Folha da Fortuna – Benefícios, Como Usar e Contraindicações

Também conhecida como folha milagrosa, a folha da fortuna é muito famosa por suas propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas, que auxiliam na cicatrização interna e externa de infecções, inflamações e outras enfermidades.

Originária na África, a planta foi espalhada por diversas partes do mundo e no Brasil, seus benefícios já eram conhecidos há muito tempo pela população indígena, que fazia, e ainda faz, uso de seus componentes curativos, responsáveis por regular diversas funções básicas do nosso organismo.

 

folha-da-fortuna

 

A folha da fortuna também é conhecida como erva da costa, flores da fortuna, folha da costa, folha da vida, folha grossa, saião, coirama, coirama branca e muitos outros, nomes estes atribuídos pela cultura popular nas mais diversas regiões.

 

Benefícios da Folha da Fortuna

A folha da fortuna é rica em sais minerais, lipídeos, taninos, ácidos gástricos, mucilagens, alcaloides, flavonoides, esteroides, tri terpenos e glicosídeos, ou seja, uma combinação riquíssima de elementos que faz com que a folha da fortuna seja detentora de um grupo de princípios ativos impressionantes. Um de seus principais usos está atrelado ao tratamento de enfermidades que provocam danos às células.

Publicidade
Publicidade

Tais princípios ativos se assemelham à estrutura de dois cardiotônicos, digitoxina e digoxina, que são elementos utilizados para tratar doenças cardíacas e suas complicações. É por esse motivo que a folha desperta o interesse de muitos cientistas ao redor do mundo.

Ela é conhecida por duas propriedades antivirais, antimicrobianas, anti-inflamatórias, antifúngicas, diuréticas, emolientes e cicatrizantes. E os tratamentos que são comumente associados à folha da fortuna são úlceras estomacais, gastrites, dores de ouvido, queimaduras, furúnculos e cortes. Mas, existem muitas outras utilidades para a tal planta milagrosa. E é importante destacar que todas as suas propriedades já foram comprovadas cientificamente.

Veja os benefícios da folha da fortuna:

  • Poderoso remédio natural contra inflamações de uma maneira geral;
  • Atua no tratamento da febre;
  • Combate infecções oculares e conjuntivites;
  • Atua contra dores de dente e de ouvidos;
  • Minimiza dores de cabeça e enxaquecas;
  • Poderoso aliado no tratamento de úlceras e gastrites – que podem ser decorrentes de má alimentação, estresse ou mesmo bactérias;
  • Age contra azia, prisão de ventre e outros desconfortos abdominais e estomacais;
  • Ajuda a eliminar ou reduzir cálculos renais e uretrites, duvido à suas propriedades diuréticas;
  • Atua na normalização do aparelho intestinal, agindo contra disenteria e diarreias;
  • Ajuda a combater cólicas e distúrbios menstruais;

 

Como Usar a Folha da Fortuna

Como vimos, a folha da fortuna pode ser utilizada para tratar males internos ou externos, por isso existem diferentes receitas para cada tipo de tratamento. Veja:

Suco de folha da fortuna

É uma das formas mais utilizadas para o tratamento de enfermidades internas, como úlceras e gastrites estomacais. Para fazer, basta colocar no liquidificador de 1 a 3 folhas da planta, misturá-la com 1 xícara de chá de água filtrada, bater e coar. O suco deve ser tomado duas vezes ao dia, preferencialmente, entre as refeições – siga o tratamento por pelo menos 10 dias para obter o efeito desejado.

Infusão no leite

Ideal para o tratamento da tosse, a infusão no leite é a maneira mais utilizada para o tratamento das enfermidades respiratórias de maneira geral e para cicatrização interna. Para fazer, amasse uma colher de sopa de folhas frescas com um pilão e em seguida, adicione uma xícara de chá de leite fervendo, misture e coe. É indicado o consumo de uma xícara, três vezes ao dia, preferencialmente, entre as refeições.

Solução de folhas com glicerina

Indicado para o tratamento de dores de ouvido, a solução de folha da fortuna com glicerina também é simples de fazer. Com um pilão, amasse as folhas frescas, filtre e acrescente uma colher de sopa de glicerina. O indicado é pingar de duas a três gotas no ouvido dolorido, duas vezes ao dia.

Chá diurético

Indicado para tratar problemas urinários, eliminar cálculos renais, edemas nos membros inferiores e inchaço nas pernas, o chá de folha da fortuna é um diurético potente, que ajuda na distensão dos vasos linfáticos. Para fazer, coloque uma colher de sopa de folhas em uma xícara de chá de água fervendo, deixe descansar por cinco minutos e coe. Consuma pelo menos uma xícara, duas ou três vezes ao dia.

 

Folha da Fortuna: Uso Externo

Cataplasma

Ideal para o tratamento de hematomas, queimaduras leves e furúnculos, essa é uma das maneiras mais utilizadas. Basta aquecer a folha e coloca-la sobre o local afetado. Ela também pode ser usada em caso de dores musculares, aplicando a folha quente sobre as regiões doloridas.

Publicidade
Publicidade

Pasta calmante

Ideal para feridas, cortes, coceiras, queimaduras, picadas de insetos, dermatites e eczemas na pele, a pasta calmante é muito eficaz na cicatrização, desinfecção e alívio da dor e coceiras. Para fazer, separe três ou mais folhas, lave-as bem e em seguida amasse até que elas adquiram a consistência de uma pasta. Espalhe com uma gaze ou pano limpo sobre o local afetado e deixe agir por 15 minutos. Repita pelo menos duas vezes ao dia.

Escalda pés

Ideal para quem sofre de dores nos pés e calos. Para fazer, basta colocar algumas folhas dentro de uma bacia com água quente e mergulhar os pés por pelo menos 15 minutos. Faça uma vez ao dia, de preferência antes de dormir.

 

Outros Benefícios

  • Tratamento de problemas respiratórios, tais como: coqueluche, bronquite, asma, tosse e outras;
  • Trata problemas respiratórios recorrentes ocasionados por gripes e resfriados;
  • Auxilia no tratamento da tuberculose;
  • Cicatrização e esterilização de cortes, arranhões, queimaduras, dermatites e furúnculos;
  • Auxilia no tratamento de acnes e espinhas;
  • Ajuda no tratamento da catapora;
  • Alivia coceiras sem motivo aparente;
  • Ajuda no desaparecimento de hematomas internos;
  • Auxilia na cicatrização de ossos quebrados;
  • Alivio de contusões;
  • Auxilia na diminuição do estresse, nervosismo, ansiedade e depressão, devido às suas propriedades calmantes;
  • Alivia dores e tensões musculares.

 

Interação com outros medicamentos

O uso da folha da fortuna pode potencializar o efeito de barbitúricos e glicosídeos cardiotônicos, auxiliando no tratamento de problemas cardíacos, assim como o efeito de medicamentos imunossupressores.

 

Contraindicações

O consumo da folha da fortuna é contraindicado para gestantes, mulheres em fase de lactação e pessoas que possuem sistema imunológico baixo, uma vez que ela possuiu efeito imunossupressor, isto é, reduz a atividade e a eficiência do sistema imunológico. Para crianças, a dosagem recomendada é de um terço da dosagem adulta.

 

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


treze − um =