1 coador de tecido;
  • 1 recipiente de vidro com tampa.

Preparo

  • Colocar as flores de laranjeira secas em um recipiente fundo e cobri-las com a água;
  • Misturar bem a água com as flores secas e tampar o recipiente com um pedaço de papel filme, deixando essa mistura repousando por 24 horas em um local escuro e fresco. Isso fará com que a água absorva bem o aroma da flor;
  • Depois dessas 24 horas, remover o papel filme e coar essa água com a ajuda de um coador de tecido, despejando esse líquido em um recipiente grande;
  • Deixar a água (já coada) descansando por 1 hora e depois despejá-la no recipiente de vidro ou em garrafas.

Mel

O mel de flor de laranjeira é também muito apreciado, sendo reconhecido pelo sabor suave e agradável.

Por ser oriundo dessa flor, ele também oferece inúmeros benefícios para a saúde, podendo ser consumido (moderadamente) no dia a dia junto com leite, cereais, frutas, pães etc.

Além de ter propriedades tranquilizantes, este mel contribui para o funcionamento do intestino e é considerado mais leve se comparado ao mel de abelha.

Onde comprar a flor de laranjeira seca e o mel?

Tanto essa flor seca para ser utilizada no preparo do chá e da água, quanto o mel proveniente dela são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais físicas e online, possuindo valor acessível.

Quais as vantagens de utilizar métodos naturais de tratamento?

Graças ao acesso à informação, nunca houve tanta procura por tratamentos naturais que eliminam ou aliviam os mais diversos tipos de doenças.

O motivo disso é que o excesso de medicamentos, sobretudo quando utilizados de forma corriqueira e sem a devida prescrição médica, no longo prazo podem acarretar problemas ao organismo.

Isso exclui o acompanhamento médico?

De nenhuma forma. Embora as pessoas façam uso de diversos itens naturais, é imprescindível contar com todo apoio de um médico, realizando todos os exames e seguindo à risca o tratamento prescrito.

Como ter mais saúde?

A chamada saúde integral envolve o bem-estar físico e mental. Para isso, é indispensável:

  • Ter uma alimentação equilibrada, buscando aumentar a ingestão de fibras, verduras, frutas e legumes diversos, oferecendo ao corpo todas as vitaminas e minerais necessários ao bom funcionamento do organismo;
  • Aprender a gerenciar o estresse. Por mais que o cotidiano exija muito das pessoas, é fundamental aprender a lidar com situações estressantes. Isso pode ser feito por meio de meditação, yoga, sessões de terapia, aromaterapia etc.;
  • Ter uma atividade que proporcione prazer. Isso é de fundamental importância para obter bem-estar mental. Podem ser atividades simples, desde que provoquem a sensação de alegria.
Publicidade

Com todas essas dicas e informações sobre a flor de laranjeira, é possível ter um dia a dia muito mais saudável e nutritivo, oferecendo ao corpo elementos 100% naturais e sem riscos à saúde.

 

 


Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


16 − nove =